André Freitas
André Freitas
21 Out, 2020 - 17:08

Novo Peugeot 3008: o que muda para a anterior geração?

André Freitas

Em equipa que ganha não se mexe, mas o renovado Peugeot 3008 conta com bastantes novidades para continuar a conquistar os condutores.

Peugeot 3008

O novo Peugeot 3008 já chegou ao mercado e já pode ser configurado no site da marca francesa. Aquele que foi o 18º carro mais vendido em Portugal no 1º semestre deste ano, com 983 unidades vendidas, foi renovado e conta agora com (ainda mais) argumentos que prometem continuar a conquistar as preferências dos portugueses.

Não se trata da introdução de uma nova geração do modelo no mercado, mas sim de uma atualização do design exterior e interior, e, ainda, dos equipamentos tecnológicos. Conhecida no meio como “facelift”.

A 2ª geração do Peugeot 3008, lançada em 2016, foi considerada carro do ano em 2017, tanto em Portugal, como na Europa.

Peugeot 3008
Veja também Peugeot 3008: Estivemos ao volante do SUV de Segmento C da Peugeot.

Contudo, com a rápida evolução tecnológica, também o 3008 tem que se manter atualizado para fazer frente aos modelos oferecidos pela concorrência. Assim, a fabricante francesa decidiu apostar na renovação daquele que é um dos modelos mais vendidos da marca.

Conheça então as principais alterações feitas no renovado Peugeot 3008

“novo” Peugeot 3008: o que muda no modelo de 2020?

Peugeot 3008

No exterior

Vai ser ainda mais fácil reconhecer o Peugeot 3008. Até porque o símbolo a 3008 é agora incluído no capot.

Os famosos “dentes de sabre” e o sistema de iluminação diurna (DRL) introduzido com o Peugeot 508, depois alargados ao 208 e ao 2008, são agora parte integrante também do 3008.

A nova grelha do 3008 não tem moldura e conta com um formato específico nas versões GT e GT Pack.

Peugeot 3008

As óticas foram redesenhadas e são agora constituídas exclusivamente por luzes LED. As luzes diurnas têm formato de “garra”, e luzes de curva estão disponíveis nas versões GT e GT Pack. Os farolins escurecidos têm ainda efeito tridimensional e piscas dinâmicos.

A nível de cores para a carroçaria, existem agora mais opções, sendo que uma delas, com o nome “Black Pack”, está disponível para as versões GT e GT Pack.

Esta opção conta com vários elementos escurecidos: a grelha e o leão em cromado escuro; os emblemas 3008, GT, Peugeot, e as barras do tejadilho em preto acetinado; o deflector traseiro e o rebordo do pára-choques traseiro em preto brilhante; e as novas jantes de 19 polegadas exclusivas do pack GT em preto.

No interior

Peugeot 3008

Por dentro, as principais diferenças são os novos revestimentos dos equipamentos, e a possibilidade de escolher mais opções cromáticas. Os bancos também têm um novo design e o seu revestimento é de maior qualidade.

É agora possível escolher Couro Nappa Mistral com pespontos Tramontane, e semi-couro e tecido Allure e Allure Pack para os estofos e revestimentos do automóvel.

Exclusivamente para o GT e GT Pack, é possível escolher estofos Couro Nappa Vermelho, Couro/Alcantara Preto Mistral, ou Cinzento Greval (apenas para os veículos híbridos) e ainda Madeira Tilleul escurecida, entre outros.

O retrovisor perde a moldura nas versões GT e GT Pack.

Mais tecnologia

Peugeot 3008

O i-Cockpit renovado conta agora com um ecrã digital táctil de 10 polegadas com Mirror Screen, no qual está incluído o Apple CarPlay e o Android Auto. O painel de instrumentos de 12,3 polegadas é totalmente digital e personalizável.

As 7 teclas de atalho do ecrã digital táctil dão acesso às principais funções do automóvel. As versões híbridas plug-in contam com uma oitava tecla para acesso imediato ao menu das funcionalidades elétricas.

Os veículos equipados com caixa automática permitem a seleção do modo de condução também no ecrã digital táctil de 10 polegadas.

Nas versões com motores de combustão, são três os modos de condução: Normal, Sport e Eco. 

Nas versões híbridas, os modos de condução passam a ser: Electric, Hybrid, Sport e, somente para o HYBRID4, o modo 4WD (tração integral).

O novo Peugeot 3008 vem ainda equipado com vários sistemas de segurança para facilitar a condução e proteger os passageiros do automóvel, dos quais se destacam:

  • O sistema de visão nocturna capaz de distinguir pessoas e animais à distância em estradas mal iluminadas;
  • O sistema de manutenção na faixa de rodagem capaz de assumir os comandos do automóvel para o manter dentro da faixa;
  • Controlo de velocidade adaptativo com função Stop & Go;
  • Leitor de sinais de trânsito;
  • “Park Assist” – assistente de estacionamento.

Ainda na tecnologia, mas na parte de conetividade, o smartphone pode ser carregado sem fios, e o 3008 conta ainda com uma entrada USB à frente, e duas outras entradas USB atrás, para serem utilizadas pelos ocupantes dos bancos traseiros.

O sistema áudio da FOCAL, com 515 W de potência e altifalantes em tom bronze, é opcional.

Motorizações

Peugeot 3008

A nível de motorizações, sejam elas a combustão ou híbridas plug-in, não foram feitas grandes alterações. A exceção é apenas a redução das emissões de gases poluentes.

O Peugeot 3008 conta com duas opções híbridas plug-in, que são:

  • HYBRID 225 e-EAT8 que combina um motor a combustão 1.6 PureTech de 180 cavalos com um motor elétrico de 110 cavalos, contabilizando uma potência máxima de 225 cavalos e duas rodas motrizes;
  • HYBRID4 300 e-EAT8, o mais potente dos dois, também com o motor a combustão 1.6 PureTech mas com 200 cavalos, e com dois motores elétricos (um no eixo dianteiro com 110 cavalos e outro no eixo traseiro com 112 cavalos), contabilizando uma potência máxima de 300 cavalos e quatro rodas motrizes.

Ambas as opções estão equipadas com uma bateria de 13,2 kWh. Contudo a autonomia elétrica é diferente. O HYBRID 225 e-EAT8 tem uma autonomia de 56 km, e o HYBRID4 300 e-EAT8 uma autonomia de 59 km em modo exclusivamente elétrico.

Ambas estão equipadas com a caixa automática de 8 velocidades e com suspensão traseira independente.

Por outro lado, as versões a combustão podem contar com o seguinte equipamento:

  • motor 1.2 PureTech de três cilindros em linha e turbo a gasolina, com 130 cavalos;
  • motor 1.5 BlueHDI de quatro cilindros em linha a gasóleo, também com 130 cavalos.

Ambas as versões podem ser equipadas com uma caixa manual de seis velocidades ou com uma caixa automática com oito velocidades, designada por EAT8.

Veja também