ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Teresa Campos
Teresa Campos
05 Mai, 2020 - 11:11

P55: a plataforma digital ao serviço da Arte

Teresa Campos

Beleza, requinte, sofisticação: pormenores que distinguem as obras de arte disponíveis na plataforma digital P55. Saiba como as pode receber em casa.

galeria de arte

O mundo muda constantemente e, com ele, o comportamento humano, a forma como se vive, como se fazem as compras e até como se usufrui dos bens comprados. Por isso, P55, uma inovadora plataforma de comércio de arte, pretende dar uma segunda vida aos artigos de luxo, que podem agora chegar até si mais rapidamente e de uma forma bem simples.

Para tal, a P55 tem uma grande variedade de artigos para venda direta na loja online, nas categorias de arte, decoração e ourivesaria.

Assumindo-se como um marketplace dedicado à Arte, a P55 vê na digitalização e no comércio eletrónico uma forma de levar as mais variadas expressões artísticas a muitas mais pessoas.

Dessa forma, pode encontrar um vasto portfólio de artistas, onde nomes como Vhils, Noronha da Costa, José de Guimarães ou Cruzeiro Seixas marcam presença, ao lado de vultos incontornáveis, como Pablo Picasso, Tàpies, Miró ou Cargaleiro.

Assim sendo, a P55 conseguiu revolucionar a visão de um negócio até então destinado a um público mais restrito e onde os leilões presenciais eram a principal forma de fazer andar o mercado da arte. Com esta plataforma, um simples clique marca a distância entre quem vende e quem deseja comprar.

Todo o processo é simples, transparente, seguro e intimista, mas sobretudo mais democrático e os eventos online realizados pela P55 são um bom exemplo disso. 

Oportunidades disponíveis em leilão

Longe vão os tempos da exclusividade dos espaços, de acesso quase reservado, e da austeridade do leiloeiro de martelo na mão à espera de contar até três para arrematar a peça à melhor oferta. Atualmente, os novos tempos impuseram novas formas de abordar o mercado da arte.

Com cerca de 3.000 referências ativas de mais de 500 artistas, a P55 submete semanalmente cerca de 100 artigos a leilão de diferentes categorias, designadamente pintura, obra gráfica (serigrafias, litografias, gravuras), escultura e fotografia.

Os leilões semanais são, assim, uma oportunidade para qualquer pessoa adquirir diversas obras cuja qualidade e autenticidade não deixam ninguém indiferente. Além disso, comprar uma obra de arte é ainda um investimento estável, tanto a médio como a longo prazo.

No entanto, não se pense que o mercado de arte é apenas destinado a quem tem a carteira recheada. A democratização da arte é, hoje em dia, uma realidade e a plataforma P55 é a prova disso mesmo. Aqui é possível encontrar excelentes obras a um preço verdadeiramente acessível.

casal a comprar arte online

Comprador protegido

As vendas decorrem totalmente online, seja em compra direta ou nos leilões online e a P55 garante que todas as peças são criteriosamente selecionadas, inspecionadas, descritas e fotografadas por especialistas, pelo que pode avançar com a sua compra ou licitação com total confiança.

Mas, havendo algum problema com o artigo – não se encontrando como o descrito, por exemplo -, a P55 assegura a resolução do problema através de uma proteção ao comprador que retira da plataforma qualquer risco de fraude. 

História P55: A coleção que valia 5 mil euros
Veja também História P55: A coleção que valia 5 mil euros

O que fazer para integrar o portefólio da P55?

É no portal de marketplace da P55 que todos os profissionais, sejam artistas ou galeristas, deverão efetuar o registo de todos os dados e dos materiais que pretendem colocar para venda.

Seguidamente, cada registo é avaliado pelo respetivo departamento e, assim que houver aprovação, poderá começar a vender com a P55.

Saiba ainda que a P55 não cobra comissão: apenas terá de pagar uma taxa fixa de 30€ por cada obra vendida. 

el corte ingles plus

O que tem de fazer para receber arte em casa?

Agora já sabe: se deseja comprar alguma peça ou obra, dedique algum tempo a navegar calmamente pela plataforma P55 onde não faltam peças interessantes para decorar a sua casa de modo personalizado, ou para adquirir aquela obra de desejo que lhe preenche todas as medidas e pela qual suspira há tanto tempo.

Para participar nos leilões da plataforma de arte P55, ou simplesmente efetuar uma compra, a primeira coisa que deve fazer é registar-se no website da loja. E, caso necessite de qualquer esclarecimento, poderá contactar a P55 telefonicamente ou por correio eletrónico. Aqui encontra mais uma vantagem: o serviço de atendimento ao cliente é multilingue, visto que é também no mercado internacional que se encontra parte do público-alvo da marca.

Depois, para concluir a compra, basta efetuar o pagamento, algo que poderá fazer com toda a segurança através da plataforma. Além disso, saiba que apesar das obras serem vendidas em loja online e em leilão, estas vão diretamente da casa do artista ou galerista para a casa do cliente. A P55 trata de todo o processo: recolha e entrega da obra, estando esta, inclusivamente, abrangida por seguro de transporte.

Veja também