Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
17 Nov, 2021 - 12:25

Plantar abacate em casa: 6 passos simples

Catarina Milheiro

O abacate tem sido cada vez mais usado na culinária portuguesa, embora haja muitas outras aplicações deste fruto: aprenda a plantar abacate.

plantar abacate

Plantar abacate é bastante fácil e muito útil. Este fruto é considerado um superalimento por conter ingredientes essenciais para o corpo humano.

Apesar de ser mais conhecido pela sua utilização na confeção do guacamole, a verdade é que há inúmeras utilizações para este fruto, não só na cozinha, como também para a produção de cosméticos caseiros.

Por isso já sabe, da próxima vez que comer um abacate ou que o utilize para confecionar um prato, guarde o caroço para que depois, o possa plantar.

Como plantar abacate em casa: passo a passo

Se gosta deste fruto e o utiliza bastante em diversos pratos culinários no dia a dia, certamente que já pensou em plantar abacate em sua casa. E, se tem crianças em casa, saiba que esta tarefa pode ser ainda mais interessante e divertida, já que todos estarão em contacto com a terra e a natureza em geral.

como plantar abacate
1.

Tire o caroço do abacate

O primeiro passo para plantar abacate é retirar o caroço de um destes frutos e limpá-lo muito bem. Afinal, é o caroço que se torna na semente da nova planta que vai cultivar.

Para conseguir retirar o caroço do abacate, corte-o a meio com cuidado para não danificar o seu interior. Para isso, experimente fazer um corte na longitudinal com cerca de 1,5cm de profundidade e gire as duas metades do abacate para abrir a fruta e tirar o caroço.

2.

Limpe muito bem o caroço

Depois de o retirar do abacate é importante que limpe muito bem o caroço, para que consiga garantir o aparecimento novos frutos. Mas atenção: seja cuidadoso e não retire a casca castanha do caroço. Caso isso aconteça, as hipóteses de este germinar serão muito poucas.

3.

Espete uns palitos ou pauzinhos de madeira finos no caroço

Assim que tenha limpo o caroço do abacate, deve inserir 3 a 4 palitos (ou paus de madeira, muito utilizados para as espetadas, por exemplo), de forma a que crie um suporte ao caroço, mantendo-o à superfície do copo de água.

Não se esqueça que o caroço deve ficar posicionado de forma a que esteja parcialmente submerso na água. A água deve ser renovada regularmente, garantindo sempre o mesmo nível em relação ao caroço.

Depois de alguns dias, começarão a surgir raízes e a crescer um caule.

4.

Plante o abacate

Quando o caroço tiver já algumas raízes e o caule e folhas atingirem cerca de 20 a 30 cm está na altura de o passar para a terra.

É importante que o solo seja fértil, rico em matéria orgânica e bem drenado. Pode ser plantado em terreno aberto ou num vaso grande – quanto mais espaço tiver, melhor se desenvolverá.

Para além disto, o caroço não precisa de estar completamente enterrado.

5.

Regue

A planta do abacate deve ser regada diariamente de modo que a terra esteja sempre húmida. Esteja atento para que as folhas da planta estejam sempre bem verdinhas.

Caso comecem a ficar castanhas significa que a planta precisa de mais água, mas se ficarem amareladas talvez a planta esteja a receber água em demasia (nesse caso não regue durante alguns dias).

ervas aromáticas num frasco
Veja também Ervas aromáticas para cultivar apenas num frasco com água
6.

Chegou o momento da colheita

Regra geral, a planta do abacate começa a dar fruto 2 anos após a sua cultura. Depois é só deixar que os frutos estejam maduros e retirá-los da planta. Entretanto terá uma linda planta a embelezar qualquer local onde ela seja cultivada.

6 benefícios do abacate para a saúde

O abacate é muito rico em várias vitaminas e em potássio e magnésio, tornando-o um alimento muito nutritivo e com vários benefícios para a saúde.

De uma forma geral, ajuda a reduzir o colesterol mau e pode ser um bom aliado nas dietas para a perda de peso.

plantar abacate em casa
1.

Contribui para uma pele bonita e hidratada

Um dos benefícios mais conhecidos do abacate é o facto de combater as estrias, rugas e celulite por ser rico em vitamina C. Ora, tal ajuda na metabolização do colagénio – substância que dá firmeza à pele.

Para além disto, trata-se de um fruto que contém antioxidantes que ajudam a proteger e a evitar o envelhecimento das células da pele acabando por conferir uma maior elasticidade, deixando a pele com uma aparência mais saudável e bonita.

2.

Aumenta a hidratação e o brilho do cabelo

Quantos produtos para o cabelo já comprou que contêm abacate na sua composição? A verdade é que quando utilizado em máscaras para o cabelo, o abacate aumenta a hidratação dos cabelos por ser rico em gorduras e vitaminas.

O resultado: um cabelo mais brilhante e macio.

3.

Mantém os músculos fortes

Se consumir abacate antes de fazer algum tipo de atividade física, saiba que irá ajudar na hipertrofia muscular. Afinal, este fruto fornece energia para o treino e contém ainda proteínas que ajudam na recuperação dos músculos.

Além disto, este fruto evita ainda a fadiga muscular por combater os radicais livres que surgem devido ao exercício físico intenso.

4.

Pode ajudar a emagrecer e previne a prisão de ventre

O abacate proporciona uma sensação de saciedade, regula os níveis de açúcar no sangue e ajuda a prevenir a prisão de ventre por ser rico em fibras.

Estas fibras permitem controlar o apetite e evitar assim o consumo excessivo de alimentos e, quando se ingere bastante água, favorece ainda a produção de fezes moles, facilitando a evacuação.

Contudo, é um fruto muito calórico e com alto teor de gordura. Por isso mesmo, deve ser consumido em pequenas porções nas dietas para perder peso.

5.

Contribui para um cérebro mais saudável

Um dos principais benefícios do abacate é melhorar a capacidade e desempenho do cérebro, através da memória. Isto acontece porque o ómega-3 estimula a circulação sanguínea e aumenta a capacidade de concentração.

6.

Previne doenças cardíacas

Por ser rico em gorduras, ajuda a diminuir os marcadores sanguíneos que aumentam o risco de doenças cardíacas, reduzindo o colesterol total, o colesterol LDL e os triglicerídeos.

Além disto, ajuda ainda a aumentar a produção do bom colesterol (HDL) prevenindo assim a aterosclerose e mantendo a saúde do coração.

Como pode verificar, os benefícios do abacate para a saúde são vários. Se também gosta deste fruto, experimente plantá-lo em sua casa com a sua família.

Veja também