Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
18 Out, 2018 - 12:19

20 usos alternativos para a silica gel: descubra-os e surpreenda-se

Teresa Campos

Apresentamos-lhe 20 usos alternativos para a silica gel que vai adorar conhecer. Uma solução simples para diversos problemas.

20 usos alternativos para a silica gel: descubra-os e surpreenda-se

Os 20 usos alternativos para a silica gel são capazes de dar uma resposta pronta e eficaz a desafios diários que, de outra forma, não conseguiríamos resolver, pelo menos não de uma maneira tão fácil e, também, económica.

Da conservação de produtos até à recuperação de aparelhos eletrónicos, os usos alternativos para a silica gel são variados e vão muito além da mera eliminação de maus odores. Se ainda não conhece bem esta substância, nem sabe exatamente do que se trata, espreite quais os 20 usos alternativos para a silica gel e fique a saber tudo!

Há 20 usos alternativos para a silica gel que tem mesmo de conhecer

O que é?

Comecemos por ficar a saber o que é, afinal, a silica gel. Esta é uma substância coloidal que possui uma grande capacidade de absorção. Por essa razão é muito usada em ambientes e zonas húmidas, pois as moléculas dos líquidos aderem facilmente à superfície da silica.

Este produto surge duma reação do silicato de sódio com o ácido sulfúrico e é, principalmente, utilizado para proteger alimentos, produtos, calçado, bolsas e acessórios, equipamentos e aparelhos eletrónicos,… No fundo, todos os objetos mais suscetíveis à oxidação, por efeito da humidade.

sílica gel

Tipos de silica

Há diversos tipos de silica gel disponíveis no mercado. Porém, o mais comum, são aquelas bolinhas brancas ou azuis, que vão perdendo o seu efeito à medida que começam a apresentar uma coloração rosada. Isso é um sinal de que o material já está saturado e deve ser substituído ou regenerado.

Neste último caso, ele deve ser mantido numa temperatura de 100ºC a 200°C, durante 90 minutos, de forma a eliminar toda a humidade absorvida pelas esferas e de maneira a poder reutilizá-las. Pode encontrar este produto em sachês ou frascos e embalagens maiores, dependendo da quantidade de produto que pretende aplicar e da área em questão. Fique agora a conhecer os 20 usos alternativos para a silica gel.

20 usos alternativos para a silica

1. “Ressuscitar um telemóvel afogado”

A expressão pode parecer exagerada, mas há casos onde é mesmo isso que acontece. O seu filho pegou no seu telemóvel e decidiu levá-lo para a banheira. O resto da história já conseguimos adivinhar e não é nada bonito… Já todos ouviram falar do truque do arroz, mas saiba que também é possível usar saquinhos de silica gel para o mesmo efeito. Coloque numa saca o seu telemóvel juntamente com um pouco de silica e deixe que esta substância absorva o máximo de água possível. Depois, é só fazer figas para que o seu telemóvel sobreviva e volte a funcionar na perfeição.

2. Evitar maus cheiros na mochila

As mochilas, sacos ou carteiras estão sempre sujeitas a odores desagradáveis. Se pensarmos na mochila do ginásio, então aí os maus cheiros conseguem ser ainda mais fortes e persistentes, desde logo o odor a suor. Além disso, o facto de trazer roupa molhada propicia a rápida formação de fungos, pelo que não há dúvida de que este é um acessório onde deve ter sempre saquinhos de silica gel e substituí-los assim que se aperceba que eles já não estão a cumprir devidamente a sua função.

3. Preservar objetos guardados

Todo o tipo de objetos que fiquem guardados durante muito tempo, sobretudo em espaços fechados e sem ventilação, estão especialmente sujeitos a maus odores, nomeadamente ao cheiro a mofo. Por essa razão, deve armazenar a roupa da estação anterior ou os utensílios das férias de verão acompanhados de saquinhas de silica gel, capazes de afastar os cheiros desagradáveis e a conservar da melhor maneira os seus pertences.

4. Evitar manchas na prata

Algumas jóias, como é o caso da prata, podem começar a exibir algumas manchas com o passar do tempo quer por estarem guardadas, quer pela humidade operar sobre elas um processo de oxidação. Assim, ter silica gel por perto delas é, também, uma boa opção que garante metais limpos e brilhantes durante muito mais tempo.

5. Secar lentes de câmaras e relógios

Sabe aquelas gotas de água que, inadvertidamente, saltaram para cima das lentes da sua câmara ou do seu relógio. Mesmo que não danifiquem o aparelho, podem prejudicar o uso dos mesmos por as lentes não estarem em perfeitas condições. Ter uma saca de silica gel é uma forma bem simples de conseguir secar a lente e, em pouco tempo, tê-la totalmente operacional.

6. Eliminar o mau odor dos sapatos

É fácil e comum os sapatos ganharem maus cheiros e se, no mercado, há uma vasta oferta de produtos para retirar o mau odor, a verdade é que são poucos os que resultam. Portanto, opte por uma solução bem simples e faça sachês com as suas plantas e aromas favoritos, sempre acompanhados por umas bolinhas de silica gel. Depois, só tem de colocar os saquinhos dentro dos sapatos e esperar que o mau cheiro desapareça.

11. Proteger documentos importantes, fotos, revistas,…

Se é um amante de colecionismos e são muitos e variados os papéis com muitos e muitos anos que guarda aí em casa, então saiba qual a melhor forma de acondicionar tudo. Na verdade, só precisa de algumas pastas e saquinhos de silica gel. Depois, só tem de distribuir pelos arquivos os papéis e fazê-los acompanhar por este produto maravilhoso, capaz de afastar a humidade, o mofo e tudo o que pode danificar os seus papéis.

12. Preservar sementes e grãos

Sabe aquelas sementes que já tem há muito na gaveta e já não parecem tão viscosas e crocantes? Pois se colocar um saquinho de silica junto de produtos como arroz, feijão ou sementes de abóbora e girassol, por exemplo, terá sempre alimentos estaladiços, como se os tivesse acabado de comprar. É caso para dizer que não há melhor método de conservação do que este.

13. Prolongar a durabilidade da lâmina de barbear

Sabia que as lâminas de barbear vão perdendo firmeza no corte precisamente por via da humidade que fica na lâmina, após cada utilização? Por essa razão, e para que não tenha de comprar lâminas com tanta frequência, a nossa sugestão é que após cada uso, coloque a lâmina num recipiente com saquinhos de silica gel e verá que toda a água é absorvida e a sua lâmina durará muito mais tempo.

14. Secar papéis

Já anteriormente falámos das potencialidades da silica para preservar documentos. Mas, neste caso, falamos de uma situação diferente. Imagino que entornou sobre um papel de grande importância algum líquido. Antes de desesperar, espalhe sobre ele algumas bolinhas de silica, tape-as com um guardanapo e deixe atuar por 10 minutos. Os resultados far-se-ão notar e são bem melhores do que se recorresse ao secador ou a um pano seco.

15. Fazer sachês

Aqueles saquinhos aromáticos de que todos gostamos e que incluem flores secas, óleos essenciais ou essências, devem sempre conter algumas bolinhas de silica gel pois, assim, além de darem um cheiro agradável às gavetas e armários, garantem que estas superfícies se mantêm secas e sem mofo.

15 usos essenciais para o bicarbonato de sódio

  • 11 usos para o detergente da louça que nunca imaginou
  • 6 usos originais para as suas meias velhas
  • Pó de talco: 6 usos alternativos que lhe pode dar
  • 14 utilizações para o óleo de amêndoas doces