ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
07 Mar, 2022 - 11:35

Como poupar água na cozinha: 6 soluções eficazes

Catarina Milheiro

Saber como poupar água na cozinha é essencial nos dias que correm. Temos as soluções e os gadgets certos para o ajudar nesta missão.

poupar-agua-na-cozinha

Se pararmos para pensar sobre os litros e litros de água potável que vão diariamente pelo cano abaixo nas nossas tarefas diárias, ficamos chocados. A verdade é que saber como poupar água na cozinha é extremamente importante para pouparmos o ambiente e claro, a fatura da mesma.

Como sabemos, a cozinha é uma das divisões da casa onde se gasta normalmente, mais água – seja a cozinhar ou a lavar a loiça. Muitas vezes, nem nos apercebemos da quantidade de água que estamos a gastar com as coisas mais simples.

É por isso importante referirmos algumas soluções simples e eficazes no consumo de água na cozinha, para evitarmos o desperdício.

Poupar água na cozinha: por que é tão importante?

lavar mãos na cozinha

Saber como poupar água na cozinha deixou de ser uma opção e á agora uma necessidade. Para o ajudar nesta missão de gastar menos água na sua rotina diária, é crucial falarmos um pouco da sua importância.

A água é definitivamente um bem precioso que deve ser poupado. Afinal, são já várias as notícias que referem que se não fizemos um esforço no nosso dia-a-dia para a poupar, a água pode tornar-se num recurso escasso.

Através da facilidade de acesso que temos no mundo ocidental, a tendência é não lhe dar o devido valor ou atenção e a verdade é que acabamos por desperdiçá-la com frequência nas nossas cozinhas.

E ao contrário do que muitos pensam, o desperdício de água não está só presente nas nossas casas de banho, através dos duches e do lavatório.

Um dos principais locais da casa onde gastamos mais água diariamente é precisamente a cozinha.

Seja a lavar a loiça, a cozinhar, a limpar e arrumar, são várias as situações em que desperdiçamos constantemente este recurso sem repararmos sequer.

Para além de se tratar de um recurso cada vez mais escasso no nosso planeta, poupar água acaba também por ser importante na medida em que conseguirá poupar algum dinheiro nas suas faturas mensais.

Assim, este tema surge não só como uma questão ambiental, mas como uma forma eficaz de reduzir os seus valores mensais das faturas da água.

6 formas para poupar água na cozinha

1.

Instale redutores de caudal

Não sabe como poupar água na cozinha? Já experimentou instalar redutores de caudal nas torneiras? Este tipo de gadgets é uma das soluções mais eficazes que tem vindo a ser adotada por várias famílias.

Para saber qual o tipo de dispositivo que mais se adequa à sua família, é necessário medir o caudal da água e ter a informação relativamente à pressão na sua área de residência.

Resumindo:

  • 1.º passo – realize um pequeno teste para avaliar o caudal da torneira. Em seguida, divida por 60 o tempo que demora a encher um recipiente de 1 litro, para obter o gasto das torneiras (ou seja, em litros por minuto). A referência de valores mínimos para as torneiras da cozinha é entre 5 a 6 litros por minuto;
  • 2.º passo – para saber qual é efetivamente a pressão da água na saída das torneiras, é necessário contactar a entidade gestora (o contacto deverá estar na sua fatura);
  • 3º passo – escolha os dispositivos numa loja, depois de consultar na respetiva etiqueta os dados que relacionam a pressão de água com o caudal.
2.

Evite água a correr

Se está habituado a lavar a loiça à mão, então a melhor solução passa por encher o lava-louça ou uma bacia com água e utilizá-la para limpar todas as loiças.

Ou seja, coloque primeiro toda a loiça suja na bacia com água, esfregue e no final passe tudo por água de uma só vez. Desta forma estará a economizar bastante água diariamente.

3.

Reaproveite a água

Esta é uma questão fulcral quando o assunto é economizar água. Use um balde para recolher a água do banho enquanto aquece, por exemplo.

Opte por reaproveitar essa água para as limpezas domésticas, por exemplo.

4.

Faça cargas completas na máquina

Se prefere utilizar a máquina de lavar loiça, então deve certificar-se de que a enche ao máximo para aproveitar toda a água da lavagem.

Por isso já sabe, nunca coloque a máquina a lavar com meia dúzia de pratos, copos e talheres. Aguarde que ela fique com a carga completa.

5.

Use panelas no tamanho certo

Vai cozinhar só para si? Então talvez não haja necessidade de usar a maior panela que tem em casa. Opte por escolher sempre uma panela de tamanho adequado consoante a quantidade de pessoas e comida que tenciona fazer.

Afinal, quanto maior for a panela, mais alto vai ser o desperdício de água.

Por isso, use a panela de pressão para cozinhar alimentos mais duros, afinal ela requer menos água do que uma panela convencional. Outra opção ainda, é utilizar métodos de cozinhar que não precisem de água: como os assados, grelhados, salteados e até mesmo algumas frituras.

Relativamente aos legumes, uma técnica alternativa bastante famosa para poupar água é levá-los ao forno com azeite e ervas, cobertos com papel alumínio.

6.

Rega plantas com água de cozedura

Está a pensar em cozer uns legumes, um frango, peixe ou algumas batatas? E que tal no final, aproveitar essa água para outros fins? De facto, para além de estar a economizar, regar as plantas com esta água (depois de arrefecida) só irá beneficiá-las: são vários os nutrientes ali presentes.

Veja também