ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
David Afonso
David Afonso
24 Abr, 2022 - 17:59

Trocar peças do carro por quilómetros ou anos?

David Afonso

Muitas vezes surgem dúvidas sobre qual é a melhor altura para trocar peças do carro. A que tipo de desgaste estão sujeitas?

Trocar peças do carro

Quando compramos um carro, esperamos que demore muito tempo a visitar uma oficina. Nesse sentido, uma boa manutenção do veículo é então essencial para evitar mais visitas à oficina do que é estritamente necessário, visto que reduz consideravelmente o risco de avarias. Por esta razão, é muito importante saber quando é necessário trocar peças do carro para garantir que todos os elementos funcionam corretamente e estão em bom estado.

De modo a prevenir incidentes na estrada e garantir a máxima segurança rodoviária, é importante verificar certos elementos do veículo em função do desgaste, quilometragem e idade do carro. Mas, trocar peças do carro deve ser por quilómetro ou anos? É isso que este artigo quer responder.

Olhemos para os principais elementos dos nossos veículos e descubra quais as recomendações gerais de marcas e peritos.

Trocar peças do carro: por quilómetros ou anos?

Pneus

São os primeiros a desgastarem-se devido à sua utilização regular, pois estão em constante contacto com a estrada.

Os pneus devem ser substituídos por novos quando a banda de rodagem não exceder 1,6 milímetros, embora seja aconselhável mudá-los mais cedo para não se atingir este limite. Se não forem alterados no momento certo, a aderência e a potência de travagem serão progressivamente perdidas. Evidentemente, é essencial verificar a pressão dos pneus numa base mensal.

Troca de óleo

Para evitar o desgaste prematuro do veículo, é muito importante trocar o óleo entre 5.000 e 15.000 quilómetros, com um máximo de 20.000 quilómetros.

No entanto, devemos estar conscientes que o tempo também é importante, visto que o petróleo se deteriora mais em viagens curtas na cidade do que em viagens longas na estrada. Por conseguinte, se fizermos regularmente viagens curtas, devemos prestar mais atenção à mudança do óleo do veículo.

Filtros

Trocar peças do carro também inclui aquelas que parecem “menores”. A fim de manter o circuito livre de sujidade, é essencial mudar os filtros do carro.

O filtro de óleo tem de ser mudado com a mesma frequência com que é mudado o óleo. Por outro lado, é também muito importante substituir o filtro de ar pelo menos uma vez por ano, de modo a evitar a entrada de impurezas no motor.

Amortecedores

São muito importantes para assegurar a estabilidade do carro, por isso devemos verificá-los na oficina a cerca de 30.000 quilómetros e trocá-los quando o veículo atingir 60.000 quilómetros (dependendo das recomendações do fabricante).

Se não existir manutenção ou substituído por novos, quando atingirem mais de 100.000 quilómetros, deixarão de amortecer corretamente o. Por isso, quando reparar que o carro vira estranhamente, é essencial ir à oficina para que os amortecedores sejam verificados.

Correia de Distribuição

Esta é uma das partes mais importantes do veículo, pelo que uma boa manutenção é essencial para evitar problemas muito sérios e irreversíveis no motor. Para evitar que a correia de distribuição se parta, deve ser substituída por uma nova entre 60.000 quilómetros e 160.000 quilómetros, ou aproximadamente a cada dez anos.

Novamente, nada também como conferir as recomendações da marca.

Líquido Anticongelante

Para garantir que o veículo está em ótimas condições, devemos verificar o nível de líquido anticongelante todos os anos e substituí-lo a cada dois anos, ou aproximadamente a cada 40.000 quilómetros, visto que, com a utilização e a passagem do tempo, a sua capacidade de transmitir e regular a temperatura do motor diminui.

Líquido dos travões

É muito importante mudar o líquido dos travões pelo menos a cada dois anos, visto que a capacidade de travagem do carro diminui devido à diminuição do nível e deterioração do fluido dos travões.

Peças da concorrência
Não perca Peças da concorrência ou peças originais: quais escolher?

Luzes

Além da importância rodoviária das luzes, manter o sistema de iluminação perfeitamente ajustado e em bom estado é fundamental. Para isso, devemos estar atentos e não atrasar nenhuma revisão ou substituição das luzes. É aconselhável verificar periodicamente o funcionamento de todas as luzes do carro e mudá-las a cada 50.000 quilómetros ou a cada dois anos.

Baterias

A vida útil aproximada das baterias, segundo os dados dos fabricantes, é de cerca de quatro a cinco anos. Contudo, isto é afetado pelo tipo de condução, forma de iniciar a marca ou marca da bateria.

Pelo que é importante também fazer uma correta manutenção, visto ser um dos principais elementos da vida automóvel.

Escovas Limpa-Vidros

É aconselhável mudar as escovas limpa-vidros uma vez por ano, pois esta é a melhor maneira de garantir que funcionarão eficazmente em todos os momentos. Idealmente, isto deveria ser feito no outono, antes de começar a estação das chuvas, frio, gelo e neve.

Com efeito, trocar peças do carro por quilómetros ou anos vai sempre depender da peça. O importante é fazer a sua correta manutenção, estar atento a sinais de funcionamento e conhecer as recomendações do fabricante.

Veja também