Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
20 Jul, 2018 - 12:55

Problemas de ligação à Internet no telemóvel? Tente este truque

Luísa Santos

Os problemas de ligação à Internet devem-se, muitas vezes, a questões de software e não do telemóvel. Se tem este problema, temos um truque para si.

Problemas de ligação à Internet no telemóvel? Tente este truque

Alguma vez lhe aconteceu perder a ligação à Internet enquanto se deslocava para determinado sítio? Digamos de outra forma: alguma vez ficou sem ligação enquanto usava, por exemplo, o Google Maps? Infelizmente, os problemas de ligação à Internet são comuns, mas, felizmente, têm uma solução.

O segredo para que, neste caso, essa falha deixe de acontecer, e para que possa continuar a utilizar normalmente o seu pacote de dados, está no Wi-Fi do seu telemóvel, que deve ser desligado. Sim, pode parecer uma afirmação com pouco ou nenhum sentido, mas acredite que essa é uma ação que vai fazer toda a diferença.

Problemas de ligação à Internet: como resolver

problemas de ligação a internet

Estas falhas ocorrem, quase sempre, enquanto se desloca para determinado sítio, isto é, quando está fora de um ambiente controlado. Imagine que tem de se dirigir a uma loja que não sabe bem onde se situa e tem o seu smartphone consigo. O mais provável é recorrer a este e utilizar uma aplicação, como o Google Maps, que lhe indique o trajeto.

Como não se encontra em casa, nem noutro local onde tenha o acesso a uma rede Wi-Fi memorizado, é provável que utilize a sua rede de dados móveis para conseguir uma ligação à Internet e perceber qual o caminho que deve percorrer até chegar à dita loja.

O facto de se ir deslocando ao mesmo tempo que utiliza a aplicação faz com que toda a sua atenção esteja depositada nessa mesma ação, até porque não se quer enganar no caminho. É nesse momento que podem ocorrer os problemas de ligação à Internet que fazem com que a sua rede falhe.

Provavelmente, está a passar por sítios que têm redes Wi-Fi públicas disponíveis para acesso e que não exigem passwords. Se tem a opção de Wi-Fi ativada, é quase certo que o seu telemóvel se tente conectar a uma dessas redes sem que se aperceba – sendo que o Wi-Fi vai sempre sobrepor-se a uma rede de dados móveis.

É por esse motivo que a sua ligação falha, logo, o que aconselhamos é que desative o Wi-Fi em situações como essa, já que o seu smartphone irá tentar conectar-se a redes que, na maior parte das vezes, não têm sequer a força de sinal suficiente para concretizar as tarefas que pretende.

Como tal, tem duas opções para desativar essa funcionalidade e resolver os problemas de ligação à Internet. Tanto em Android como em iOS, o processo é muito semelhante. Das duas, uma: ou desliga o Wi-Fi em situações como a descrita, ou ativa a opção de apenas se conectar a redes disponíveis após a sua autorização.

De qualquer das formas, quase de certeza que vai deixar de ter problemas semelhantes, já que não terá ativas duas maneiras distintas de acesso à Internet. Dessa forma, terá maior controlo ao nível das funcionalidades do seu telemóvel para que, situações semelhantes, não se repitam.

Veja também