Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Nuno Margarido
Nuno Margarido
11 Dez, 2017 - 08:10

8 problemas que não tínhamos antes da internet

Nuno Margarido

Saudades dos anos pré-internet? Descubra 8 problemas que não tínhamos antes da internet surgir e o quão calmo podia ser o dia-a-dia.

8 problemas que não tínhamos antes da internet

O mundo tem ficado cada vez mais pequeno e dar um salto à China está à distância de apenas um clique! As vantagens são mais do que óbvias, certo? Mas a internet não trouxe apenas coisas boas.

Veja 8 problemas que não tínhamos antes da internet surgir e outros que se transformaram completamente com esta nova forma de interagir com o mundo e com o outro.

8 problemas que não tínhamos antes da internet

placeholder-1x1

Medo de viver sem internet

O medo de viver sem internet tinha de aparecer em primeiro lugar nesta lista. Viver sem acesso à internet começa a parecer algo impensável hoje em dia e só de pensar que esta tecnologia só se começou a massificar há cerca de 20 anos… É bastante difícil de imaginar, não é?

Disponibilidade

O acesso à internet e ao mundo digital começou a roubar imenso tempo ao mundo real. Atualmente, vivemos constantemente ligados à internet – na casa, no trabalho, em locais públicos – e é natural que estejamos sempre disponíveis para tudo o que o mundo digital exige: acesso ao e-mail, comunicação através das redes sociais, entre muitas outras coisas.

Informação falsa

Na internet, a informação circula a uma velocidade estonteante. E não importa a veracidade da mesma, interessa que circule. As redes sociais fizeram com que fosse mais fácil espalhar informações falsas e o atual termo “fake news” (notícias falsas, em português) é a verdadeira prova disso.

Informação não necessária

Outro dos problemas da sobrecarga de informação é que os utilizadores acabam por ser bombardeados com muitas informações que não servem para nada e que não lhes interessam.

Hackers a roubar dinheiro

Atualmente, é possível ir ao banco sem deixar o sofá lá de casa. Melhor do que isso, é possível comprar tudo e mais alguma coisa sem sair de casa e nem é preciso saber se as lojas estão abertas ou não! Há, contudo, um grande senão: a possibilidade de ceder informações preciosas a hackers e perder dinheiro. Veja-se, por exemplo, o caso do phishing.

Menos privacidade

O Google Maps é uma excelente app para quem gosta de viajar mas também traz uma grande desvantagem: é necessário ligar o GPS e mostrar às apps que estão instaladas no smartphone o local onde nos encontramos. Tem vantagens? Claro que sim, mas também tem desvantagens.

Amizades

As redes sociais permitem que os utilizadores conheçam pessoas do outro lado do mundo, eliminando as fronteiras terrestres que existem. Mas vão ainda mais longe, permitindo que simples conhecidos se adicionem. Quais são os verdadeiros amigos no meio desses contactos todos?

Todos sabem tudo

Na internet todos são especialistas em qualquer coisa. Mesmo que não sejam! E assim se geram discussões que não levam a lado nenhum.

Veja também: