Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
30 Mai, 2018 - 11:22

Salão de Milão: descubra as cores que serão tendência na decoração

Helena Peixoto

Após a edição 2018 do famoso salão do móvel de Milão, estão escolhidas quais as cores que serão tendência na decoração – e a moda é para ficar até 2019, dizem os entendidos.

Salão de Milão: descubra as cores que serão tendência na decoração

O Salão do Móvel de Milão é já um evento mítico que se realiza anualmente e que, além de receber milhares de pessoas, acaba sempre por ditar quais as cores que serão tendência na decoração para a próxima temporada – e isso inclui mobiliário, design e estilo decorativo. Quer dar uma cara nova e fresca à sua casa? Inspire-se.

Se é daquelas pessoas que gosta sempre de estar na proa daquilo que é mais ‘trendy’ e que está na moda, não perca as conclusões que saíram desta mega iniciativa internacional.

Quais as cores que serão tendência na decoração? A palete da moda

A grande conclusão em termos de quais as cores que serão tendência está, na verdade, relacionada com um grande, imortal e incontornável artista: Le Corbusier. Falamos, por isso, de uma palete de tons bem quentes, com impacto, mas sem exagerar nos brilhos, saturações e reflexos. Este arquiteto, urbanista, escultor e pintor é considerado um dos artistas do séc. XX e deixou no legado da sua obra edifícios e obras um pouco por toda a Europa.

Vermelhos

Na resposta à pergunta quais as cores que serão tendência, há uma resposta unânime e em uníssono: os vermelhos e avermelhados são mesmo soberanos e podem ser utilizados para fazer um ambiente inteiro ou apenas em peças de mobiliário com nuances para os que arriscam menos.

Em termos de tonalidades de vermelho, praticamente tudo é permitido, desde o vermelho vibrante, passando pelo berinjela e até mesmo a famosa cor ‘burgundy’. Muitas destas cores vibrantes acabam por ser combinadas com materiais mais “naturais” como madeiras texturadas.

 

Amarelos e ocres

Os amarelos, os dourados e até os ocres estão incluídos na palete de quais as cores que serão tendência este ano. A propostas de utilização são variadíssimas e pretendem desmistificar a utilização desta cor em ambientes decorativos. Lado a lado com os amarelos surgem ainda os laranjas, e também eles aparecem em tons bem poderosos. Não esquecer que em todas as situações as cores são bem mate e pouco brilhantes.

 

Tons pastel

Muito procurada para as próximas temporadas em termos de design e decoração vai ser a palete de tons pastel. Falamos de azuis, verdes, rosas, que vêm na verdade ‘substituir’ os antigos e sóbrios pretos e cinzas. O tom ‘pêssego’ é um dos mais procurados e utilizados por quem dita as tendências decorativos, sempre com pouquíssima saturação e bastante ‘mate’.

 

Tons terra

Finalmente, outra das tendências que deve seguir são as peças de design com tons terra. Falamos de castanhos, alaranjados, roxos, que são combinados com o preto para um maior contraste e um resultado mais elegante.

 

Veja também: