Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas
12 Out, 2020 - 15:38

Tesla Cybertruck vs Hummer EV: Qual o melhor Super SUV elétrico?

André Freitas

Colocamos dois monstros elétricos frente a frente: Tesla Cybertruck vs Hummer EV. Qual o melhor? Conheça as características dos dois e surpreenda-se.

Hummer EV vs Tesla Cybertruck

A “guerra” dos elétricos está ao rubro. A mobilidade ecológica, mais amiga do ambiente, tem vindo a ganhar cada vez mais o seu espaço no mercado.

As fabricantes procuram desenvolver carros novos que satisfaçam as diferentes necessidades dos condutores e suas famílias, como por exemplo a Tesla

Em contrapartida, há outras fabricantes que já têm um histórico no setor automóvel e que tentam adaptar os seus modelos icónicos à nova realidade.

Neste aspeto temos alguns exemplos, tais como: a Ford com o Mustang elétrico; Smart com o ForTwo, Volkswagen com o Golf GTE ou o e-Golf, e agora a General Motors com o renascido Hummer EV.

Mas, entre todos os modelos, há um duelo de titãs elétricos que se tem tornado muito particular que vamos colocar frente-a-frente neste artigo: Tesla Cybertruck vs Hummer EV.

O Cybertruck foi uma revelação surpreendente da Tesla para o mundo. O Hummer simboliza o “renascimento”.  Qual destes dois gigantes será o melhor? O que é que eles têm para oferecer?

Tesla Cybertruck vs Hummer ev: um duelo eletrizante

Tesla Cybertruck

Tesla Cybertruck

O Tesla Cybertruck foi apresentado ao mundo no dia 21 de novembro de 2019. Nesta data, o buzz gerado à volta da marca foi enorme, sobretudo pelo design do modelo e pelo incidente que marcou a sua a apresentação.

Design

A característica que salta mais à vista é, sem dúvida alguma, o seu design.

O Cybertruck faz lembrar um carro vindo do futuro (daqueles que encontramos nas produções de Hollywood), quer pelos materiais utilizados, como pela sua forma.

Quantos carros já viu com uma estrutura em forma de triângulo? Provavelmente, um – o Cybertruck. Visto de lado, este modelo parece adotar a forma de um triângulo (observe com atenção a disposição e forma dos vidros nas portas do carro).

Relativamente às suas dimensões, o disruptivo Cybertruck conta com quase 5,9 metros de comprimentos, um pouco mais de 2 metros de largura e quase 2 metros de altura.

Exoesqueleto

A Tesla também decidiu inovar e trazer um conceito novo para o seu exoesqueleto. 

O exterior do carro é fabricado com aço inoxidável monocromático denominado de Ultra-Hard 30X Cold-Rolled.

O objetivo é garantir a maior segurança do condutor e passageiros, bem como ajudar a eliminar amolgadelas, danos e corrosão de longo prazo.

Versatilidade

Uma outra característica interessante deste modelo é a sua versatilidade. A própria marca anuncia este veículo como sendo um utilitário versátil desportivo. 

Poderá esperar um carro elétrico potente para o seu quotidiano, bem como para passeios, aventuras mais exigentes e até campismo. Sim, caso não saiba,  é possível construir uma espécie de tenda na traseira desta pick up.

Por exemplo, poderá contar com uma mala com 100 pés cúbicos para armazenar os seus pertences, isso equivale a, aproximadamente, 2810 litros de capacidade.

Tem ainda uma espécie de cofre externo com capacidade para 185 litros de armazenamento.

A sua suspensão pneumática contribui ainda para um maior versatilidade, uma vez que garante a melhor adaptabilidade ao estilo de condução e às estradas onde se circula

Para terminar este ponto, um aspeto interessante e relevante de salientar é a capacidade de carga deste “monstro” – quase 1600 kg, tendo ainda a capacidade de reboque bastante elevada (versão inferior – 3400 kg).

Estas capacidades refletidas em números acrescentam-lhe um leque de oportunidades para tornar este modelo ainda mais versátil e útil, caso necessite.

Performance e Autonomia

Na tabela seguinte irá ver que o novo gigante da Tesla poderá ser equipado de 3 formas: 1 motor, 2 motores e 3 motores.

Poderá ainda comprovar que a versão com 1 motor irá atingir os 100 km/h em 6,5 segundos. A versão de 2 motores irá precisar de 4,5 segundos e a versão de 3 motores irá precisar de apenas 2,9 segundos.

Por fim, relativamente à autonomia, a versão com um motor irá ter capacidade para percorrer 400 km, a versão com dois motores 480 km e a versão com 3 motores 800 km.

Informações sobre o Tesla Cybertruck

Nº de MotoresAutonomia (km)0 – 100 km / hCapacidade
de Reboque (kg)
Preço E.U.A ($)
14006,5340039.900
24804,5450049.900
38002,9630069.900

Hummer EV

Hummer EV

A General Motors, em 2010, descontinuou um modelo bastante icónico e importante na história automóvel – o Hummer.

Tendo em conta que são automóveis com fins muito específicos e que são conhecidos por tudo, menos por serem “amigos do ambiente”, o descontinuamento do modelo foi inevitável.

No entanto, com a exploração e crescimento do segmento dos veículos elétricos surgiu uma nova oportunidade – eletrificar o Hummer.

Recentemente, a General Motors anunciou o “renascimento” deste gigante. Como tal, e de forma a apostar num novo mercado, este grande SUV será totalmente elétrico. 

Atualmente, ainda não há muita informação disponível sobre o novo Hummer elétrico. Porém, a marca anuncia que este carro estará num patamar diferente da concorrência, ou seja, que será superior a todos os outros. Será isso verdade?

O Hummer EV irá contar com 1000 cv de potência. Sim, isso mesmo. São, no total, 1000 cv de potência que vão fazer mover o gigante americano.

Relativamente ao binário, este irá contar com quase 16.000 Nm, e só irá precisar de 3 segundos para atingir os 100 km/h.

Relativamente ao design, não se esperam grande mudanças físicas. Acreditamos que irá existir uma atualização a nível visual, como vai sendo feito nos outros modelos, mas a essência do modelo deverá ser mantida.

Assim, esta nova versão pretende manter-se fiel à antiga no que diz respeito a potência, poder de torque e bem como ao seu simbolismo de poder, riqueza e excesso.

O facto de ser elétrico vem simplesmente adaptar o veículo aos dias de hoje. E não vai ser um elétrico qualquer, a avaliar pelas características que já foram divulgadas.

Por conhecer está ainda a autonomia, tecnologia e preço deste novo carro.

Tesla Cybertruck vs Hummer EV: Dois SUV que vão dar faísca

As informações todas sobre os dois veículos ainda não são totalmente conhecidas.

Relativamente ao Cybertruck, por exemplo, falta ainda revelar as potências de cada uma das versões. E, no que diz respeito ao Hummer, a autonomia, capacidade da bagageira e reboque também estão em falta.

Em Portugal, há uma informação extremamente relevante sobre os dois veículos está em falta: o preço.

O Hummer simboliza riqueza, luxúria e exclusividade. Como tal, podemos esperar um automóvel com um preço dirigido ao segmento premium

Tendo em conta o os preços habituais do Hummer, o Cybertruck, e ao contrariamente ao esperado, tem preços que, possivelmente, serão bem “mais simpáticos”. Obviamente, que nos estamos a guiar pelos preços do Cybertruck nos Estados Unidos.

O preço do Cybertruck nos E.U.A, como teve oportunidade de ver na tabela anterior, é de:

  • 39.900$ para a versão de 1 motor
  • 49.900$ para a versão de 2 motores
  • 69.900$ para a versão de 3 motores

Provavelmente, e como tem sido habitual, o preço destes carros deverá ser um pouco superior em Portugal.

Tesla Cybertruck vs Hummer EV: Qual o melhor SUV?

Certamente, serão dois carros elétricos incríveis. Ainda temos que esperar, pelo menos, 1 ano para a comercialização de cada um deles (já sabemos que a Tesla pode-se atrasar). 

Ainda há características interessantes por revelar e que podem marcar a diferença entre eles. Mesmo assim, os dois modelos prometem ser carros potentes, versáteis e especiais.

Se aqui há uns anos lhe dissessem que o Hummer ia ser elétrico, provavelmente, não acreditaria. Isto porque o som do Hummer é umas das suas características principais.

Relativamente ao Cybertruck, por cá ficamos bastante surpreendidos pela positiva com vários aspetos, tais como: design arrojado e único, versatilidade, potência e preços anunciados. 

Neste momento, de acordo com a informação disponível e com o impacto do anúncio do lançamento de cada um dos modelos, se tivéssemos de escolher o melhor seria o Tesla Cybertruck.

Veja também