Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Bárbara do Carmo
Bárbara do Carmo
26 Fev, 2020 - 15:25

Varadero: as águas turquesas e a areia fina a duas horas de Havana

Bárbara do Carmo

Cuba é também sinónimo de praias serenas e águas cristalinas. Varadero é o local ideal para quem deseja descansar entre os encantos do Caribe.

Panorâmica da praia em Varadero

Cuba é um destino de sonho, com o salero dos ritmos caribenhos pelas ruas, a história socialista a pulsar nas veias e a gastronomia. Mas também tem praias a perder de vista, como em Varadero, onde o azul do mar se mistura com as areias brancas e a exuberância da vegetação. 

Varadero fica na província de Matanzas e foi, antes da revolução cubana, o ponto de encontro da classe mais abastada do país, que encontravam nas longas pontes de areia o local ideal para construir as suas mansões.

Com a revolução cubana, Varadero, à semelhança de outros locais, foi diretamente para as mãos do estado e por ali permaneceu até à década de 90, altura em que Cuba atinge o seu boom turístico e Varadero se torna o cartão de visita. 

Resorts all inclusive começam a nascer plantados nas línguas de areia branca e banhados pelas águas mais turquesa que pode conhecer no mundo. Em Varadero a festa nunca acaba e anda de mãos dadas com o sossego prometido de dias passados à beira mar a beber água de coco. 

conhecer Varadero em 4 dias

Carro cubano em Varadero

As praias de Varadero ocupam cerca de 20 quilómetros e devem ser desfrutadas bem devagar, isto para além dos resorts incríveis que oferecem piscinas com vistas para o paraíso. Por isso, visitar Varadero deve ser feito com tempo e com toda a calma. 

Usufrua das praias de manhã à noite e desfrute do pôr do sol, um dos mais incríveis que vai ver na vida. 

Aproveite para explorar alguns dos segredos mais bonitos e a Cueva de Saturno, e o labirinto da Cueva de Bellamar são visitas obrigatórias para fazer entre banhos. Para além disso pode ainda nadar com os golfinhos no Delfinarium, ou passar uma tarde a jogar golfe no Varadero Golf Club, enquanto aprecia os “jardins” da Mansión Xanadú, depois de um almoço no Restaurante Las Américas, onde pode provar a fantástica comida crioula. 

Há ainda muitas atividades aquáticas, que os resorts têm disponíveis, com passeio de catamarã até ao Cayo Blanco ou atividades de mergulho. 

Guia de Miami: onde ficar, o que visitar e como chegar
Não perca Guia de Miami: onde ficar, o que visitar e como chegar

De Varadero a Havana 

Depois de descansar muito, está na hora de partir à descoberta da capital cubana e deixar-se apaixonar pelos ritmos latinos e contagiar pela alegria inconfundível dos cubanos.

Para chegar a Havana desde Varadero as opções são várias: ou autocarro, a Via Azul, faz transfer entre ambas as cidades a ótimos preços, de táxi ou reservando diretamente no seu hotel.

Quando chegar a Havana saiba perder-se e vai ter a melhor experiência das suas férias.

Havana divide-se muito apressadamente na ‘vieja’ e na ‘nueva’. A parte nova, El Vedado, é a concentração da arte da cultura, um pólo dinâmico, de quarteirões perpendiculares, onde a música está em todo lado.

Por aqui, as razões para sorrir são sempre muitas e as marcas do passado dão um toque de sonho à cidade. Nesta zona apanhamos o Malecón e seguimos até Miramar, que concentra os diplomatas, e onde vive a classe política. ruas igualmente majestosas mas muito mais verdes e sossegadas.

A não perder o Museu da Memória, o mais moderno museu que vai encontrar por estas paragens que acompanha a história de Fidel Castro. Também a Fábrica de Arte Cubana é imperdível para quem quer conhecer melhor o novo pulsar cultural do país. São dois pisos que funcionam como galeria de arte e restaurantes, animados por música, e é paragem obrigatória. 

Tradição e modernidade

Em Havana Vieja percorrer as suas ruas é a melhor forma de a conhecer verdadeiramente – desde o Capitólio, à Plaza Vieja até à plaza de la Revolución e aos bustos dos seus mentores –  desde  Che Guevara, Camilo Cienfuegos e José Martí. 

Imperdível é beber o ‘mojito en La Bodeguita, mi daiquirí en El Floridita’, seguindo os conselhos do nobel da literatura Hemingway. 

Havana tem muito para dar por trás do seu ar tímido e destemido de quem assistiu a guerras e revoluções. É esse mesmo ar altivo e austero que torna a capital cubana tão apaixonante. e que esconde uma menina inocente cheia vida.

Aspecto da praia em varadero

Como ir?

Várias agências de viagem oferecem pacotes Varadero Havana em 8 dias, com preços a começar nos 950€ por pessoa. Normalmente estes pacotes incluem estadia e transferes. Por isso, não há muito em que pensar.

Onde ficar?

Em Varadero opções de escolha não faltam: Be Live Adults Only Los Cactus, Starfish Cuatro Palmas Adults Only – All Inclusive ou Gran Caribe Puntarena playa Caleta a preços mais simpáticos são algumas das opções disponíveis.

Em Havana não faltam lugares imperiais para ficar como o Hotel Nacional de Cuba ou o Hotel Sevilla. Para além das ínfimas opções de alojamento local, pode ficar em casa de cubanos e a experiência será bem mais barata e muito mais especial.

Onde comer?

Restaurantes e botecos não faltam em qualquer esquina. Vá de mente aberta e desfrute. El Cheverongo, Esquina de Cuba ou Más Havana são algumas das sugestões.

Veja também