ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Filinto Melo
Filinto Melo
22 Abr, 2022 - 10:38

13 ideias para poupar um euro por dia

Filinto Melo

Poupar um euro por dia é mais fácil com estas dicas. Aproveite para fazer um pé-de-meia para fazer face a uma despesa inesperada.

Poupar 1 euro por dia

Para muitos, a poupança é já um estilo de vida. Os truques e dicas são mais do que muitos e o tão famoso desafio das 52 semanas promete deixá-lo com a carteira bem mais recheada ao final de 12 meses. Ainda assim, para aqueles que só agora começam a fazer contas à vida, nada como começar a poupar um euro por dia.

Já diz o ditado: “grão a grão enche a galinha o papo”. Seja para os especialistas na matéria ou para aqueles que não sabem como iniciar esta nova “empreitada económica”, deixamos umas quantas sugestões para aliviar a pressão financeira na sua conta bancária.

Poupar um euro por dia: como fazê-lo a partir de hoje

Está na altura de mudar de vida e garantir que chega ao final do mês livre de preocupações e com a carteira bem mais recheada: só precisa de criatividade e algum esforço à mistura. A equação não é complicada e promete resultados eficazes e que servirão para equilibrar as suas contas.

1. Poupe no café

Se não consegue passar sem o seu café, prepare-o em casa. Se toma mais de um ou dois cafés por dia, a poupança é ainda mais evidente ao final do mês. Se está à procura de motivação, esta é a melhor forma de começar a poupar um euro por dia.

2. E na marmita

A marmita voltou a conquistar um lugar de destaque no dia-a-dia dos portugueses e é mais uma excelente forma de economizar, todos os dias. Assim sendo, aproveite as sobras das suas refeições para criar novos pratos e para garantir o almoço do dia seguinte.

Já que falamos em refeições, aproveite para tomar o pequeno-almoço em casa e poupar mais umas dezenas de euros ao final do mês: assim saberá sempre o que está a comer e a verdadeira origem de todos os produtos que consome.

3. Beba apenas água

Esta dica é um dois-em-um: vai conseguir amealhar mais uns “trocos” ao final do mês e estará a adotar um estilo de vida mais saudável.

Se tem por hábito consumir refrigerantes chegou a altura de substituí-los por água. É bem mais económica e muito mais saudável.

4. Compre produtos de marca branca

Os portugueses estão rendidos aos produtos de marca branca. Feitas as contas, o valor final da compra pode ser três vezes mas baixo e, por isso, está na hora de começar a fazer alguns ajustes na lista das suas compras. Descubra os produtos de marca branca que mais valem a pena.

5. Poupe no combustível

Sempre que for possível, vá de transportes públicos para o trabalho. Se tem mesmo de pegar no carro, está na altura de começar a poupar a cada quilómetro que percorre. Como? Através de carpooling, por exemplo.

6. Poupe no consumo da água

Não se esqueça que pode poupar um euro por dia (e até bem mais) sempre que toma banho: a cada duche não se esqueça de manter a torneira bem fechada enquanto se ensaboa.

Pode, ainda, reduzir alguns graus à temperatura da água e poupar mais uns euros na fatura da luz ou do gás.

7. Aproveite as promoções

Esta dica vai para os mais criativos: opte por comprar produtos que estejam prestes a atingir o fim do prazo de validade: nos hipermercados encontra-os facilmente, já que estão assinalados com uma etiqueta colorida.

Pode, ainda, comprar online na loja GoodAfter onde encontra promoções novas todos os dias e onde o desconto pode chegar aos 70%.

8. Pague menos às operadoras

Quando foi a última vez que analisou a assinatura com a operadora de televisão e internet? Confirme se ainda está dentro do período de fidelização, se não estiver equacione mudar, compare preços e poupe. Há sempre novos pacotes a escolher (e confira se vale a pena ter aqueles canais todos).

9. Poupar em comissões bancárias

Os bancos digitais podem ser uma opção se quiser poupar, mas pode também cortar no que gasta de comissões optando, por exemplo, por uma conta de serviços mínimos ou uma conta pacote ou outra à sua medida. Para ajudar a decidir, confira o comparador de comissões do Banco de Portugal.

10. Poupar na conta da eletricidade

Troque as suas lâmpadas por LED e poupe em pequenos gestos como desligar os aparelhos diretamente na eletricidade ou limpando o frigorífico para gastar menos. Já agora, confira a potência contratada.

11. Na dúvida não compre

Os impulsos consumistas fazem-nos gastar vários euros por dia em coisas que não necessitamos. Refreie o apelo consumista, pense sempre duas vezes antes de comprar o que lhe apetece e verá que poupa.

12. Não vá às compras com os miúdos

Já se sabe que as crianças querem tudo o que vêem. Se tem de ir ao supermercado, por exemplo, deixe ficar os miúdos com os avós ou com amigos. Caso contrário, poderá vir a gastar mais do que pode.

13. Abuse das apps

Faça uma melhor gestão do seu dinheiro com a preciosa ajudar das aplicações que tem no seu smartphone. Há uma série de apps de poupança que o podem ajudar a chegar ao fim do mês com mais alguns euros na carteira.

Veja também