Ser empresário não é tarefa fácil. E dificilmente vamos conseguir aprofundar todas as exigências desta profissão num só artigo. Mas podemos tentar, claro! Temos algumas dicas para si, algumas sugestões e alguns alertas. Porque ser empresário não é “pera doce” e pode exigir muito mais de si do que aquilo que pensa ou está à espera.
Afinal, o que é um empresário?
Segundo alguns dicionários, um empresário é aquele que dirige uma empresa. Nós acreditamos que ser empresário é apenas isso mas, ao mesmo tempo, muito mais do que isso. Porque não basta acordar de manhã com vontade de abrir uma empresa, chegar ao meio-dia com a empresa aberta (estamos a exagerar, claro) e à tarde apresentarmo-nos a desconhecidos como empresários.
Ser empresário é muito mais do que isso. E dirigir uma empresa acarreta “uma tonelada” de responsabilidades. Já está a ficar de pé atrás em relação à vontade que possuía em ser empresário? Se assim é, podemos garantir-lhe que este mundo não é para si. O mundo das empresas é um mundo arriscado onde cada passo exige uma enorme ponderação. Para que não se deem passos em falso. Porque ter uma empresa pode exigir transações de dinheiro, circulação de bens e/ou serviços, fornecedores, clientes, empregados… E acarreta custos. Sabe quanto custa abrir uma empresa?
Se estiver preparado para abrir uma empresa nós temos um manual (quase) de instruções sobre como criar uma empresa. Mas lembre-se sempre que não é tarefa fácil, que pode exigir imenso de si e dos seus. E que, no fundo, pode trazer dividendos para gerações vindouras.
Ser empresário não é uma questão de moda. Dizemos-lhe isto numa altura em que a palavra “empreendedor” continua muito em voga em Portugal. Mas o facto de estar na moda também acarreta alguns benefícios. Se a sua vontade for mesmo a de ser empresário, há inúmeros apoios que o podem ajudar a dar o primeiro passo.
Já ouviu falar nas incubadoras de empresas?
Ou nos diversos apoios ao empreendedorismo que tem de conhecer?
Veja também: