Miguel Pinto
Miguel Pinto
25 Jun, 2026 - 13:00

O Algarve não é apenas mar: bem-vindo à praia fluvial de Odeleite

Miguel Pinto

A Praia Fluvial de Odeleite, em Castro Marim, abriu oficialmente. E já chega com Bandeira Azul. Saiba tudo sobre este espaço no Algarve.

praia fluvial de odeleite

Quem conhece o Algarve sabe que a região não se resume ao litoral. Entre serras, ribeiras e barragens, o interior algarvio tem vindo a conquistar um lugar cada vez mais merecido no roteiro turístico nacional. E é nesse contexto que nasce a Praia Fluvial de Odeleite.

Esta nova zona balnear representa um marco para o turismo de interior da região e a recuperação dos níveis de água da barragem, graças às fortes chuvas do inverno de 2025/2026, criou finalmente as condições para abrir as portas ao público.

Um dos maiores destaques desta inauguração é, sem dúvida, a distinção que acompanha a praia desde o primeiro dia, a Bandeira Azul.

A partir de 1 de julho de 2026, Odeleite torna-se a primeira praia fluvial do interior do Algarve a hastear este galardão, atribuído com base em critérios exigentes de qualidade da água, segurança, gestão ambiental e serviços disponíveis.

Praia Fluvial de Odeleite com piscinas flutuantes

O coração da nova zona balnear é uma plataforma flutuante com cerca de 20 metros de comprimento por 10 metros de largura, ancorada sobre a albufeira.

A estrutura alberga duas piscinas, uma para adultos e outra destinada às crianças, ambas equipadas com redes de suporte para maior segurança.

O acesso à plataforma é feito por duas passarelas flutuantes e uma ponte, pensadas para se integrarem harmoniosamente na paisagem natural envolvente.

A presença permanente de dois nadadores-salvadores durante a época balnear garante a tranquilidade de toda a família.

Bar e esplanada com vista para a albufeira

vista de odeleite

O espaço conta ainda com um bar de apoio, com área coberta de 7,80 m² e uma ampla esplanada em deck de madeira de 75 m², o sítio ideal para um momento de descanso com vista para as águas calmas da barragem e as serras algarvia em pano de fundo.

Infraestruturas para um dia perfeito

A Praia Fluvial de Odeleite foi desenhada a pensar no conforto de quem visita. E conta com muitas comodidades.

  • Zonas de solário organizadas em socalcos
  • Áreas de sombra e espaços para piqueniques
  • Balneários e instalações sanitárias
  • Estacionamento junto ao recinto
  • Passadiços pedonais que protegem as margens e a vegetação ribeirinha

Centro de atividades náuticas

Além do lazer balnear, o espaço integra um Centro de Atividades Náuticas Não Poluentes, com vocação para funcionar sobretudo fora da época balnear.

A ambição é atrair federações de canoagem e vela para treinos entre novembro de 2026 e março de 2027, aproveitando as infraestruturas de suporte que agora existem.

Atividades como canoagem, vela e pesca desportiva fazem parte da proposta de lazer ativo associado à preservação ambiental.

Veja também 45 Praias fluviais com Bandeira Azul em 2026: onde tomar banho com água certificada este verão

Como é a água e o ambiente natural?

A albufeira de Odeleite caracteriza-se por águas calmas, com temperatura amena e qualidade classificada como boa para uso balnear.

O enquadramento paisagístico é de uma beleza sossegada. A zona balnear está inserida numa paisagem serrana onde predominam matos mediterrânicos e vegetação ribeirinha, criando um ecossistema de valor ambiental que a gestão do espaço se compromete a salvaguardar.

A barragem de Odeleite, construída em 1996, é um dos mais importantes reservatórios de água do sotavento algarvio.

A sua albufeira tem uma capacidade útil de 117 milhões de metros cúbicos, um volume que, depois de anos de seca, voltou a encher, tornando possível este projeto há muito aguardado.

Odeleite: muito mais do que uma praia

vista aérea de odeleite

A aldeia de Odeleite, conhecida pelas suas casas brancas que descem suavemente em direção à ribeira, tem um charme próprio que vale a pena explorar.

Quem visitar a praia fluvial terá ainda a oportunidade de descobrir a Ribeira de Odeleite, apelidada de “Rio do Dragão Azul”, um nome surgido após a divulgação de uma fotografia aérea que mostra o traçado sinuoso do rio a lembrar a silhueta de um dragão.

Para os amantes de caminhadas, a região é ponto de partida da trilha PR4 – De perto e de longe, que acompanha a ribeira e passa por localidades como Alcaria, Fonte do Penedo e Moinho das Pernadas.

A aldeia é também atravessada pela Grande Rota do Guadiana (GR15), que segue até Alcoutim, onde começa a Via Algarviana, uma das principais rotas de caminhada do sul de Portugal.

Uma alternativa ao litoral

O Algarve tem muito para além das praias marítimas e a abertura da Praia Fluvial de Odeleite vem reforçar esta ideia.

Para quem procura fugir à azáfama do litoral nos meses de verão, este espaço representa uma alternativa mais tranquila, rodeada de natureza e com todas as condições de segurança e conforto.

Veja também