Share the post "Precisa de ir às compras? Veja aqui os horários dos supermercados"
Em pleno estado de emergência, que determinou o encerramento temporário de muitos estabelecimentos comerciais, também os horários de funcionamento dos supermercados sofreram algumas alterações.
Tal como outros serviços essenciais, como os postos de combustível, farmácias e bancos, também as portas destas superfícies comerciais se vão manter abertas, embora nalguns casos com limitações.
Por questões de segurança e de forma a conter a propagação da COVID-19, foram várias as cadeias que optaram por reduzir os períodos de atendimento ao público e implementar horários exclusivos para profissionais de saúde, bombeiros, forças de segurança e maiores de 65 anos.
Novos horários dos supermercados: quais são?
Além de existirem limites ao número de pessoas que entra nos estabelecimentos (4 clientes por cada 100 m2), para que se possa manter a necessária distância social, as principais cadeias de supermercados em Portugal estão a adaptar o seus horários de funcionamento para períodos geralmente mais curtos que o habitual.
Algumas delas criaram ainda períodos de atendimento prioritário para maiores de 65 anos, profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança.
Os novos horários de funcionamento dos supermercados que verá de seguida já estão em vigor e deverão manter-se por tempo indeterminado.
Pingo Doce com horários diferenciados que, no máximo, vão até às 20h
Os supermercados Pingo Doce adotaram horários diferenciados que variam em função da localização da loja e que podem ser consultados nos respetivos sites. No entanto, nenhuma das lojas está aberta depois das 20h.
Os horários estão divididos em três grupos: das 9h às 17h, das 11h às 19h e das 10h às 20h. Por ser o mais longo, o último horário não é contínuo, com as lojas a fecharem entre as 14h e as 16h.
O mesmo não acontece com algumas das lojas situadas em centros comerciais, que seguem os mesmos horários destes. É o caso dos hipermercados Pingo Doce do Braga Parque, em Braga, e do MAR Shopping Algarve, em Loulé, cujo horário é das 12h às 20h.
Lidl tem lojas abertas até às 19h com dois períodos de atendimento especial
A única alteração na cadeia de supermercados Lidl é o horário de encerramento, que passou para as 19h. As lojas continuam a abrir às 8h30.
No entanto há dois períodos de exclusividade: 30 minutos antes da abertura e 30 minutos depois do encerramento são dedicados a profissionais de saúde, forças de segurança, bombeiros, proteção civil e colaboradores.
Supermercados Auchan abertos até às 19h com atendimento prioritário
À semelhança dos supermercados Pingo Doce, também nos supermercados Auchan os horários variam de loja para loja em função da sua tipologia.
De acordo com o plano de contingência da empresa, as lojas MyAuchan passam a funcionar das 9h às 19h. Já as lojas do Faro Mercado, Campera, Caldas da Rainha, Guarda e Canidelo, a loja Gourmet Amoreiras e as dedicadas aos animais em Almada, Sintra e Cascais encerram às 20h. Este horário alargado estende-se também às cafetarias de Santo Tirso, Canidelo, Viseu, Eiras e Lagoa.
Embora estes supermercados não tenham um horário especial para os públicos que estão “na linha da frente” no combate ao novo coronavírus, estes profissionais, desde que devidamente identificados, têm prioridade.
Minipreço com horários flexíveis e especiais para quem mais precisa
Esta cadeia aposta na flexibilidade de horários para mais bem servir os clientes de acordo com a respetiva localização geográfica de cada loja. A generalidade dos estabelecimentos estão abertos das 9h às 13h e das 15h às 19h, encerrando durante o período de almoço.
Mas há lojas que funcionam em contínuo, sendo que umas abrem às 8h30 e outras fecham apenas às 21h. Assim, antes de sair de casa, o melhor é consultar sempre o horário da loja em que costuma fazer as suas compras.
Nesta cadeia de supermercados também há horários especiais para profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança, antes da abertura ao público.
- Nas lojas a norte e a sul do país este horário especial funciona das 8h às 9h.
- Na zona centro há 5 possibilidades: das 8h às 9h, das 8h30 às 9h, das 9h30 às 10h, das 19h às 19h30 e das 20h30 às 21h, devido aos diferentes horários de funcionamento.
Continente mantém horários habituais
De acordo com a informação divulgada no site da Sonae MC, a propósito da COVID-19, os horários dos supermercados Continente e Bom Dia mantêm-se inalterados, ou seja, continuam a funcionar nos períodos habituais.
Mas ao longo de todo o horário de funcionamento há grupos que têm prioridade quer na entrada da loja, quer no atendimento, a saber:
- Profissionais de Saúde;
- Forças e serviços de segurança, de proteção e socorro, pessoal das forças armadas;
- Prestadores de serviços de apoio social;
- Pessoas com mais de 70 anos;
- Pessoas com deficiência ou incapacidade;
- Imunodeprimidos e portadores de doença, designadamente: hipertensos, diabéticos, doentes cardiovasculares, portadores de doença respiratória crónica e doentes oncológicos;
- Grávidas;
- Pessoas acompanhadas de crianças de colo.
Supermercados El Corte Inglês abrem das 10h às 19h com horário extra
O novo horário de funcionamento desta cadeia de supermercados será entre as 10h e as 19h. Mas também esta tem um horário exclusivo, das 9h às 10h, para profissionais de saúde, forças de segurança, proteção civil e ainda pessoas maiores de 65 anos ou de especial vulnerabilidade.
Aldi abre das 10h às 20h com horário extra
O novo horário de funcionamento dos supermercados Aldi para o público em geral passou a ser das 10h às 20h. Já para técnicos de saúde, forças de segurança e bombeiros há um horário extra das 9h às 10h, válido mediante a apresentação de cartão profissional.
Lojas Mercadona abertas entre as 9h e as 19h e com atendimento prioritário
As lojas Mercadona estão em funcionamento das 9h às 19h e com atendimento prioritário para “pessoas com mais de 70 anos, pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, grávidas e acompanhantes necessários, bem como, profissionais de saúde, elementos das forças e serviços de segurança, proteção e socorro, forças armadas e prestação de serviços de apoio social”.
Intermarché fecha ao domingo à tarde
Algumas lojas Intermarché e Bricomarché viram os seus horários alterados, “no decorrer das medidas preventivas à propagação do COVID-19”, pode ler-se no site.
O Grupo Três Mosqueteiros implementou ainda horários especiais para profissionais de saúde, bombeiros e forças de segurança, que variam, no entanto, consoante a localização da loja, uma vez que cada estabelecimento é gerido por empresários independentes.
Além disso, fez saber em comunicado que todas as lojas do grupo vão passar a fechar ao domingo à tarde, a partir das 14h, para descanso do respetivo pessoal. A medida é extraordinária e temporária.
Makro opta por reduzir horário e fechar ao domingo
Em pleno estado de emergência, a Makro Portugal reviu o plano de contingência adotado no inicio do mês de março e procedeu a algumas alterações: o horário de abertura mantém-se, mas as lojas passam a fechar às 19h. Além disso, as lojas estão encerradas ao domingo.
Existe também prioridade no atendimento a profissionais de saúde, elementos das forças e serviços de segurança, de proteção e socorro, pessoal das forças armadas e de prestação de serviços de apoio social.