Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Silva
Inês Silva
20 Set, 2019 - 11:16

Programa Contratação+ vai apoiar atores em início e final de carreira

Inês Silva

O Programa Contratação+ tem uma bolsa de 90 mil euros para apoiar atores em início e no final da carreira. Continue a ler para saber mais.

programa-contratacao-mais

A Fundação GDA e a Gedipe – Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos – lançaram o Programa Contratação+ que visa criar mais oportunidades para o exercício da atividade profissional dos atores até aos 30 anos e a partir dos 60, menos favorecidos pelas condições existentes nas áreas do cinema e da televisão, facilitando a sua contratação por parte dos produtores do audiovisual.

Programa Contratação+: objetivos, destinatários e condições de acesso

Objetivos

O programa foi criado para dar vários tipos de resposta:

  • Promover a contratação por parte do setor audiovisual, através da atribuição de apoios parciais à remuneração dos artistas;
  • Promover o acesso ao exercício da atividade profissional no setor do audiovisual, por parte dos artistas que se encontram em início de carreira ou que tenham carreiras mais prolongadas;
  • Incentivar a contratação de atores jovens, recém-licenciados, e promover e auxiliar a sua inserção no mercado de trabalho no âmbito do sector audiovisual;
  • Facilitar a reintegração funcional e profissional dos artistas seniores através de processos de envelhecimento ativo;
  • Combater a precariedade do mercado de trabalho no setor das artes e as deficiências observadas nos mecanismos de proteção social e de apoio ao envelhecimento existentes no país;
  • Prolongar a vida útil dos artistas com carreiras mais longas;
  • Facilitar os processos de seleção e contratação dos artistas por parte dos produtores e responsáveis artísticos do setor do cinema e audiovisual.

Destinatários e condições de acesso

O programa Contratação+ é destinado a atores e atrizes profissionais de nacionalidade portuguesa, ou com residência fiscal em território nacional, com idade igual ou inferior aos 30 e a partir dos 60 anos.

Apenas são elegíveis para este programa profissionais que não tenham rendimentos declarados provenientes do setor audiovisual nos últimos 12 meses superiores a 5 mil euros, que não tenham auferido um rendimento anual, no último ano fiscal, superior a 20.000€ brutos.

O Programa não se aplica aos atores que fiquem com papéis de protagonistas nas obras candidatas aos apoios.

A apresentação das candidaturas depende da inscrição prévia através do site da Fundação GDA. Saiba mais sobre o Programa Contratação+.

Veja também