Share the post "Ensaio Hyundai Santa Fe: família aprova SUV de sete lugares"
Com os SUV na moda, os monovolumes foram perdendo adeptos entre os portugueses. Hoje, os grandes SUV modernos e confortáveis são os mais procurados pelas famílias numerosas. Depois de alguns dias ao volante do Hyundai Santa Fe 2.2 CRDi Premium conseguimos perceber que é um verdadeiro carro de família.
O renovado Hyundai Santa Fe demonstra que a fabricante sul-coreana está pronta para entrar na disputa por um lugar entre os SUV de grande tamanho. Pelas nossas mãos passou a versão do Santa Fe Premium Auto 4×2, que claramente está mais direcionada para estrada e não para todo-o-terreno, embora mantenha algumas características que nos permitem entrar em trilhos de terra batida sem problemas.
A aposta da Hyundai no renovado Santa Fé é dar às famílias um nível de conforto acima da média. Nas várias viagens que fizemos com a família, o conforto e o espaço eram logo à partida elogiados. O interior tem sete lugares, com dois bancos instalados na mala. Verdade seja dita que mesmo com o banco traseiro quase livre, os mais novos preferem ir nos de trás.
![Interior de sete lugares](https://cdn.e-konomista.pt/uploads/2019/09/765_360_carro-santa7_1490710187.jpg)
Embora estes dois lugares sejam confortáveis para as crianças, um adulto já se sente um pouco sem espaço ao fim de alguns quilómetros de viagem. E porque se trata de um carro familiar, a bagageira do Santa Fé é generosa: com os bancos da mala montados oferece 516 litros, um espaço que aumenta para 585 litros se os dois bancos não tiverem montados e para os 1.615 litros se deitarmos os bancos do meio.
Interior do Hyundai Santa Fe mais sofisticado
O habitáculo deste SUV também foi alvo de uma remodelação. Porque a marca quer fazer deste modelo um SUV premium, o interior combina agora peças em pele de grande qualidade, tecidos e materiais com um toque mais suave. Não notámos barulhos nos vários tipos de estrada por onde circulámos, o que significa que a fabricante sul-coreana teve em atenção a qualidade dos materiais.
O novo Hyundai Santa Fe tornou-se mais sofisticado, está mais confortável e, claro, conta com muito espaço. A posição de condução é mais alta, tal como se espera num SUV. A coluna de direção é regulável, o que ajuda a conseguir uma posição mais confortável e segura.
Em termos de segurança, o Hyundai Santa Fe é uma referência entre o segmento. Entre alguns sistemas de segurança deste grande SUV estão a travagem de emergência, correção de volante, ABS com distribuição de força na travagem, sensores de chuva e luminosidade, câmara de ajuda ao estacionamento em 360 graus, estacionamento semiautónomo, monitorização da pressão dos pneus, sistema de ajuda ao arranque em subidas, indicadores de mudança de direção integrados nos retrovisores e sistema de assistência à faixa de rodagem.
No painel de instrumentos consultámos informações acerca do consumo de combustível e selecionámos o nosso destino no sistema de navegação. Aqui as funcionalidades são imensas. A consola central conta com um ecrã táctil bem generoso, que inclui sistema de navegação e multimédia ligado a um sistema de som Infinity com 8 colunas e 2 tweeters distribuídos pelo carro.
Como se trata de um carro a pensar na família, não faltam no Santa Fe espaços de arrumação ou locais de carregamento dos gadgets. Aliás, a marca sul-coreana colocou mesmo uma tomada de corrente auxiliar na bagageira, útil para carregar o ‘tablet’ da criançada em plena viagem.
A lista de equipamentos auxiliares à condução é também extensa. Não falta o retrovisor electrocromático com bússola – já habitual na marca – ar-condicionado automático dupla zona, porta AUX + USB, cruise-control, travão de estacionamento elétrico, auxiliar de ângulo motor e limitador de velocidade, entre muitos outros.
![santa fe](https://cdn.e-konomista.pt/uploads/2019/07/765_360_santa-fe_1513091903.jpg)
Design mais urbano
Se o interior do Hyundai Santa Fe está mais sofisticado, o exterior surge com um estilo aventureiro, urbano e mais sedutor. O novo design do Hyundai Santa Fe adota um estilo desportivo e jovem que se faz notar assim que olhamos para a sua frente. O novo desenho da grelha brilhante hexagonal, os faróis de nevoeiro e as luzes de dia em LED fazem dele um SUV com umas linhas muito atraentes.
Os faróis têm um aspeto rasgado e as luzes diurnas em LED realçam o estilo do Hyundai Santa Fe. Na traseira, as óticas foram redesenhadas e estão envoltas em alumínio escovado. Destaca-se ainda o spoiler traseiro e uma saída dupla de escape com design retangular. Os vidros são escurecidos para maior conforto de toda a família.
![Hyundai Santa Fé](https://cdn.e-konomista.pt/uploads/2017/04/sante-fe%CC%81.jpg)
Motor cumpre a norma Euro 6
O grande Hyundai Santa Fe tem debaixo do capot um motor 2.2 CRDi, que foi melhorado e cumpre a norma Euro 6, imposta para carros que circulem na União Europeia. Com uma potência de 200 cavalos, este gigante consegue atingir uma velocidade máxima até 203 km/h (claro que não atingimos esta velocidade, pois as nossas autoestradas não o permitem).
Na versão ensaiada contávamos com uma caixa automática de seis velocidades que se revelou ágil e, em conjunto com a direção equipada com Flex Steer (um sistema de assistência elétrica) permitiu-nos aumentar o prazer da condução.
O comportamento em estrada foi sempre bastante agradável, para toda a família. Em curva, o Hyundai Santa Fe porta-se bastante bem e nas travagens é eficaz. Nesta atualização, a Hyundai deixou para trás a versão com tração integral, que em Portugal acaba por ser penalizada por pagar classe 2 nas portagens.
A versão ensaiada era de 4×2 (tração dianteira) que, além de ter um preço mais acessível, paga classe 1 nas portagens com Via Verde. No global, o renovado Hyundai Santa Fe é um automóvel familiar moderno, visualmente atraente com um nível de equipamento Premium. O consumo, sempre acima dos 9 litros, é provavelmente o preço a pagar para se ter este gigante nas mãos.
![ALT 7 lugares hyundai](https://cdn.e-konomista.pt/uploads/2019/07/765_360_santa-fe_1520528500.jpg)
Ficha técnica Hyundai Santa Fe
- Motor: R 2.2 CRDi – Euro VI
- Combustível: Diesel
- Número de cilindros: 4
- Cilindrada (cc): 2199
- Potência máxima (cv (kW) / rpm): 200 (147) / 3800
- Binário máximo (Kg.m (Nm) / rpm): 440/1750 – 2750
- Consumo urbano/extra urbano/combinado (l/100 km): 8,0/5,8/6,6
- Emissões CO2 – Combinado (g/km): 174
- Velocidade Máxima (km/h): 203
- Comprimento (mm): 4690
- Largura (mm): 1880
- Altura (mm): 1680 (c/barras)
- Distância entre eixos (mm): 2700
- Volume da bagageira (l): 516/1615
- PVP: 59.638,85 (sem despesas de legalização, transporte)