Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
07 Mar, 2019 - 11:00

Receitas antioxidantes: previna o envelhecimento prematuro

Teresa Campos

Não interessa a sua idade! As receitas antioxidantes destinam-se a todos aqueles que gostam e querem preservar o mais possível o bem estar do seu organismo.

Receitas antioxidantes: previna o envelhecimento prematuro

As receitas antioxidantes parecem poções mágicas, compostas por ingredientes super poderosos, capaz de atrasar o relógio biológico e reverter a passagem do tempo a nossa favor. Veja, por isso, estas receitas antioxidantes como receitas, sim, mas também como uma espécie de medicamentos naturais, uma vez que têm mais efeito do que qualquer suplemento vitamínico à venda no mercado.

Conheça os 5 sumos funcionais que lhe trazemos e surpreenda-se com o seu sabor.

Receitas antioxidantes: sumos milagrosos para prevenir o envelhecimento celular

Resultado de imagem para site: e-konomista.pt receitas detox

Sumo contra os radicais livres

Ingredientes
300ml de sumo de maçã
100 ml de chá verde com limão
80ml de clorofila

Modo de Preparação

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.

Benefícios: A combinação de todos os ingredientes oferecem vitaminas e minerais, enzimas e aminoácidos que tornam o suco digestivo funcional e protéico. A clorofila ajuda no fornecimento de energia para o dia-a-dia, pois possui a mesma estrutura molecular da hemoglobina, célula do sangue responsável pelo transporte de oxigénio em todo o nosso corpo. Para ajudar no combate aos radicais livres, o chá verde dá o toque final graças à sua ação antioxidante no organismo. Os radicais livres em excesso causam um envelhecimento precoce, além de problemas de saúde graves, como as doenças de coração e certos tipos de cancro.

Sumo contra os malefícios do cigarro e da poluição

Sumo

Fonte: Pexels/Pixabay

Ingredientes
200 ml de sumo de uva
100 ml de sumo de laranja
6 morangos
1 c. de sobremesa de gengibre ralado

Modo de Preparação

  1. Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva gelado.

Benefícios: O morango é rico em ácido elágico, substância antioxidante que ajuda a destruir algumas toxinas contidas no fumo do cigarro e na poluição. O gengibre possui óleos essenciais que estimulam a circulação e é excelente para aliviar tosse, gripe e resfriado. Entre os principais óleos, encontra-se o gingerol, substância que inibe inflamações nas articulações sendo, por isso, principalmente indicado para as pessoas que sofrem de artrite. Combinando estes compostos com a uva e a laranja, temos um sumo que é fonte de vitaminas A e C, além de muitos antioxidantes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce, hipertensão, doenças circulatórias, cardiovasculares e cancro.

Sumo à base de leucoantocianidinas

Ingredientes
200 ml de sumo de uva
100g de manga
1 c. de café de gengibre ralado

Modo de Preparação

  1. Liquidifique todos os ingredientes com duas pedras de gelo e sirva imediatamente.

Benefícios: Esta receita é rica em leucoantocianidina, um agente antioxidante 60 vezes mais poderoso que a vitamina C. Combinado com manga e gengibre, o sumo torna-se rico em cor e sabor.

Sumo anti-inflamatório

Ingredientes
200 ml de sumo de uva
3 sementes de cardamomo
1 c. de sopa de camu-camu em pó
Gelo, q.b.

Modo de Preparação

  1. Liquidifique todos os ingredientes e sirva imediatamente.

Benefícios: O camu-camu é uma fruta da Amazónia, rica em antioxidantes. Combinada com o cardamomo – que tem propriedades anti-inflamatórias -, e com o sumo de uva – rico em vitamina C -, esta sumo torna-se extremamente antioxidante, saboroso e muito aromático.

Sumo resveratrol

Sumo

Fonte: Pexels/Lisa Fotios

Ingredientes
300 ml de sumo de uva
100 ml de sumo de laranja
1 chávena de espinafres
1 c. de chá de farinha de semente de uva
2 cubos de gelo

Modo de Preparação

  1. Liquidifique todos os ingredientes e sirva imediatamente.

Benefícios: O resveratrol é uma molécula encontrada nas sementes e cascas da uva. Esta substância antioxidante diminui a tensão arterial e impede que o colesterol sofra oxidação, promovendo o aparecimento das placas de ateroma – placas de gordura que podem obstruir vasos e artérias e provocar enfarte ou AVC. O sumo de uva e as sementes de uva combinados com o sumo de laranja e os espinafres compõem um sumo colorido e super rico em substâncias antioxidantes.

Depois de conferidos os benefícios destas receitas antioxidantes, já não restam dúvidas de que estes sumos são mesmo para incluir no seu dia-a-dia, certo? Mesmo que se sinta bem consigo e o seu corpo não lhe tenha dado muitas dores de cabeça até então, experimente estas receitas antioxidantes, pois verá como elas são capazes de injetar em si uma dose bem elevada de energia e fazer com que se sinta verdadeiramente renovado!

Veja também: