ebook
GUIA DO IRS
Patrocinado por Reorganiza
Márcio Matos
Márcio Matos
31 Jan, 2022 - 11:00

Vila Real de Santo António: roteiro sobre o que ver e fazer

Márcio Matos

A cidade de Vila Real de Santo António revela-se um destino de sonho para todos os que querem conhecer pérolas portuguesas. Rumo ao sul!

Vista de Vila Real de Santo António

Existem em Portugal diversos destinos pouco explorados e subvalorizados, como Vila Real de Santo António. Num contexto em que o nosso país se encontra como um destino turístico encantador para os estrangeiros, todos os olhares estão direcionados para as cidades mais populares. 

Assim, Porto, Lisboa, Algarve, Madeira, Açores acabam por ter um número elevado de visitantes. Contudo, há muito mais a visitar no nosso país, existindo diversos destinos portugueses à espera de serem devidamente valorizados. 

Um dos destinos que merece a nossa atenção é Vila Real de Santo António. Reunimos um conjunto de informações que poderá ajudar qualquer visitante a ter uma estadia memorável nesta cidade.

Vila Real de Santo António: o que há para ver e para fazer

A cidade de Vila Real de Santo António encontra-se localizada na margem direita do Rio Guadiana (na margem oposta fica Espanha, nomeadamente as terras de Andaluzia). Esta bela cidade encontra-se voltada para o comércio e para o turismo. 

Vila Real de Santo António aproveita os privilégios da sua localização. A cidade faz fronteira com Espanha, Tavira e Castro Marim.  

Ela conjuga ainda uma série de riquezas naturais em torno de si, pois a cidade tem a foz do Guadiana (a nascente), o pinhal (a poente), a praia (a sul) e a Reserva Natural do Sapal (a norte). 

Um pouco de história

Vila Real de Santo António foi construída em 1774, por instrução do Marquês de Pombal, com o intuito de firmar, frente a Ayamonte, a presença portuguesa na foz do Guadiana. A cidade revela as caraterísticas do estilo pombalino que refletem simplicidade e funcionalidade. 

O espírito iluminista presente na reconstrução de Lisboa, após o terramoto de Lisboa de 1755, também esteve presente nesta construção que apresentava uma sobriedade racional tão estimada pelo Marquês de Pombal. 

Vila Real de Santo António permitia assegurar o controlo do comércio num importante ponto da fronteira. O seu desenvolvimento na área das pescas veio dar lugar à indústria conserveira que, mais tarde, surgiu.

Praia da Fuseta em Vila Real de Santo António

Pontos de interesse em Vila Real de Santo António

Obelisco e a Praça Marquês de Pombal

Este é um monumento erguido em honra ao Rei D. José. O Obelisco define a centralidade da Praça Marquês de Pombal, sendo quadrangular e limitada por torreões nas pontas. 

A Praça Marquês de Pombal é o coração da cidade de Vila Real de Santo António, tendo sido delineada pelo Capitão Reinaldo Manuel dos Santos, que era o Arquiteto Principal da Corte. 

Igreja Matriz de Nossa Senhora da Encarnação

Este templo está localizado na praça central e foi construído no século XVIII, mas devido a incêndios sofreu algumas remodelações. Sendo constituída por uma só nave, esta igreja conta com 5 altares. 

No interior da igreja, o destaque vai para os retábulos em estilo “rocaille” e para o conjunto de imagens (do século XVIII) que são da autoria do escultor Machado de Castro.

Centro Cultural António Aleixo

O edifício começou por albergar o quartel militar. O Centro Cultural António Aleixo foi inaugurado no ano de 1998. O nome é uma justa homenagem a António Aleixo, o poeta popular que nasceu em Vila Real de Santo António (1899). 

Atualmente, o Centro Cultural António Aleixo revela-se o centro da vida cultural da cidade, espaço com inúmeras exposições, espectáculos e eventos de outra ordem. 

Edifício da Alfândega

O edifício da Alfândega encontra-se junto ao rio, tendo sido o primeiro a ser concluído. A sua construção foi feita aquando da construção da cidade. Assim, foi realizada a par com os antigos edifícios da Sociedade das Pescarias. 

Arquivo Municipal – Torreão Sul

O Torreão Sul encontra-se localizado a sul da fachada da Vila. Este edifício alberga o Arquivo Municipal. 

É um dos mais importantes elementos arquitetónicos da zona histórica da cidade, pois mantém o seu traçado original. Ora, como guarda boa parte da história do concelho, tem um papel bastante importante na cidade. 

Cacela Velha

Desde o dia 23 de setembro de 1983 que a Cacela Velha está classificada como Imóvel de Interesse Público. Cacela Velha é uma aldeia que se encontra muito bem preservada. Esta é uma das muitas razões que tornam “obrigatória” uma visita à cidade de Vila Real de Santo António. 

A Cacela Velha só por si merece uma visita demorada. A casa da Misericórdia (do século XVIII) e a casa da Câmara (o edifício mais antigo do lugar, datado do século XVI) encontram-se no minúsculo núcleo habitacional que resiste na Cacela Velha.

Fortaleza de Cacela Velha

Originariamente, a Fortaleza de Cacela Velha foi um castelo muçulmano reconstruído no século XVI. Em 1573, o Rei D. Sebastião fez questão de inspecionar pessoalmente as obras realizadas no local. 

D. Rodrigo de Noronha ordenou a reconstrução da Fortaleza de Cacela Velha na sequência da sua destruição, decorrente do terramoto de 1755. Os trabalhos de reconstrução foram realizados entre 1770 e 1794.

Praia

Recomenda-se uma visita a Vila Real de Santo António durante o verão. Contudo, é importante recordar que a época alta atrai mais gente à cidade. Por isso, a melhor altura para visitar Vila Real de Santo António é em junho ou setembro. 

A Praia da Ponta da Areia é uma das praias que assegura tudo o que se procura na época balnear. Entre a Praia de Monte Gordo e o Rio Guadiana, existe um passadiço de madeira que dá acesso à Praia de Santo António. Esta é outra praia que proporciona uma experiência agradável. 

O Rio Guadiana é especial. Por ali, encontram-se alguns pescadores amadores que aproveitam bem a riqueza da foz do rio para apanhar peixe bem fresco.

Vila Real de Sto António

Arredores de Vila Real de Santo António: visitar Castro Marim

Castro Marim encontra-se a apenas 4 km de Vila Real de Santo António. Esta localidade tem o Castelo de Castro Marim e o Forte de São Sebastião como atrativos. A Praia Verde também justifica uma visita.

Comboio turístico

O Comboio Turístico de Vila Real de Santo António revela-se uma experiência singular que pode ser vivida entre 15 de junho até ao dia 15 de setembro. 

O Comboio Turístico permite ligar o centro de Vila Real à praia dos Três Pauzinhos. O percurso é feito de 30 em 30 minutos, sendo que pode ser realizado entre as 9h e as 20h (com exceção do período entre as 13h e as 14h).

Informações úteis

O preço de ida ou volta é de 1 €. Assim, facilmente se constata que o preço de ida e de volta são de 2 €. 

  • Mais informações sobre os horários, aqui.
Preparação de frango da guia
Veja também Do Algarve para a mesa: sai um frango da Guia!

Onde comer em Vila Real de Santo António

Vila Real de Santo António recorre aos melhores sabores do mar e da terra para proporcionar aos seus visitante a sua tradição gastronómica, que é uma das mais ricas de

Portugal. 

Assim, há bons pratos de atum (da costa algarvia), destacando-se ainda a tradicional “estupeta” ou “muxama” (lombo do atum fumado). Os bolinhos de amêndoa são um exemplo de doce que usa da melhor forma as amendoeiras algarvias.

Restaurante da Associação Naval do Guadiana

  • Morada: Avenida da República, Vila Real de Santo António 8900-009 Portugal.
  • Contactos: +351 281 513 038.

Sem Espinhas Guadiana

  • Morada: Avenida da República 56, Vila Real de Santo António, 8900-206 Portugal.
  • Contactos: +351 281 544 605.

Dom Petisco

  • Morada: Estrada da Ponta de Santo António, Vila Real de Santo António 8900 Portugal.
  • Contactos: +351 281 541 853.

Restaurante Ernesto

  • Morada: Rua José Jacinto De Andrade Lot 5, Vila Real de Santo António 8900-313 Portugal.
  • Contactos: +351 925 860 321.

Onde dormir em Vila Real de Santo António

Aparthotel Dunamar ****

  • Morada: Av. Infante D. Henrique, 8900 – 413 Monte Gordo
  • Contactos: 281 530 000 / [email protected]
  • Mais informações, aqui.

Hotel Casablanca Inn ****

  • Morada: Praceta Casablanca, 8900 – 426 Monte Gordo.
  • Contactos: 281 511 444 / [email protected]
  • Mais informações, aqui.

Yellow Monte Gordo Beach Hotel ****

  • Morada: Av. Infante D. Henrique, 8900 – 412 Monte Gordo. 
  • Contactos: 281 530700 / [email protected]
  • Mais informações, aqui.

Casa Cacela (Agroturismo)

  • Morada: Apartado 92, 8901 – 907 V. Nova de Cacela. 
  • Contactos: 281 957 027 / 969 476 757 / [email protected]
  • Mais informações, aqui.

Apartamentos Manta Sol ***

  • Apartado 51, 8901 – 907 – Vila Nova de Cacela.
  • Contactos: 281952639 / [email protected]

Mais informações, aqui.

Veja também