Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
27 Mar, 2020 - 14:05

Conheça todas as propriedades e benefícios do ovo

Teresa Campos

As propriedades e benefícios do ovo fazem deste um alimento super rico e vantajoso para o nosso organismo. Perceba porquê.

propriedades e benefícios do ovo

O ovo é um dos alimentos mais versáteis que existe. Ele pode ser cozido, escalfado, mexido ou estrelado. Além de ser sempre delicioso, as propriedades e benefícios do ovo fazem deste um alimento a privilegiar na nossa dieta alimentar.

Outro aspeto importante a considerar é que tanto a clara, como a gema são fonte de nutrientes relevantes, como proteínas, vitaminas e minerais, todos eles muito úteis à nossas saúde e ao bom funcionamento do nosso organismo. Portanto, fique a saber mais sobre as propriedades e benefícios do ovo e aprenda a tirar o melhor partido desse ingrediente.

Principais caraterísticas do ovo

O ovo é rico em ácidos gordos saturados e insaturados, proteínas, aminoácidos, minerais e vitaminas. Trata-se de uma proteína de alto valor biológico, com muitas vantagens para o organismo. As propriedades e benefícios do ovo fazem dele um alimento a incluir na nossa dieta alimentar com alguma regularidade.

ovo está estragado

O ovo é, ainda, rico em vitamina B8, responsável pelo metabolismo e transporte de lipoproteínas e, também, pela transmissão de impulsos nervosos. Por essa razão, algumas das propriedades e benefícios do ovo estão relacionados com a melhoria da memória, por exemplo. Fique a saber mais sobre este alimento delicioso e super vantajoso para o seu organismo.

Durante algum tempo, o ovo foi visto como uma fonte de colesterol. Porém, hoje em dia, sabe-se que comer 3 a 7 ovos por semana não traz quaisquer malefícios para o nosso organismo, não se devendo ultrapassar a dose recomendada de 1 ovo por dia. Idealmente, deve cozinhar o ovo de uma forma saudável, ou seja, recorrendo a pouca gordura e a uma gordura saudável.

Comer ovo em excesso

Ultrapassar a dose diária recomendada de ovo pode pôr em causa o seu bem-estar e saúde, sobretudo se sofrer de alguns problemas como intolerância ou colesterol alto.

Exagerar na quantidade de proteína consumida pode sobrecarregar os rins e, também, o fígado, especialmente se ingerir o ovo juntamente com outra(s) proteína(s).

Embora haja estudos que defendam o livre consumo de 2 a 3 ovos por dia, em pessoas saudáveis, a verdade é que, na generalidade dos casos, 1 ovo por dia é mesmo a porção mais sensata e segura.

Propriedades e benefícios do ovo

Melhora o sistema muscular

Como é rico em proteína, o ovo mantém o bom funcionamento muscular, além de contribuir para a manutenção e para o aumento da massa magra.

Contribui para o bom funcionamento do cérebro

As vitaminas e os minerais do ovo melhoram o funcionamento das células nervosas, regulando atividades e competências do cérebro como a memória.

Fornece energia

O ovo tem vitaminas e minerais que ajudam a produzir energia para todas as células do corpo.

Fortalece o sistema imunitário

O ovo mantém o sistema imunitário saudável, pois as suas vitaminas e minerais fortalecem as células de defesa do organismo.

A melhor alimentação para fortalecer o sistema imunitário
Veja também A melhor alimentação para favorecer o sistema imunitário

Diminui o risco de doenças cardíacas

A colina encontra-se no complexo de vitaminas B que o ovo possui e desempenha um papel fundamental na eliminação de um aminoácido, a homocisteína, a qual está associada ao desenvolvimento de doenças cardíacas.

Melhora a visão

A luteína e a zeaxantina são carotenoides presentes no ovo que ajudam a prevenir a degeneração macular dos olhos. Essas substâncias são capazes de evitar a catarata e a retinose pigmentar.

ovos-mexidos

Ajuda na perda e manutenção do peso

A proteína do ovo prolonga a sensação de saciedade, reduzindo a ingestão de calorias e controlando o peso.

Melhora a saúde óssea

Como possui cálcio e fósforo, o ovo fortalece os ossos e evita doenças como a osteoporose.

Previne a anemia

O ovo é rico em ferro, por isso é um alimento particularmente recomendado para quem sofre de anemia.

Receita de omelete de legumes

Ingredientes

2 ovos

1 chávena de chá de legumes refogados, a gosto

2 colheres de sopa de aveia

1 colher de chá de salsa picada

1/2 colher de sopa de azeite

Sal e orégãos, a gosto

Modo de Preparação

  1. Bata os ovos num recipiente e junte-lhes a aveia, a salsa, os orégãos e o sal.
  2. Depois, adicione os legumes refogados e misture mais um pouco.
  3. Coloque a mistura numa frigideira antiaderente já quente e com azeite e deixe cozinhar até se soltar da frigideira.
  4. Vire a omelete e deixe mais alguns minutos.
  5. Retire do lume e sirva quente.
Veja também