Já começou a época de entrega das declarações de IRS, que este ano se prolonga até dia 30 de junho. E se preenchê-lo lhe pode parecer ser uma complicação, pelo tempo e atenção que exige para verificar se todos os valores estão corretos, a verdade é que esta tarefa também tem um lado positivo: o reembolso do IRS (para os contribuintes que têm direito a ele).
Uma das questões que os contribuintes mais fazem nesta altura é “quanto vou receber de IRS”? Nas próximas linhas dizemos-lhe como pode ficar a saber a resposta para esta pergunta.
Quanto vou receber de IRS: a via tradicional
É certo que pode ir pela forma tradicional: ler toda a legislação, apontar todas as regras orçamentais previstas para este ano, pegar numa calculadora, somar todos os rendimentos e subtrair todas as despesas declaradas (aplicando as respetivas taxas de dedução) e depois aplicar a taxa de IRS correspondente ao escalão em que se encontra.
Porém, se não é especialista na matéria há sempre um risco: pode esquecer-se de alguma rubrica ou enganar-se na aplicação das taxas e, nesses casos, o valor que espera vir a receber pode ser substancialmente diferente do montante efetivo.
Quanto vou receber de IRS: simulações
Uma forma mais assertiva e simples de saber quanto vai receber de IRS é fazer simulações e aqui tem várias opções.
Não é demais salientar que os simuladores dão apenas resultados aproximados, de acordo com os dados introduzidos. Os valores sugeridos pelos simuladores devem ser tomados como indicativos e não vinculativos. Isto para gerir as suas próprias expectativas.
1. Portal das Finanças
Simulação online quando entrega a declaração
Ao entregar a sua declaração de IRS pode efetuar uma simulação no portal das finanças e saber se vai ter que pagar ou receber, bem como os respetivos montantes.
Para poder fazer esta simulação deve, após preencher a declaração de IRS no seu diretório no Portal das Finanças, gravá-la e validá-la para identificar possíveis erros ou apenas validá-la, caso disponha de IRS automático e esta já esteja previamente preenchida.
Finalmente pode clicar em “simular” para conhecer o montante a receber de IRS. Pode repetir o processo de preenchimento, validação e simulação quantas vezes quiser, antes de decidir submeter definitivamente a sua declaração.
Simulação offline
A Autoridade Tributária também lhe dá a possibilidade de preencher a declaração de IRS e fazer a respetiva simulação offline, desde que descarregue para o seu computador a Declaração Modelo 3. Para isso deve, no Portal das Finanças clicar em em download. Depois de preencher a declaração de IRS pode gravar, validar e simular exatamente como faria se estivesse online.
2. Simulador DECO
A DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor – desenvolveu também um simulador de IRS que além de lhe permitir saber quanto pode receber de IRS, tem outras vantagens: ajuda-o a preencher a declaração e a verificar se está bem preenchida.
3. Simulador Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC)
No caso dos profissionais liberais, por vezes existem mais dúvidas no IRS e nos montantes a receber/pagar, sendo que algumas especificidades podem não ser devidamente cobertas pelos simuladores anteriores.
A pensar nisso, a OCC desenvolveu um simulador dedicado aos profissionais liberais e empresários em nome individual – regime simplificado da categoria B do IRS.
Uma das características relevantes deste simulador é permitir fazer comparações entre o resultado obtido em 2017 e em 2018, considerando as alterações introduzidas pelo Orçamento do Estado em 2018.
O simulador está disponível na versão para a internet, em documento Excel ou num documento com casos práticos.
Quando vai receber o IRS?
Além de saber “quanto vou receber de IRS”, também é importante saber “quando vou receber o reembolso de IRS”.
De acordo com a AT e conforme previsto no artigo 77.º do Código do IRS, até 31 de julho de 2019 será feito o reembolso de IRS a todos os contribuintes que a ele tenham direito. Mas os prazos de reembolso do IRS dependem da data em que cada contribuinte submeteu a sua declaração online.
Alguns contribuintes podem receber o reembolso 11 dias depois de entregar a declaração de IRS.
Veja também: