Helena Peixoto
Helena Peixoto
28 Mai, 2019 - 09:16
10 objetos proibidos para quem tem bebés em casa

10 objetos proibidos para quem tem bebés em casa

Helena Peixoto

Estes seres pequeninos parece que farejam o perigo! Previna-se e conheça 10 objetos proibidos para quem tem bebés em casa.

O artigo continua após o anúncio

As famílias com um ou mais bebés em casa sabem bem o quanto é importante manter todos os locais confortáveis e acolhedores para os mesmos. Mas a segurança é igualmente necessária e existem objetos proibidos para quem tem bebés em casa! Ou, então, que não estejam ao alcance fácil dos mesmos.

Não podemos esquecer que os bebés não sabem distinguir o que lhes pode ou não fazer… Cabe-nos a nós, adultos, fazer esses julgamentos e tomar as precauções essenciais.

E sim, os bebés e crianças pequenas parecem ser peritos em encontrar tudo aquilo que não deviam! Por isso, é essencial que determinados objetos não existam numa casa enquanto há crianças por perto, ou pelo menos que estejam mesmo muito bem escondidos.

Bebés em casa? Esconda estes 10 objetos

Pretende ter uma casa à prova de bebés e crianças pequenas? Segundo a médica Darria Long Gillespie, especialista em medicina de emergência, é de facto extremamente importante que, em casas onde há bebés ou crianças pequenas, determinados objetos estejam muito bem escondidos ou, de preferência, que nem sequer estejam presentes.

1. Detergentes

bebé detergentes

Os detergentes são extremamente perigosos para as crianças e, na impossibilidade de os fazer desaparecer lá de casa, devem estar mesmo muito bem escondidos. O problema com estes produtos é que normalmente têm embalagens muito coloridas e atrativas para os mais novos, o que os torna ainda mais perigosos.

Além disso, há muitas pessoas que optam, erradamente, por colocar pequenas porções de detergente em garrafas de plástico (com ou sem rótulo) que podem confundir os mais pequenos.

Por isso, esconda muito bem os detergentes: as crianças têm tendência a conhecer os objetos com a boca.

2. Pilhas

Todos nós ou quase todos já passamos por um ou outro vídeo onde contam a história de algum menino e das graves sequelas que enfrenta como consequência de ter engolido uma pilha. Estes entram indubitavelmente na lista dos objetos proibidos para quem tem bebés em casa.

O artigo continua após o anúncio

Uma vez engolido, o líquido das pilhas é absorvido pelo organismo e causa graves ferimentos internos que podem mesmo ser fatais.

3. Peças pequenas e médias

peças pequenas bebé

Para os adultos é, muitas vezes, complicado perceber como os objetos são vistos pelas crianças e bebés. Todos os objetos demasiado pequenos, como moedas ou similares, podem ser rapidamente engolidos.

Mas não são só estes que exigem cuidados redobrados. Existem outros objetos que, não sendo pequenos, se podem desmontar em partes mais pequenas e, como tal, devem também ter a atenção dos adultos para que não estejam ao alcance das crianças.

4. Loiça antiga

Antigamente não existiam microondas, logo muitas das louças antigas não estão preparadas para receber as temperaturas deste eletrodoméstico e podem aquecer, tornando-se muito perigosas para os bebés.

Além disso, as antigas peças de porcelana, quando usadas para aquecer ou servir comida, podem provocar o consumo de chumbo pelo bebé, o que é extremamente prejudicial.

5. Carregadores ligados à corrente

Tenha muita atenção a estes objetos que andam lá por casa! É muito comum colocarmos o nosso telemóvel a carregar e, depois de efetuada toda a carga, retirar o equipamento mas deixar o carregador na ficha – e o mesmo acontece com o computador.

Se lá por casa habitam seres pequeninos, nunca faça isto! Os bebés têm o instinto de levar tudo à boca e se levarem algo que está ligado à corrente elétrica, pode desencadear um grave acidente.

6. Fronhas para a almofada da noite

As fronhas tipo saco podem ser perigosas para os bebés, pois, durante o sono, a criança pode mover-se e acabar por ficar presa na lateral da fronha, correndo o risco de sufocar. Prefira almofadas ou fronhas que não tenham este tipo de risco.

O artigo continua após o anúncio

7. Fichas sem protetores

bebés tomada

As fichas e tomadas são verdadeiros ímans para os mais pequeninos! Afinal, parece que estão mesmo a pedir para se colocar um dedinho em cada buraco. Hoje em dia não faltam diferentes tipos de protetor de tomada, com preço acessível, tornando a sua casa mais segura.

8. Bancos e escadas perto de janelas

Sabe aquela mesinha de apoio que tanto gosta de manter junto à janela com um jarro de flores? Esqueça, pelo menos durante o tempo em que tiver bebés em casa. Este equipamento é a ajuda que eles precisam para escalar e chegar à janela.

9. Cama de grades com medidas por regulamentar

As camas de grades são muito usadas para os bebés e crianças mais pequenas, mas há casos registados em que os bebés ficam presos nos espaços, provocando lesões de vários tipos. Em casos extremos, pode mesmo ocorrer perigo de asfixia.

Se for possível não tenha camas ou outros objetos – como cancelas – com grades. No entanto, se não conseguir evitar, certifique-se que a medida entre as grades é inferior a 6 cm.

10. Aquecedores a gás

Os aquecedores a gás integram a lista de objetos proibidos para quem tem bebés em casa – ou pelo menos devem estar fora do alcance dos mesmos. Estes aquecedores funcionam à base de chama e os pequeninos são atraídos pela mesma… No caso de precisar mesmo de ter um, garanta que está devidamente isolado ou fora do alcance dos pequenos.

Estes são alguns dos objetos que não deve ter em redor, ou que tem mesmo de esconder muito bem, se tem bebés em casa. As medidas de segurança nunca são excessivas quando se trata dos mais pequenos.

Se quer garantir que todos estes objetos estão realmente fora do alcance destes pequenos, faça você mesmo o teste. Como? “Transformando-se num bebé”. Percorra a casa com os olhos e tamanho de uma criança pequena e perceba se é ou não possível agarrar esta lista de objetos.

Não se esqueça de considerar a possibilidade de puxar toalhas, escalar cortinas ou móveis e escadas e, claro está, abrir portas destrancadas. Só assim poderá estar mais descansado!

O artigo continua após o anúncio

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp