Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Ana Duarte
Ana Duarte
28 Mai, 2018 - 18:34

Style Match: a app que lhe diz de onde são as roupas que vê na rua

Ana Duarte

A Style Match é um recurso que faz parte da Google Lens e revela onde pode comprar artigos de roupa e decoração ao apontar o telemóvel para estes.

Style Match: a app que lhe diz de onde são as roupas que vê na rua

A Google apresentou, em maio de 2018, durante a conferência anual Google I/O, o Style Match. Esta ferramenta permite fazer o reconhecimento, em tempo real, de peças de roupa, acessórios e decoração, ajudando o utilizador a ter mais informações acerca de um artigo que pode identificar usando a câmara do smartphone.

O Style Match é um recurso que faz parte da Google Lens, uma funcionalidade da Google potenciada por Inteligência Artificial que tem como objetivo fazer o reconhecimento visual de conteúdo e dar informação ao utilizador sobre o mesmo.

Style Match: encontre a peça de roupa que viu e gostou

A premissa do Google Style Match é simples: vê alguém na rua com uma mala que lhe agrada e quer saber mais sobre esse artigo. Basta pegar no telemóvel, apontar a câmara à mala e, dentro de pouco tempo, poderá saber onde comprar um produto igual (ou semelhante).

google style match

Fonte da imagem: Google/Divulgação

Muitas empresas lançaram serviços deste género, ligados ao reconhecimento de artigos através de imagem (por exemplo, o eBay, a Asos, a Amazon, etc), mas nunca surgiu um recurso que fosse realmente uma referência.

A diferença em relação a outros serviços é que, com o Style Match, a Google inovou ao facilitar o processo, embutindo a funcionalidade na câmara do smartphone, tornando tudo mais imediato: este recurso funciona em tempo real, bastando apontar a câmara. O utilizador pode até realizar logo a compra através do Google Shopping.

A Google Style Match está apenas disponível em alguns Androids compatíveis das seguintes marcas: LGE, Motorola, Xiaomi, Sony Mobile, HMD/Nokia, Transsion, TCL, OnePlus, BQ, Asus e Google Pixel. Ainda não está disponível para dispositivos iOS.

Veja também: