ebook
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Prático e Descomplicado
Ekonomista
Ekonomista
26 Abr, 2021 - 16:04

Sabia que os bancos não são obrigados a pagar prejuízos de burlas por MB Way?

Ekonomista

Foi alvo de burla no MB Way? Saiba que os bancos não são obrigados a pagar-lhe os prejuízos. A única forma de tentar reaver o seu dinheiro é recorrendo aos tribunais.

Mulher a fazer operação no Multibanco via MB Way

Os esquemas e engodos via MB Way têm vindo a aumentar em Portugal. De acordo com o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), enquanto que, em 2019, foram registadas 2.179 queixas de burlas por MB Way, em 2020, as burlas dispararam, tendo-se registado quase 12 mil.

A SIBS, responsável pela gestão do serviço, garante que o MB Way é seguro, mas recorda que cabe ao utilizador acautelar eventuais fraudes. A liderar a lista das recomendações de segurança, a necessidade de não adicionar à sua conta bancária um número de telemóvel que não seja o seu ou que desconhece.

Foi alvo de burla? O que fazer para tentar reaver o dinheiro retirado da conta?

Na eventualidade de ser alvo de burla por MB Way, saiba que os bancos não são obrigados a devolver-lhe o dinheiro que lhe retiraram da conta. Pelo menos esta é a opinião da DECO, que acredita ser muito difícil imputar as responsabilidades às entidades bancárias, dado que este tipo de burlas é feito com a colaboração ativa das próprias vítimas, ainda que seja por desconhecimento do funcionamento do serviço.

Neste caso, e de acordo com a Associação para a Defesa do Consumidor, resta-lhe apresentar uma queixa na polícia e avançar com uma ação judicial cível.

Independentemente das inúmeras vantagens que a plataforma MB Way oferece (pagamentos com o smartphone, transferências bancárias, criação de cartões de crédito virtuais, por exemplo), tenha sempre presente o seguinte:

  • Recuse o pagamento por MB Way se não compreende o funcionamento da aplicação;
  • Nunca siga instruções de desconhecidos para fazer pagamentos por MB Way;
  • Se faz uso de plataformas de artigos em segunda mão ou marketplaces, tente sempre fazer os negócios de forma presencial se estiver na mesma área geográfica do comprador;
  • Faça questão de receber os pagamentos presencialmente ou através de transferência bancária.

Fique a par dos vários métodos de burlas por MB Way neste artigo:

burlas-mb-way
Veja também Burlas por MB WAY: como funcionam e o que fazer para se proteger
Veja também