Marta Maia
Marta Maia
14 Fev, 2019 - 05:59
Redutores de caudal: a magia da multiplicação com a água de casa

Redutores de caudal: a magia da multiplicação com a água de casa

Marta Maia

Vale a pena investir em redutores de caudal para as torneiras de casa? Veja os argumentos mais fortes e faça uma escolha informada.

O artigo continua após o anúncio

Se sente um ligeiro aperto de ansiedade no peito sempre que está prestes a abrir a carta ou o e-mail com a fatura da água, saiba que não está sozinho – mas saiba também que quem sofre desse mal já aprendeu, na maioria das vezes, a lição mais importante de poupança: instalou redutores de caudal nas torneiras.

Os redutores de caudal são um verdadeiro milagre tecnológico, porque fazem aquilo a que na gíria se chama “fazer omeletes sem ovos”: eles fazem sair da torneira a mesma água, mas gastando menos água.

Confuso? Só até perceber do que se trata, acredite. Quando terminar de ler este artigo garantimos que o seu primeiro impulso vai ser procurar por estas maravilhas da pichelaria.

O que são redutores de caudal?

redutores de caudal

Começamos, como habitualmente, pelo mais simples: os redutores de caudal são pequenos aparelhos que se instalam nas torneiras para diminuir o consumo de água e, com isso, fazer descer a conta no final do mês.

Como funcionam?

Os redutores de caudal são peças metálicas que se aplicam na ponta das torneiras. Eles reduzem a quantidade de água que passa e substituem a água retirada por ar – ou seja, torneiras com estes dispositivos libertam uma mistura de água com oxigénio que reduz a quantidade de líquido sem perder a pressão.

Onde pode aplicar redutores de caudal?

Os redutores de caudal podem ser aplicados nas torneiras comuns e nos chuveiros. O sistema de substituição de água por ar funciona da mesma forma nos dois casos.

Como se aplicam?

Uma das grandes vantagens dos redutores de caudal é que não precisa de ser um especialista para aplicá-los nas torneiras lá de casa. Basta desenroscar a ponta das torneiras, aplicar o redutor e já está.

No caso dos chuveiros, o redutor é aplicado entre a ponta do tubo e a pega do chuveiro. Assim, para instalar o aparelho tem de desenroscar a pega, instalar o dispositivo e voltar a enroscar.

O artigo continua após o anúncio

Onde pode comprar?

Qualquer loja de bricolage tem redutores de caudal para venda, quer online, quer offline. Também a maioria das drogarias conseguem vender-lhe estes dispositivos de poupança.

Nota-se diferença na água que sai?

Diferença vai sempre notar, mais que não seja porque a composição do que sai da torneira é diferente. A água que sai de torneiras com redutores de caudal muda ligeiramente de cor e provoca uma sensação mais leve na pele (porque é menos pesada, tem mais ar).

Em todo o caso, do ponto de vista da lavagem não sente diferença nenhuma: molha na mesma e sai com pressão mais do que suficiente para tirar champô, espuma ou o que mais queira.

Quanto custam os redutores de caudal?

Esta é outra boa notícia sobre os redutores de caudal: o preço é baixo, tão baixo que o retorno do investimento demora muito pouco a completar-se. Um redutor de caudal custa cerca de cinco euros nas lojas acima referidas – sendo que, obviamente, o preço varia consoante as marcas, a qualidade e o tipo de produto.

Quanto pode poupar se instalar redutores de caudal?

redutores de caudal

A avaliar pelas caixas onde os redutores de caudal vêm embalados, pode apontar-se para uma poupança na ordem dos 60% no consumo de água. No entanto, uma perspetiva mais realista contaria com uma poupança na ordem dos 50% – que, ainda assim, é uma ótima percentagem.

Onde compensa mais instalar redutores de caudal?

Claro que cada um sabe onde gasta mais água, mas, regra geral, as áreas críticas da maioria das casas são os chuveiros, as torneiras de lavatório e as torneiras da cozinha. Os banhos longos estão no pódio do consumo exagerado de água, mas a constante lavagem de mãos e os trabalhos na cozinha (cozinhar, lavar a loiça, limpar) também pesam na conta mensal.

O ideal, contudo, é que pondere instalar redutores de caudal em todas as torneiras da casa. Já que o investimento é pequeno, aproveite e resolva tudo de uma vez.

Cuidados a ter na instalação

Os redutores de caudal são muito simples e isso torna-os amigos do utilizador, mas não deixam de existir cuidados essenciais a ter em conta quando vai comprar estas ferramentas.

O artigo continua após o anúncio

Antes de mais, faça as contas ao que precisa antes de sair de casa: quantos redutores são para torneiras e quantos são para chuveiros. Os encaixes podem não ser iguais.

Depois, observe bem as suas torneiras antes de comprar os redutores de caudal: diferentes torneiras têm diferentes tamanhos e estilos e pedem redutores de caudal diferentes e com características próprias. Evite comprar ao engano e saiba exatamente de que tipo de redutores de caudal precisa quando entrar na loja para comprar.

Alternativas que deve conhecer

Por não serem uma tecnologia de ponta inventada ontem, os redutores de caudal já viram nascer concorrência e alternativas no mercado. A mais forte é mesmo a das torneiras, que já são feitas com redutores de caudal integrados.

Assim, se ainda está em fase de construção ou remodelação da sua casa ou quarto de banho, vale a pena ponderar a compra de torneiras que já tenham redutores de caudal – assim evita andar a acrescentar tudo posteriormente.

Falando em torneiras com redutores de caudal, também é muito importante que não vá a correr comprar os dispositivos sem antes confirmar se as suas torneiras não têm já essa tecnologia: ela é muito comum em casas de construção mais recente, e, não sendo possível instalar redutores de caudal uns por cima dos outros, arrisca-se a fazer um mau investimento.

Voltando, assim, à questão sobre se vale ou não a pena investir nestes objetos, a resposta é um redondo e claro sim. Os redutores fazem cair a conta da água no fim do mês e são um enorme contributo para a redução do impacto ambiental. Sendo baratos e de duração quase eterna (e sem nenhuma manutenção), não podiam ser um melhor negócio.

Veja também:

Partilhar Tweet Pin E-mail WhatsApp