Patrícia Abreu
Patrícia Abreu
12 Jun, 2018 - 00:00

Porque é que as janelas dos aviões são redondas?

Patrícia Abreu

Se tem curiosidade sobre como funcionam os aviões e se se questiona porque é que as janelas dos aviões são redondas, esclareça as suas dúvidas.

Porque é que as janelas dos aviões são redondas?

Quer viaje muito de avião quer não, certamente já se perguntou porque é que as janelas dos aviões são redondas. Na verdade, tudo num avião suscita questões entre os mais céticos e curiosos, como, por exemplo, como consegue um objeto tão pesado voar? Ou até mesmo o que acontece quando se puxa o autoclismo do avião? Se a questão das janelas já anda a mexer consigo há algum tempo, veja as suas dúvidas respondidas.

Para entender porque é que as janelas dos aviões são redondas, teremos que começar por explicar o conceito e o design inicial do avião, assim como explicar que as janelas redondas só surgiram após vários acidentes justificarem a necessidade de melhorias e alterações no design do avião. Conheça um pouco da história evolutiva deste meio de transporte que evoluiu tanto até aos dias que correm.

Saiba porque é que as janelas dos aviões são redondas

janela aviao

Ao longo de muitos e muitos anos de avanços brilhantes na engenharia aeroespacial, desde os mais humildes objetos voadores até aos atuais aviões de grande porte, capazes de transportar centenas de passageiros e outra centena de bagagens desses passageiros, e até aos aviões de transporte de carga, a aerodinâmica foi de tal forma aprofundada que os nossos antepassados olhariam para os atuais voos como um verdadeiro milagre.

Inicialmente, as janelas dos aviões eram quadradas, e porquê? Este design inicial do avião não iria ser alterado, sendo que as janelas quadradas foram um modelo que sempre funcionou bem em carros e casas, por várias gerações.

Este modelo foi reformulado após terem ocorrido dois acidentes em 1950, quando aviões comerciais voavam a maiores velocidade e a altitudes mais altas do que nunca. A causa? Janelas quadradas.

A morte de pilotos de teste em aviões em que eram testadas maiores velocidades e mais altas altitudes, conduziram a melhorias técnicas e mudanças nas operações e na legislação que tornaram a aviação civil mais segura.

O que aconteceu nos anos 50, enquanto se desenvolvia o avião a jato, foi que alguns aviões se desmanchavam a meio da rota, matando a tripulação e levando, consequentemente, a que a produção do jato britânico fosse interrompida.

O facto de as janelas serem quadradas implica que tenham cantos afiados e cantos afiados são pontos fracos naturais onde a pressão se concentra, enfraquecidos ainda mais pela pressão do ar. Quando submetido a pressurização repetida, quatro cantos numa janela quadrada denotam desastres.

Se ainda se questiona porque é que as janelas dos aviões são redondas, a resposta é bastante óbvia, pois as janelas curvas, por outro lado, não têm ponto focal, distribuem a pressão e reduzem a probabilidade de rachaduras ou quebras.

As formas circulares também são mais fortes e resistem à deformação e, portanto, podem sobreviver às extremas diferenças de pressão entre o interior e o exterior dos aviões.

Agora que já sabe porque é que as janelas dos aviões são redondas, irá ter uma nova perspetiva na sua próxima viagem de avião.

Veja também: