Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Luísa Santos
Luísa Santos
16 Ago, 2018 - 12:32

Google Calendar: 6 truques escondidos que vai querer conhecer

Luísa Santos

O Google Calendar é muito mais do que um simples calendário e tem funcionalidades que lhe vão ser muito úteis. Saiba como tirar o melhor partido.

Google Calendar: 6 truques escondidos que vai querer conhecer

Se procura um serviço/aplicação que o ajude a organizar e a planear as suas tarefas diárias, dê uma oportunidade ao Google Calendar, um serviço que o pode surpreender pela quantidade de funcionalidades e truques que podem agilizar, e muito, o seu planeamento.

Google Calendar: 6 dicas e truques que precisa de saber

O Google Calendar é um calendário que está disponível em versão desktop e, também, em aplicação. Pode, por isso, fazer o seu download a partir de qualquer smartphone – já que este serviço está disponível em qualquer sistema operativo.

Precisa de ter uma conta Google para poder utilizar este serviço e não, isso não é uma desvantagem, até porque é a partir dessa conta que poderá ter acesso ao seu calendário a partir de qualquer dispositivo (desde que tenha o mesmo login nesses mesmos dispositivos). Na verdade, esta é das maiores vantagens do serviço: a integração com outros serviços da Google.

Através deste serviço pode planear o seu dia-a-dia e, no fundo, aquilo que bem entender, porque existem alguns truques e dicas que vai gostar de conhecer.

calendário

Adicione feriados e datas comemorativas

Por predefinição, o Google Calendar não tem assinalados todos os feriados a nível mundial, mas sim os do país a partir do qual está a aceder ao serviço. Por isso, é normal visualizar os feriados portugueses, mas, por motivos pessoais, pode querer visualizar feriados a nível mundial ou até mesmo datas comemorativas.

Para tal, basta carregar na barra que lhe permite adicionar calendários e, clicar no “+” e, depois, selecionar a opção “Procurar calendários interessantes”. Poderá adicionar datas relacionadas com eventos de outras religiões ou até mesmo eventos desportivos que sejam do seu interesse.

Crie um evento

Este serviço da Google está em permanente atualização para que o utilizador possa ter a melhor experiência – tanto a adicionar eventos como a consultar a sua agenda.

Existe, por isso, um grande “+” que lhe permite criar memorandos para reuniões, eventos ou, no fundo, o que quiser. Pode definir a hora, o local e quando quer ser notificado acerca do mesmo.

Utilize os atalhos do teclado

Se estiver no computador, não perca tempo a procurar a funcionalidade que quer ao andar com o rato de um lado para o outro: utilize os atalhos do teclado.

  • Recue ao mês anterior: teclas “k” ou “p”;
  • Avance para o mês seguinte: teclas “j” ou “n”;
  • Volte ao dia de hoje: tecla “t”;
  • Crie um evento: tecla “c”;
  • Apague um evento: tecla do espaço ou “Delete”;
  • Procurar: tecla “/”;
  • Visualização:
    • Dia: teclas “1” ou “d”;
    • Semana: teclas “2” ou “w”;
    • Mês: teclas “3” ou “m”;
    • Agenda: teclas “5” ou “a”.

Receba e-mails diários dos seus eventos

Torne-se no seu próprio assistente pessoal e receba notificações diárias de eventos ou reuniões que tenha agendados. No ícone das Definições, aceda ao separador dos Calendários disponíveis e escolha o seu. Escolha a opção “Notificações de eventos” e personalize todos os avisos que quer receber.

Adicione o calendário de um amigo ao seu

Vamos supor que precisa de aceder ao calendário de um amigo ou colega de trabalho, então, adicione-o ao seu para poder visualizar todas as datas e eventos que precisa.

Desde que essa pessoa tenha Google Calendar, pode rapidamente fazer um pedido a esse amigo ao introduzir o e-mail do mesmo na barra destinada ao efeito que surge do seu lado esquerdo.

Partilhe o seu calendário

Pode partilhar o seu Google Calendar com quem entender, até mesmo com pessoas que não utilizem esse serviço. Basta selecionar os três pontos verticais que surgem ao lado do seu calendário, selecionar a opção “Definições e partilha” e inserir o e-mail com quem quer partilhar a sua agenda.

Veja também: