Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
11 Jan, 2024 - 11:44

4 dicas para remover manchas do colchão

Catarina Milheiro

Precisa de remover manchas do colchão da sua cama? Temos alguns truques e dicas que o vão ajudar neste processo. Saiba quais são.

Remover manchas do colchão é uma das tarefas de limpeza de rotina da casa. Se não sabe como executá-la e se o seu colchão tem algumas marcas que gostava que desaparecessem, além de odores incómodos, este artigo é para si.

Porque se trata de um objeto que está sujeito a poeira, acumulação de ácaros e fluídos que podem causar alergias de pele ou doenças respiratórias, existem algumas dicas infalíveis para o limpar de forma eficaz.

Como remover manchas do colchão: 4 truques e dicas essenciais

Todos sabemos que uma boa noite de sono é crucial para recuperar a mente e o corpo.

Para que seja possível ter um sono descansado, há diversos fatores que estão em causa: o silêncio, a temperatura, o relaxamento do corpo e a limpeza do colhão onde dormimos.

Isto significa dizer que não basta apenas escolhermos um bom colchão. Há que saber limpá-lo da forma correta, uma vez que ele é o responsável por receber o nosso corpo inteiro.

Torna-se, portanto, essencial aprender a remover manchas do colchão, assim como fazer a correta higienização de toda a roupa da cama. Isto porque para noites de sono onde não exista qualquer tipo de desconforto é preciso ter a certeza de que o colchão está devidamente limpo e com cheiro agradável – para além, claro, de estar sem manchas.

As desagradáveis manchas podem estar presentes devido a diversas situações: desde acidentes com bebidas ou alimentos que acabem por manchar o colchão até às manchas comuns da própria utilização.

Para conseguir remover as marcas do seu colchão, experimente as dicas que temos para si.

1.

Misture meio copo de água morna com meio copo de vinagre

Há quem aprecie disfrutar de um bom copo de vinho ou de petiscar qualquer coisa na cama enquanto assiste a uma série ou um filme. Mas quando derramamos uma bebida ou alimento com bastante corante em cima do colchão, acabam por ficar manchas difíceis de retirar.

Quando isso acontece, é essencial fazer de imediato a limpeza para que o corante não fique impregnado nas fibras do colchão. Para isso, utilize uma toalha limpa e coloque sobre o local – o objetivo é retirar o excesso de líquido ou corante.

Depois, misture meio copo de água morna com meio copo de vinagre de álcool e misture bem. Com a ajuda de um pano limpo, molhe na solução criada e vá esfregando apenas a zona da mancha.

Para que a mancha não se espalhe, o ideal é apertar bem o local e ir alternando entre a remoção do excesso da mistura aplicada com o processo de limpeza e a nova aplicação até que a mancha desapareça.

mulher a segurar tabuleiro com vinagre para limpeza e outros produtos
Veja também Vinagre para limpeza doméstica: conheça mais de 15 usos
2.

Bicarbonato de sódio e água

Se o seu colhão apresenta algumas manchas amarelas, saiba que existem várias dicas para acabar com elas.

Uma das sugestões passa por misturar 3 colheres de bicarbonato de sódio com meia chávena de água e aplicar diretamente a mistura sobre a mancha. Com a ajuda de uma escova pequena de cerdas macias, esfregue o local. No final, basta deixar a mistura secar e remover a solução com uma esponja humedecida.

Caso esta opção não resulte, experimente passar um pano húmido com vinagre branco sobre a mancha, antes de aplicar qualquer tipo de detergente, por exemplo. Para finalizar, passe um pano húmido para remover os vestígios do vinagre.

Para além disto, a água oxigenada também pode ser um ótimo aliado na remoção de manchas amarelas. Para o efeito, utilize um pouco de algodão embebido em água oxigenada e aplique sobre a mancha. No final, limpe o colchão com a ajuda de um pano húmido.

bicarbonato de sódio e limão
Veja também Bicarbonato de sódio: um aliado nas limpezas
3.

Detergente neutro e água oxigenada

Não importa a causa. A verdade é que as manchas de sangue no colchão são muito frequentes e parecem ser um autêntico desafio para resolver.

Por isso, quanto mais rápido a mancha for removida do colchão, mais fácil será todo o processo. Uma das dicas mais eficazes, passa por utilizar um pano húmido com poucas gotas de um detergente neutro para esfregar no local.

Se não conseguir remover por completo a mancha, experimente recorrer à água oxigenada. Pode embeber algumas gotas num pouco de algodão e aplicar diretamente.

Outra sugestão para remover manchas de sangue passa por usar água fria com sal sobre a mancha. Deixe atuar durante uma hora e no final, basta limpar com água e deixar secar.

4.

Água morna, sabão em pó e bicarbonato de sódio

As manchas de urina são frequentes, principalmente em casas onde existem crianças e animais. Para que as consiga remover de forma eficaz, utilize bicarbonato de sódio, água morna e sabão em pó.

Numa fase inicial, coloque o bicarbonato de sódio sobre a mancha e deixe atuar durante 30 minutos. Assim que a mancha clarear, misture a mesma quantidade de água e sabão em pó até formar espuma e com a ajuda de um pano esfregue o local.

Se preferir, poderá também usar uma esponja para este processo. Para terminar o processo de limpeza, passe um pano húmido para retirar a mistura e deixe o colchão secar.
Assim que terminar qualquer processo de limpeza acima referido, é essencial deixar secar o colhão totalmente. Afinal, a humidade favorece o aparecimento de ácaros e não é isso que se pretende.

Para acelerar o processo poderá sempre optar por colocar o colhão ao sol ou então ligar um ventilador para ser mais rápido.

Boas limpezas!

Veja também

Artigos Relacionados