Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Viviane Soares
Viviane Soares
24 Jul, 2018 - 00:00

Receitas do Xisto: Migas de chocolate

Viviane Soares

Trazemos-lhe outra das Receitas do Xisto: migas de chocolate. Esta iguaria da doçaria regional beirã é simplesmente deliciosa. Experimente confeccioná-la!

Receitas do Xisto: Migas de chocolate

Partilhamos consigo outra das Receitas do Xisto: migas de chocolate, que integra a Carta Gastronómica das Aldeias do Xisto. É um exemplo da doçaria regional das aldeias beirãs e ideal para um lanche indulgente. A receita que partilhamos foi-nos gentilmente cedida pela Sra. D. Alexandrina Barata, da Aldeia do Xisto de Martim Branco, no concelho de Castelo Branco. Experimente confeccioná-la e depois diga-nos se não é excepcionalmente deliciosa!

Receitas do Xisto: Migas de chocolate

Receitas Xisto: migas de chocolate

Ingredientes

– 1 tablete de chocolate de 125 gramas
– 2 ovos
– 3 colheres de açúcar amarelo
– Pão

Modo de preparação

1. Ponha água a ferver num tacho
2. Quando a água estiver a borbulhar, coloque o chocolate raspado, e dois ovos bem batidos com duas colheres de açúcar amarelo
3. Deixe ferver até tudo ficar bem cozido
4. Coloque as migas em fatias de carcaça
5. Sirva acompanhadas com leite quente

Já que a receita nos chega de Martim Branco, aproveitamos para divulgar um dos restaurantes da aldeia, no qual poderá provar mais receitas do Xisto. Ora espreite!

Restaurante Bem Me Quer: para petiscar em Martim Branco

Receitas Xisto: migas de chocolate
Receitas Xisto: migas de chocolate

O Restaurante Bem Me Quer integra a unidade de turismo rural Xisto Sentido e serve os melhores produtos das terras do interior centro do país.

Além do Menu de Degustação, no qual poderá provar algumas das especialidades da casa a um preço simpático, sugerimos ainda que prove o cabrito no espeto, a cabra na caçola, as costeletas de borrego no carvão ou, para um almoço aconchegante, a feijoada à Beirã, com enchidos caseiros, carnes variadas e feijão da horta.

Para sobremesa, peça a torta de laranja com pingo de mel, as papas de carolo ou as deliciosas farófias. Difícil será escolher apenas uma destas iguarias.

O que visitar?

Depois do almoço, e para ajudar a digestão, aproveite para conhecer as Aldeias do Xisto desta região do Tejo-Ocreza. Além de Martim Branco, poderá ainda visitar Água Formosa, Sarzedas e Figueira. Por aqui encontrará paisagens deslumbrantes, praias fluviais paradisíacas, gentes hospitaleiras e muita tranquilidade. Para um fim-de-semana diferente, trace o roteiro com estas sugestões. As aldeias beirãs têm um efeito retemperador. Consulte a plataforma de booking das Aldeias do Xisto e, à distância de um clique, reserve alojamento, restaurantes e outras experiências sem ter de se preocupar com mais nada. Venha daí, faça as malas e boa viagem!

Veja também: