Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Marta Maia
Marta Maia
10 Out, 2019 - 16:03

Estas são as formas mais fáceis de poupar com o Revolut

Marta Maia

É útil para fazer compras, mas sabia que também consegue poupar com o Revolut? Descubra como é possível e junte-se à comunidade.

O Revolut está na moda e não é por acaso: o cartão, associado a uma conta bancária que, por sinal, até é gratuita, permite fazer compras em praticamente qualquer parte do mundo sem se preocupar com o peso das taxas.

Esta novidade tem, no entanto, outro segredo escondido: também é possível poupar com o Revolut. Apesar de não funcionar como os bancos tradicionais, este cartão disponibiliza ferramentas de acesso simples – e controlo ainda mais simples – que lhe permitem começar a somar poupanças. Exploramo-las neste artigo.

Poupar com o Revolut

O cartão foi criado para nos ajudar a gastar, mas não esquece nem discrimina os utilizadores que estão interessados em começar a somar algum dinheiro. Associadas ao serviço base estão algumas ferramentas que criam uma espécie de conta paralela, onde as suas poupanças são guardadas a salvo dos movimentos diários.

Saiba mais como poupar com o Revolut

O conceito de contas paralelas

A disponibilização de dois espaços virtuais dentro da mesma conta é uma das grandes diferenças entre o cartão da Revolut e os cartões normais dos bancos portugueses.

Se, para poupar com o seu banco habitual, tem de ser titular de duas contas (uma de gestão corrente e outra de poupança), para poupar com o Revolut só precisa de uma conta normal básica. Dentro dessa conta a Revolut permite-lhe depois ter dois espaços distintos – aquele que quer movimentar todos os dias e aquele que quer manter a salvo dos débitos regulares.

O conceito não tem nada de difícil: basta dar indicação, pela app, de que quer criar um espaço de poupança (cofre) e colocar lá dinheiro. Esse dinheiro passa a estar, teoricamente, indisponível, ou seja, não consegue gastá-lo a menos que volte a dizer à app que quer mexer nele.

A grande vantagem desta separação é que deixa de existir o risco de mergulhar nas poupanças quando tem um impulso consumista, e isso torna muito mais fácil poupar com o Revolut.

Ferramentas de poupança

Se for um consumidor muito disciplinado pode ter o dinheiro todo à ordem numa conta convencional e confiar na sua capacidade de o respeitar incondicionalmente.

No entanto, e se for como a maioria dos cidadãos, vai sentir que precisa de uma ajuda extra – e provavelmente foi por isso que procurou saber como poupar com o Revolut.

A boa notícia é que esta entidade coloca à sua disposição duas ferramentas úteis que o ajudam a organizar-se – e tudo sem cobrar nada, sem emitir outros cartões e sem obrigá-lo a ser titular de um sem-fim de contas bancárias.

Adira ao Revolut para começar a poupar

A multiplicação de trocos

Podíamos dizer que é o milagre da multiplicação de moedas, mas não é: é tudo mérito seu. Se quer poupar com o Revolut, ative esta funcionalidade no seu cartão, através da app, e vai notar que, em todos os pagamentos que fizer, o valor vai ser arredondado para cima.

Isso acontece porque o cartão vai começar a enviar o troco para o cofre, que é um espaço protegido da sua conta bancária onde o dinheiro fica guardado e indisponível até ordens em contrário.

mulher aplica regra 50 30 20 ao colocar dinheiro no mealheiro
Veja também Regra 50 30 20: a fórmula mágica para o controlo financeiro

Uma vantagem extra é que a app lhe permite escolher o ritmo de poupança, que é como quem diz, se quer multiplicar o troco por muito ou por pouco. Claro que, quanto maior for a multiplicação, mais depressa cresce o valor do cofre, mas também mais pesado é o impacto que a poupança tem nas suas contas diárias. Convém ter noção disso no momento de estabelecer as regras.

A função de multiplicação de trocos permite-lhe ainda automotivar-se, definindo objetivos. De cada vez que enviar dinheiro para o cofre, a aplicação vai dizer-lhe quão perto está de atingir o objetivo final.

O cofre de grupo

Se vai ter uma despesa conjunta com amigos ou família, o cofre conjunto é uma forma prática e divertida de poupar com o Revolut. Este cofre funciona da mesma forma que o cofre normal, mas a ele têm acesso várias pessoas em simultâneo. A ideia é que todos poupem ao mesmo tempo e para o mesmo objetivo.

A vantagem de várias pessoas poderem poupar para um só objetivo vai também além do óbvio: é que, verdade seja dita, ninguém vai querer ficar a ver os outros a poupar e deixar-se ficar para trás… Partilhar as poupanças com alguém é assumir que são uma espécie de personal trainers uns dos outros: mantêm-se motivados e incentivam-se a continuar.

Aderir à poupança e aceder ao dinheiro

Aderir às ferramentas para poupar com o Revolut é fácil, basta entrar na app e procurar o cofre no painel.

Se, depois de aderir e de poupar, quiser aceder ao dinheiro que está no cofre, também não vai ter dificuldade: só tem de ir à app, entrar no cofre e autorizar a transferência de uma parte do dinheiro que lá está para o espaço da conta corrente. A operação tem efeito imediato e pode gastar o valor nos minutos seguintes.

Veja também