Share the post "Lexus UX300e: o novo SUV elétrico com garantia de 1 milhão de km"
O Lexus UX 300e é o primeiro modelo 100% elétrico da marca japonesa e o 1º mini SUV 100% elétrico no segmento premium.
Nos últimos tempos, os carros elétricos têm sido a grande aposta de várias fabricantes e já não há dúvidas que este tipo de carros veio para ficar.
Desta feita foi a vez da fabricante nipónica “atacar” e lançar para as estradas mais um veículo para o segmento premium “ecológico”, atacando um espaço onde não existem concorrentes (para já).
Estas são as 10 coisas que deve saber ao detalhe sobre este novo automóvel elétrico da Lexus.
10 coisas que deve saber sobre o Lexus UX300e
1. Garantia
Atualmente, há 2 grandes “entraves” à compra de elétricos: a duração dos carregamentos e a garantia/ fiabilidade das baterias.
A Lexus, que pertence à Toyota, também gosta de ser reconhecida pela fiabilidade e durabilidade que os consumidores atribuem à Toyota. No entanto, a Lexus destina-se a um segmento mais premium e luxuoso.
A Lexus, para marcar a sua posição no mercado, demonstrar confiança na sua tecnologia que conta já com 15 anos na eletrificação dos automóveis, e para se diferenciar de todos os concorrentes, decidiu oferecer 10 anos de garantia ou 1 milhão de quilómetros (o que ocorrer primeiro) nas baterias do novo Lexus UX300e.
Os restantes componentes do carro irão estar abrangidos pela garantia durante 7 anos ou 160.000 quilómetros, tal como os restantes modelos da Lexus.
Esta é uma opção que, sem qualquer dúvida, providencia uma elevada sensação de confiança aos potenciais interessados no carro e nesta transição para os automóveis elétricos.
2. Autonomia
Falando de um carros elétricos, a autonomia é um ponto crucial no momento da compra.
Apesar da rede de abastecimentos estar a aumentar, a verdade é que uma autonomia reduzida dificulta a vida a quem pretende adquirir um elétrico. Ter de carregar um elétrico durante o dia vai implicar certamente algumas limitações no que toca a mobilidade.
O Lexus UX300e estará equipado com uma bateria com uma capacidade de, aproximadamente, 55 kWh. Esta capacidade permite-lhe percorrer até 300 quilómetros segundo o ciclo WLTP.
3. Exterior
O design desta versão 100% elétrica do Lexus UX é praticamente o mesmo da versão híbrida com motor a combustão.
É um crossover com ar jovem, dinâmico e de linhas agressivas.
A frente do novo modelo da Lexus é simplesmente encantadora, destacando a forma como o capot se encaixa na grelha frontal acompanhada de uns faróis frontais rasgados.
Já a linha de faróis completa que se estende ao longo de toda a traseira e que une as extremidades dá-lhe um ar desportivo e sofisticado, mas sem nunca perder a elegância.
4. Interior
Segundo a Lexus, o novo UX300e o interior do carro foi inspirado no conceito arquitetónico do “engawa”, um conceito no qual o interior e o exterior se fundem na perfeição, ou seja, é como se o exterior do automóvel se prolongasse para o interior.
Respeitando as tendências, este é um interior descontraído e minimalista. É um interior organizado onde os seus elementos se encaixam naturalmente com a presença de botões físicos e até um painel tátil que facilita a navegação no sistema de infoentretenimento.
Todos os botões que precisa para controlar as funcionalidades mais importantes estão facilmente ao alcance do condutor.
Sem dúvida que este será um interior bastante agradável e com espaço para que todos usufruam e apreciem as viagens mais longas.
5. Motorização
O motor que irá equipar o novo Lexus UX300e produz 204 cv de potência e 300 Nm de binário disponíveis instantaneamente a qualquer pisar do acelerador.
Estes números dão-lhe a capacidade para de atingir os 100 km/h em 7,5 segundos. Este modelo vai ter uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 160 km/h.
6. Infoentretenimento
Quase todos os fabricantes, ou mesmo todos, têm desenvolvido carros mais tecnológicos. A Lexus não é exceção e também tem desenvolvido carros mais conectáveis e “inteligentes”.
Assim, o UX300e poderá ser controlado através de um ecrã tátil de 10,3 polegadas. Este sistema conta com o sistema de navegação Lexus Premium e ainda com uma aplicação de Serviços Conectados Lexus Link.
O Lexus Link irá permitir-lhe controlar e aceder a bastantes informações do seu carro através do seu smartphone. Através da aplicação móvel irá saber se o carro está a carregar ou não, qual a percentagem de bateria e até irá conseguir encontrar estações de carregamento tendo por base a sua localização, entre outras funcionalidades.
7. Experiência de condução
Segundo a marca, este será um carro ágil e muito preciso.
Para isso, a fabricante desenvolveu um automóvel com centro de gravidade baixo e com uma estrutura rígida que se deve ao posicionamento da bateria e ao reforçamento do chassis.
Poderá ainda escolher entre alguns modos de condução e dos diferentes níveis de desaceleração que irão permitir regenerar a bateria do automóvel.
Mesmo sendo um elétrico, uma coisa é certa, irá usufruir de vários tipos de experiências de condução, desde as mais suaves e calmas às mais rápidas e agitadas. Segundo a marca, o crossover irá responder de forma positiva aos vários inputs do condutor.
8. Segurança
Os carros que são fabricados atualmente contam com vários sistemas de segurança para cumprirem as legislações da indústria automóvel e para obterem melhores classificações nos testes NCAP.
Neste aspeto, todos os novos elétricos da Lexus irã estar bem equipados de série com o Lexus Safety System, podendo ainda serem adicionados outros sistemas disponíveis na marca.
O Safety System (Sistema de Segurança) já inclui vários sistemas de segurança, tais como:
- Assistência à manutenção na faixa de rodagem;
- Sistema de faróis máximos adaptativos (AHS);
- Reconhecimento de sinais de trânsito;
- Cruise control adaptativo;
- Sistema de pré-colisão.
9. Data de lançamento
Segundo um comunicado lançado no site da marca, espera-se que o automóvel seja lançado na segunda metade de 2020 em alguns países da Europa, incluindo Portugal.
Os restantes países europeus terão de esperar pela chegada de 2021.
10. Preço
A Lexus ainda não revelou qualquer informação sobre este aspeto. Porém, podemos esperar que o preço seja a condizer com o segmento onde este modelo se enquadra: o premium.
Consultando o site da marca, podemos ver que o preço da versão de entrada de gama do UX está disponível a partir dos 42.950€. Relativamente à versão mais alta da gama, esta encontra-se disponível a partir dos 62.600€.
Como os automóveis elétricos estão isentos de ISV (e de IVA para as empresas), o modelo elétrico da Lexus deverá ficar ainda mais em contra do que as versões híbridas self charging do UX.