Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
01 Jul, 2019 - 16:32

10 razões que estão a adiar o sucesso profissional

Catarina Milheiro

Nada se consegue de um dia para o outro, é certo. Mas podem haver razões que estão a adiar o sucesso profissional que tanto procura sem que dê conta disso.

razões que estão a adiar o sucesso profissional
O artigo continua após o anúncio

Não entende por que motivo está a demorar tanto tempo a atingir o que tinha planeado para a sua carreira? Descubra 10 razões que estão a adiar o sucesso profissional e encontre a sua resposta.

Primeiramente, é importante que todos nós consigamos compreender que quase ninguém obtém sucesso de um modo instantâneo.

Por isso mesmo, se tem um negócio com o qual não está a ganhar dinheiro ou se ainda não conseguiu ser promovido, podem existir alguns motivos que o estão a impedir de alcançar o sucesso.

Quer saber quais? Atente bem ao que temos para partilhar consigo.

Quais as razões que estão a adiar o seu sucesso profissional?

colegas de trabalho felizes

1. Não investir nas tarefas de maior importância

Está claro que o sucesso é alcançado depois de muito suor e trabalho árduo. No entanto, é crucial que esse trabalho seja feito de uma forma apropriada.

Se o seu objetivo é atingir o sucesso profissional, deve fazer uma seleção das tarefas que realmente são importantes e sem as quais o seu negócio, as suas finanças ou relacionamentos não melhoram.

2. Ainda não ter falhado o suficiente

Uma das razões que contribui para o sucesso profissional e pessoal de qualquer indivíduo é ter (obrigatoriamente) de falhar.

Ou seja, para que qualquer pessoa tenha sucesso é essencial que falhe e que aprenda com isso – o fracasso é um passo essencial para o sucesso.

O artigo continua após o anúncio

Desafie-se diariamente, não tenha medo de errar e tire proveito dos seus erros para aprender coisas novas. Desta forma tomará as decisões certas sempre que encontrar um novo desafio.

3. Querer atalhar caminho

A verdade é que para conseguir atingir o sucesso profissional, não deve ter a ideia de que existem atalhos para chegar onde quer de uma forma mais rápida.

Isto é, se o seu objetivo é realmente alcançar o sucesso, deve pensar no seu percurso como uma caminhada longa e com bastantes obstáculos pelo meio. Seja paciente e prepare-se para batalhar pelo que realmente quer obter na sua vida profissional.

4. Demasiada pressão para alcançar o sucesso

Atualmente parece existir uma pressão, principalmente sobre os mais jovens, para que atinjam rapidamente determinadas metas tidas como expectáveis. Contudo, esta pode ser, efetivamente, uma das razões que contribui para adiar o sucesso profissional.

É muito importante que as pessoas compreendam que cada um tem o seu próprio timing, e que não deve ser exercida nenhum tipo de pressão sob os indivíduos.

Assim, é natural que algumas pessoas tenham sucesso logo aos 20 anos e outras só aos 50 ou 60 anos.

5. Ter medo de falhar

O fracasso é assustador para qualquer um. A maioria dos profissionais preocupa-se mais em não falhar e não perder, do que propriamente em ganhar.

Não tenha medo de falhar e das perdas que pode ter ao longo do seu percurso. Afinal, é com elas que terá a oportunidade de perceber onde errou e o que pode fazer para melhorar e crescer.

O artigo continua após o anúncio

6. Concentrar-se somente nos erros e aspetos negativos

Todos nós sabemos que é importante que seja exigente consigo mesmo. No entanto, não deve concentrar-se unicamente nos seus erros e aspetos negativos ao ponto de se sentir impedido de agir e tomar decisões.

Faça um esforço e concentre-se também nos aspetos positivos que o rodeiam – não se deixe prejudicar pelo medo das consequências adjacentes às suas decisões.

Assuma riscos e vai ver que se irá sentir muito mais satisfeito a nível profissional.

amizade no local de trabalho

7. Não reajustar os seus objetivos

É natural que, com o passar do tempo, olhe para os seus objetivos de uma forma detalhada, mas sem que consiga visualizar a situação geral.

Faça uma reflexão aprofundada do seu objetivo e reavalie alguns aspectos que possa querer modificar. É natural que, com o passar do tempo, queiramos ajustar ou alterar completamente aquilo em que tínhamos pensado anteriormente.

Não tenha medo de modificar aquilo que o motiva. Não redefinir os seus objetivos pode ser aquilo que o está a impedir de alcançar o sucesso.

8. Ignorar que as grandes coisas levam tempo

Para poder atingir o sucesso profissional, é essencial compreender que as grandes coisas e os grandes objetivos levam o seu tempo. 

Não tenha pressa, até porque costuma ser incompatível com a perfeição, e lembre-se que quanto maior for o seu objetivo, mais tempo precisará para o desenvolver e aperfeiçoar.

O artigo continua após o anúncio

9. Estar demasiado focado no seu ego

Se, por algum motivo, ainda não atingiu o sucesso, o problema poderá estar no seu próprio ego.

Não ter medo de pedir ajuda aos colegas de trabalho ou às pessoas mais próximas é sinónimo de maturidade e crescimento pessoal. Por isso, esqueça que pode ser mais inteligente do que os outros e aproveite a mente dos que o rodeiam para obter os resultados que tanto procura.

10. Estabelecer metas irrealistas ou sem inspiração

Se optar por definir metas inalcançáveis e totalmente irrealistas para si mesmo, poderá entrar numa espiral negativa e impedir o alcance do sucesso profissional.

Pense connosco: não se torna muito mais fácil quando definimos metas pequenas e a curto prazo? Quando isto acontece e quando conseguimos derrubar cada uma das metas que definimos anteriormente, o resultado é muito mais satisfatório e a sensação é de sucesso.

À medida que o tempo passa e vai alcançando essas metas mais pequenas, vai ganhar inspiração e conseguir torná-las em grandes metas e de alta importância para o alcance do seu sucesso.

Sucesso profissional: um objetivo comum a todos

É importante que tenha bem clara a ideia de que o alcance do sucesso depende somente de cada um.

O objetivo de praticamente todos os profissionais é crescer, quer seja através de um negócio criado por eles próprios, ou através da entrada e progressão no mundo corporativo.

O primeiro passo para caminhar rumo ao sucesso profissional é a compreensão de que ninguém obtém sucesso do dia para a noite, nem de forma instantânea.

Se, por algum motivo, ainda não foi promovido na empresa onde trabalha, ou se ainda não conseguiu pôr em prática a sua ideia de negócio, isso não significa que não irá acontecer.

Analisar o que está a correr mal e alterar o rumo da sua vida profissional será um bom ponto de partida para alcançar o sucesso.

Veja também