ebook
           
GUIA DO REGRESSO ÀS AULAS
Patrocinado por Escola Virtual - Grupo Porto Editora
Mónica Carvalho
Mónica Carvalho
04 Nov, 2021 - 17:45

Televisão no quarto: ideias para incluir a TV na decoração

Mónica Carvalho

Uns gostam, outros não suportam. Mas, opiniões à parte, para os que não abrem mão da televisão no quarto temos ideias de decoração que a incluem.

televisão no quarto

Ter televisão no quarto quando não o partilhamos com ninguém é uma situação algo, digamos, pacífica. Mas quando o partilhamos com outra pessoa esta questão pode ser motivo de conflito.

A verdade é que muitos optam por instalar uma televisão nesta divisão, por diversas razões, e as opções de vida são de cada um, portanto, há que as respeitar.

Se for adepto da ideia, então, vai adorar as sugestões para integrar a televisão na decoração do quarto.

Televisão no quarto: sim ou não?

Uns querem ter o comando na mão mesmo antes de adormecer, outros não suportam qualquer iluminação ou ruído que interfira com as horas de descanso. Então, em que ficamos: devemos ou não ter televisão no quarto? De que forma isso influencia o sono?

Pelas regras do Feng Shui, a televisão cria energia Yang no quarto. Mas o que quer isto dizer? Que a energia deve ser Yin, isto é, que traga os sentimentos de camaria, suavidade e tranquilidade que o quarto deve ter.

Além disso, estamos, na maior parte dos casos, habituados a dormir no escuro, e mesmo desligada, a luz do stand by da televisão pode, de facto, afetar o sono, sem contar que está a gatar energia desnecessariamente, certo?

Por outro lado, há pessoas cujo silêncio e total escuridão podem ser dificultadoras do sono. E, nesse sentido, ver televisão ou até ouvir apenas o som pode ser algo verdadeiramente embalador. É certo que os especialistas aconselham a não ter, mas cada qual deve fazer aquilo que mais o ajuda.

quarto com televisão

Televisão no quarto: 6 sugestões para integrá-la na decoração

Para que a televisão não seja apenas mais um objeto, deslocado na decoração do quarto, temos várias sugestões para lhe fazer. Mas não se esqueça de se assegurar de que as distâncias entre a cabeceira e o local onde coloca a televisão são respeitamos.

Para saber mais, leia este artigo onde falamos sobre a distância ideal entre o sofá e o equipamento, que também se pode aplicar ao quarto.

Agora, vamos às ideias!

1.

Integrada na parede

Ao pensar na integração na colocação da televisão no quarto, considere embuti-la na parede, de modo a que não existam fios nem cabos visíveis.

Esta é uma solução discreta e elegante e faz com que a televisão passe ainda mais despercebida, até porque os modelos de televisores contemporâneos são cada vez mais finos e discretos.

2.

Colocada num painel de madeira

Não é só a cor utilizada ou os materiais mais irreverentes que podem fazer a diferença na decoração do quarto. Também pode fazer essa brincadeira com o modo como integra a televisão no quarto.

Neste caso, por que não fixá-la num bonito painel de madeira, seja em madeira em bruto, como pinho ou carvalho, por exemplo. Mas também pode pintar esse mesmo painel para transformar aquele cantinho numa zona muito especial.

É também uma forma bastante económica, visto que pode aproveitar restos de madeira que tenha lá por casa, como paletes, só para dar um exemplo.

3.

Televisão emoldurada como um quadro

Outra forma elegante de ter um quarto com televisão é colocando-a dentro de uma moldura, como se fosse uma verdadeira obra de arte, e, assim, principalmente quando desligada, nem se dá pela presença da própria.

4.

Em cima de um móvel

Esta é talvez a forma mais comum de colocar a televisão no quarto, até porque acabamos por aproveitar a existência mobiliário para este efeito.

Esta opção tem também vantagens: se não é fá de buracos na parede, então, neste caso não terá mesmo de o fazer. Nem ficará com os fios visíveis, porque estes ficam escondidos atrás do móvel onde a televisão está pousada.

5.

Dentro de um armário

Quem não gosta de ver a televisão à vista, mas não quer abdicar de a ter no quarto, então, colocá-la dentro do guarda-roupa pode também ser uma boa solução.

Quando quiser ver, abre a porta, quando desligar, fecha a porta. Simples, verdade?

6.

Suspensa

Esta é uma alternativa muito moderna e contemporânea para colocar a televisão no quarto. Mas não é mesmo para todos. É mais adequada para aqueles que querem ter a posição da TV bem vincada no quarto.

Estão são apenas algumas sugestões que pode ter em consideração. Mas na verdade, tudo depende do estilo de decoração que adotou para esta divisão. Lembre-se que o importante é que se sinta bem com a opção tomada.

Veja também