Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ekonomista
Ekonomista
31 Jul, 2020 - 10:47

Segurança Social: tem até hoje para entregar declaração trimestral

Ekonomista

Termina hoje, 31 de julho, o prazo de entrega da declaração trimestral para os recibos verdes. Coima por falha na entrega varia entre os 50 e os 250 euros.

recibos verdes prazo da entrega da declaração trimestral

Os trabalhadores a recibos verdes têm até ao final desta sexta-feira, 31 de julho, para entregarem a declaração trimestral da Segurança Social referente aos rendimentos auferidos nos meses de abril, maio e junho de 2020.

Estes valores servem para o cálculo das contribuições dos meses de julho, agosto e setembro de 2020.

A submissão da declaração trimestral é efetuada obrigatoriamente através do site da Segurança Social Direta.

Já o pagamento da prestação é mensal e tem de ser feito entre os dias 10 e 20 do mês seguinte em relação ao rendimento recebido. A título de exemplo, a contribuição de julho tem de ser paga entre os dias 10 e 20 de agosto.

Aos trabalhadores que, no âmbito das medidas sociais implementadas para dar resposta à pandemia, estejam a receber o apoio extraordinário à redução da atividade económica, a Segurança Social lembra que este apoio financeiro “não é declarado na declaração trimestral, tendo apenas de ser declarados os rendimentos recebidos pelo exercício da atividade independente”.

Já “o apoio financeiro recebido pelo apoio excecional à família é declarado na declaração trimestral como prestação de serviços”, esclarece no seu site.

Recorde-se ainda que a falha na entrega da declaração trimestral no prazo estipulado constitui uma contraordenação, estando sujeita ao pagamento de uma coima entre os 50 e os 250 euros.

Veja também