Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
27 Dez, 2019 - 12:04

2020: todas as festas de passagem de ano ao ar livre (e gratuitas)

Mónica Carvalho

Um pouco por todas as cidades do país há excelentes alternativas para celebrar a passagem de ano ao ar livre e sem gastar dinheiro. Veja as sugestões.

passagem de ano

Depois da época natalícia chega mais um momento para celebrar: a chegada de 2020. Por isso, se optar por uma passagem de ano ao ar livre, totalmente gratuitas, veja as nossas sugestões para se divertir.

É a altura perfeita para deixar para trás as coisas menos boas de 2019 e abrir os braços para 2020, para estabelecer novos objetivos, criar resoluções e preparar-se para momentos mais felizes.

E depois do tudo o que se gastou com os presentes de Natal, não quer dispensar muito dinheiro numa festa de réveillon, certo? Então, vai gostar do que iremos partilhar consigo: conheça as atividades gratuitas nas principais cidades do país, onde não falta muita música, luz e animação para dançar até o sol raiar – ou até a sua disposição permitir.

Passagem de ano ao ar livre: sugestões gratuitas

fogo de artifício lisboa

Albufeira

A passagem de ano em Albufeira vai ter muito com que se entreter e várias artes que prometem deixar muitos de boa aberta: pirotecnia, aerobática sincronizada, iluminação no mar e em todo o recinto montado na Praia dos Percadores, concertos de bandas bem conhecidas, nomeadamente Amor Electro e The Black Mamba, já nas primeiras horas de 2020.

Beja

A última noite do ano em Beja será animada pela banda Quinta do Bill, na praça da República, às 22:30 horas, onde irá decorrer ainda um concerto com a banda Nas Horas, assim como o tradicional fogo de artifício à meia-noite.

Depois, o DH Christian F sobe ao palco e vai dar música aos presentes na madrugada de 01 de janeiro. Uma passagem de ano ao ar livre que promete aquecer o Alentejo.

Braga

A animação de passagem de ano em Braga passa pela Avenida Central. As festividades iniciam-se às 21h30 com a animação de DJ Feed, seguindo-se, às 22h30, a atuação dos DJ’s Meninos do Rio.

À meia-noite, irá decorrer o tradicional fogo de artifício, seguindo-se mais muita e boa música com Fernando Daniel, às 00h30 e depois noite fora com o DJ Wilson Honrado.

Coimbra

Coimbra organiza vários espetáculos com entrada gratuita, distribuídos por quatro palcos na baixa da cidade: Largo da Portagem, com o palco principal, praças do Comércio e 8 de Maio e Terreiro da Erva.

Às 22h, no Largo da Portagem, a música começa pelas 22h com a banda Os Azeitonas; seguindo-se, já em 2020 Pedro Abrunhosa & Comité Caviar.

Pelo meio decorrerá o fogo de artifício sobre o Rio Mondego que irá durar 12 minutos. E, após o seu término, na Praça do Comércio, o palco ficará bem entregue a vários DJ, numa discoteca a céu aberto: De Vacaciones e dos Cromos da Noite.

Figueira da Foz

A passagem de ano ao ar livre na Figueira da Foz conta também com um programa diversificado e totalmente gratuito:

  • 31 de dezembro: 22h45 – Banda do Filme Variações;
  • 31 de dezembro: 00h – Espetáculo Piromusical, durante 10 minutos;
  • 01 de janeiro: 00h15 – ProfJam;
  • 01 de janeiro: 01h30 – Tom Enzy.
Passagem de ano
Não perca Passagens de ano de Norte a Sul: sim, é hora de escolher e marcar

Funchal

Não há dicas de passagem de ano sem falar no Funchal e naquele que já foi classificado com o melhor fogo de artifício do mundo, tendo feito parte, inclusivamente, do Livro do Guiness.

Atente ao programa deste ano:

  • 28 de dezembro: Volta à Cidade do Funchal;
  • 31 de dezembro: espetáculo de fogo de artifício que terá uma duração de oito minutos e será distribuído por diversos postos de queima de fogo localizados no anfiteatro do Funchal, na orla marítima e baixa citadina, no mar e um posto na Ilha do Porto Santo.

Guimarães

É pelas ruas e praças do Centro Histórico de Guimarães que decorre a melhor animação para a passagem de ano ao livre na cidade berço:

  • 31 de dezembro, 22h: videomapping, DJs, VJs e Live Acts, em vários locais (Largo da Oliveira, Praça de S. Tiago e Largo da Misericórdia);
  • 01 de janeiro de 2020, 17h: Concerto de Ano Novo, com a Orquestra de Guimarães, no Centro Cultural Vila Flor (Grande Auditório).

Mira

A festa de réveillon da simpática vila de Mira fica a cargo da RFM, o que só pode antever uma noite cheia de boa música e muita alegria:

  • 22h30: banda Tangerina não é Clementina;
  • 00h00: espetáculo piromusical;
  • 00h30: David Carreira;
  • 02h00: DJ’s Electric Boys;
  • 04h00: Friday Boys.

Lisboa

Depois dos Santos Populares, a noite de passagem de ano é a mais animada em Lisboa e são muitos os que não abdicam de sair à rua para um pezinho de dança.

Atente ao programa preparado pela Câmara Municipal de Lisboa:

  • 29 de dezembro: 18h00 – Clássicos do Tejo;
  • 30 de dezembro: 21h30 – José Cid;
  • 31 de dezembro: Xutos & Pontapés e Ornatos Violeta;
  • 01 de janeiro: 00h00 – fogo de artifício.

Portimão

A festa de passagem de ano ao ar livre em Portimão começa bem cedo: no dia 28 de dezembro haverá concerto do Agir, na zona ribeirinha de Portimão, a partir das 22h00.

No mesmo local e à mesma hora, a 29 de dezembro, os Rock em Stock revisitam os grandes temas do Rock Português.

No dia 30 de dezembro, é dia de Fernando Daniel subir ao palco e, no dia 31 de dezembro, a despedida a 2019 é feita ao som dos ritmos da música brasileira com os Dança Balança e a Dj Olga Ryazanova.

Passagem de ano ao ar livre

Porto

No ano passado, a Avenida dos Aliados registou a maior enchente de sempre em noite de passagem de ano. Foram mais de 200.000 pessoas que celebraram a chegada de um novo ano. E por que não repetir o feito? Há muitos motivos para isso:

  • 22h30: concerto de Tiago Nacarato;
  • 23h55: contagem decrescente;
  • 00h00: espetáculo de fogo de artifício;
  • 00h20: concerto de Miguel Araújo;
  • 02h00: DJ set de Radiola.

Viana do Castelo

O fogo de artificio no Rio Lima vai iluminar toda a cidade e, apesar de não haver concertos ao ar livre, há uma festa a preços bem acessíveis (10€ e 15€ no dia 31 de dezembro) no Centro Cultural. É aí que irá decorrer o “Réveillon de Viana do Castelo”, onde estão prometidas muitas surpresas e animação.

Viseu

Em Viseu, haverá boa música em palco: a partir das 22:30 de 31 de dezembro, poderá assistir ao concerto dos HMB, que asseguram a animação até às 00:00, altura em que irá acontecer o fogo de artifício, durante 15 minutos. Segue-se Plutonio, que anima a noite até à chegada da dupla de DJ Kiss Kiss Bang Bang, à 01:30 do primeiro dia do ano.

Feliz 2020 numa passagem de ano ao ar livre perto de si!

Veja também