Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
17 Out, 2019 - 11:27

Prémio Voluntariado Universitário vai premiar projetos solidários

Inês Silva

O Prémio Voluntariado Universitário quer apoiar e distinguir os melhores projetos criados e/ou desenvolvidos por estudantes universitários.

vista de baixo para seis pessoas voluntárias abraçadas

Criado há 4 anos pelo Santander Universidades, o Prémio Voluntariado Universitário pretende distinguir os projetos solidários dos estudantes do ensino superior. A edição deste ano conta com uma motivação adicional, pois o Santander duplicou para 20 mil euros o montante a distribuir pelos vencedores.

Embora a fase de candidaturas abra apenas em outubro, a iniciativa arrancou em maio e decorreu até junho com a realização de workshops no Porto, Coimbra e Lisboa.

No final, vão ser apenas três os projetos que se vão sagrar vencedores do Prémio Voluntariado Universitário (PVU) 2019, que este ano vão arrecadar um montante de 4 mil euros cada um, e não os 3 mil euros atribuídos em 2018, para utilizarem na concretização do seu projeto de solidariedade social, além da mentoria dada pelos especialistas em negócios do Banco Santander.

As outras novidades da 4ª edição do PVU, mantendo-se a par dos prémios principais o PVU Comunicação para o projeto com o melhor vídeo de candidatura, são as sete menções honrosas que vão receber mil euros cada uma.

Na edição de 2018, foi criado um galardão de honra “IES + Voluntária” que foi atribuído à Universidade do Porto por ter sido a instituição com o maior número de candidaturas ao prémio. A esta edição candidataram-se 57 projetos, um número recorde de participação, sendo que mais de metade dos projetos de voluntariado participantes tiveram como foco o combate à pobreza e exclusão social.

Prémio Voluntariado Universitário: objetivos e candidaturas

mãos de jovem a segurar mãos de um idoso com um coração

Objetivos PVU

O PVU visa:

  • Apoiar o desenvolvimento e distinguir as melhores práticas de voluntariado universitário, concorrendo para contribuir para uma sociedade mais justa e equitativa através da sensibilização e divulgação do voluntariado junto de todo o coletivo do ensino superior;
  • Ppromover o voluntariado como exercício de responsabilidade social e cidadania ativa, com benefícios para a sociedade e igualmente para o desenvolvimento das competências pessoais;
  • Valorizar e divulgar as melhores práticas de voluntariado universitário que contribuam para o desenvolvimento do terceiro setor.

Além da distinção pública dos 10 melhores projetos, os três grandes vencedores recebem 4 mil euros para despesas de implementação, mentoria estratégica durante um ano de um diretor sénior do Santander e apoio à comunicação. Adicionalmente é também atribuído um prémio de 1000 euros para o projeto que submeter o melhor vídeo de candidatura.

Candidaturas PVU

O período de candidaturas arranca em outubro e vai decorrer inteiramente online, no site dedicado aos Prémios de Voluntariado Universitário, como já é tradição.

São elegíveis, projetos dirigidos a diferentes faixas etárias e perfis de beneficiários que possam contribuir para a educação/sensibilização, capacitação, inserção profissional, melhoria das condições de vida, entre outros.

Podem apresentar-se igualmente iniciativas já existentes ou novas ideias a desenvolver no contexto local. Os responsáveis pelas candidaturas devem apresentar um vídeo sobre o projeto que pretendem levar a concurso.

Prémio Voluntariado Universitário: edições anteriores

Premiados PVU 2018

8 Hours Overtime for a Good Cause – Instituto Politécnico de Portalegre. O objetivo desta causa é contribuir com o seu know-how para ajudar as pequenas empresas da região a darem passos mais seguros e apelativos, em termos de comunicação, no mercado.

Amal Soap – Universidade Nova de Lisboa: devolver esperança, dignidade e até um meio de subsistência às mulheres sírias refugiadas em Portugal através do fabrico de sabonetes com recurso às ancestrais técnicas que só elas conhecem.

O Meu Lugar no Mundo – faculdades de Economia da Universidade do Porto e da Católica do Porto: acompanhar crianças de contextos vulneráveis do Bonfim, no Porto, para as orientar nos estudos e lhes abrir horizontes, dando-lhes a conhecer muitas outras atividades.

Premiados PVU 2017

Escola Inclusiva – Instituto Politécnico de Viana do Castelo: atuar na comunidade de acordo com as necessidades identificadas pelas instituições parceiras, em todas as áreas e sempre com objetivos de inclusão social.

Herança Madeirense – Universidade da Madeira: dinamizar e divulgar o património da região, promovendo parcerias para a realização de visitas guiadas acompanhadas por voluntários, recebendo em troca donativos que são utilizados para reforçar os apoios sociais aos alunos mais carenciados da Universidade.

MOVE Açores – Porta a Porta – Catolica Lisbon School of Business & Economics: formar famílias desfavorecidas de 3 localidades em S. Miguel (Açores), contribuindo para a sua inclusão social através de maior conhecimento para gestão do orçamento familiar e incentivo à criação de rendimentos alternativos (identificando oportunidades de trabalho / empreendedorismo). Cada intervenção deverá prolongar-se por 6 meses, em que cada voluntário acompanha 2 a 3 famílias (6 voluntários em cada missão).

Premiados PVU 2016

Associação Just a Change – Instituto Superior Técnico e Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa: reabilitação de casas e reparações domésticas profundas a famílias ou pessoas em situação de pobreza habitacional. Ação promovida ao longo do ano em Lisboa e em zonas rurais.

SPOT – Instituto Superior Técnico e Universidade Nova de Lisboa: combate às causas do insucesso escolar de jovens socialmente desprotegidos, dos 6 aos 21 anos de bairros sociais problemáticos de Lisboa.

VO.U. Pirueta – Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar da Universidade do Porto: promoção da dança junto de crianças e idosos de contextos socioeconómicos desfavorecidos, transmitindo conceitos como a disciplina, autoestima e respeito.

Veja também