Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Márcio Matos
Márcio Matos
06 Jul, 2018 - 00:00

7 diferentes tipos de alface para as suas diferentes saladas

Márcio Matos

Já a pensar nas saladas de verão? Então, saiba quais os diferentes tipos de alface à sua disposição e as principais caraterísticas de cada uma delas.

7 diferentes tipos de alface para as suas diferentes saladas

No verão, tenha sempre à mão (ou na gaveta do seu frigorífico) um pé de alface. Com ele pode fazer um belíssimo sumo, uma salada ou um acompanhamento bem fresco para um prato de carne ou peixe. Aproveite para descobrir 7 diferentes tipos de alface e experimentar cada um deles.

Não, a alface não é toda igual e quando provar estes 7 diferentes tipos de alface irá testemunhar isso mesmo. Portanto, pegue na saca de compras e vá já ao mercado mais próximo.

7 diferentes tipos de alface para experimentar e deliciar-se com saúde

tipos de alfaces

Fonte: PxHere

Crespa

A alface crespa é a mais tradicional e comum à nossa mesa, nas saladas habituais que acompanham pratos de carne ou peixe. Carateriza-se por ter folhas longas e com ondulações no topo, um tom verde forte, uma textura crocante e combina bem com vários legumes, como tomate, cenoura ou pepino.

Conheça os benefícios do chá de alface >>

Americana ou Repolhuda

A alface americana deve o nome às suas origens nos EUA e carateriza-se pelo seu formato arredondado e repolhudo, as suas folhas bastante crocantes, coloração verde clara e sabor suave. Estas particularidades tornam-na ideal para usar em receitas de sanduíches e hambúrgueres, além de reagir bem ao contacto direto com alimentos quentes.

Lisa

Também comum, assim como a frisada, a alface lisa está muito presente nas refeições portuguesas. As suas folhas são bastante soltas (não são alfaces repolhudas), têm uma textura macia e um sabor suave, a sua coloração verde é muito própria e fica ótima em saladas com outros ingredientes frescos e vegetais.

Romana

A alface romana é o tipo de alface utilizado na famosa e saborosíssima Caesar Salad. A sua folha é elegante e bonita, apresenta uma coloração verde escura e adequa-se muito bem a receitas com molhos.

Aprenda a lavar e a secar a alface corretamente >>

Frisada

A alface frisada é muito elegante e saborosa. As suas folhas finas, longas e crocantes, exibem formatos irregulares. Elas apresentam uma coloração verde clara, um sabor caraterístico e mais amargo e, por isso, é ideal para acompanhar pratos com sabores mais intensos e, mesmo, picantes.

Mimosa

A alface mimosa possui um tipo de folha bastante delicada e é, por isso, também conhecida como “alface baby”. Tem folhas pequenas de formato mais redondo, uma coloração verde muito particular e um sabor delicado e textura suaves. Por essa razão, deve fazê-la acompanhar pratos e saladas de sabores também mais neutros.

Roxa

A alface roxa é bastante popular e destaca-se pela sua coloração diferenciada. Ela possui folhas longas e de formato irregular, com coloração roxa e verde escura, tem um sabor suave e uma textura macia e é, especialmente, rica em antioxidantes. Use-a para decorar os seus pratos, para fazer sumos ou para preparar pestos.

Truques para conservar alface durante 10 dias >>

Para quem gosta de saber um pouco mais sobre aquilo que a terra dá, apresentamos esta lista bem fresca e suculenta de diferentes tipos de alface que importa conhecer. Como ficou claro, a alface não é toda igual e há que adequar as suas variantes aos pratos que pretende confecionar. Tome nota destes diferentes tipos de alface e confira por si mesmo o que os distingue.

Veja também: