Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Catarina Reis
Catarina Reis
30 Abr, 2018 - 09:30

35 coisas para fazer na carreira até aos 35

Catarina Reis

Quer tenha ou não chegado aos 35, aqui está uma lista de 35 coisas para fazer na carreira até aos 35 anos. Será que já fez algumas?

35 coisas para fazer na carreira até aos 35

Aqui estão algumas competências ou realizações que achamos que deverá atingir ou desenvolver até aos 35 anos de idade. Fique com a nossa lista de 35 coisas para fazer na carreira até aos 35.

35 coisas para fazer na carreira até aos 35 anos de idade

Prepare-se para dar um salto qualitativo na sua vida e na sua carreira com as nossas dicas!

1. Adquira capacidade de auto-avaliação

Cada um teu o seu ritmo próprio e saber vislumbrá-lo é uma virtude. Aos 35, decerto que uma das qualidades que já terá alcançado terá sido saber escutar-se (e ver-se) a si mesmo. O sentido de auto análise aos 35 anos é muito mais apurado do que por exemplo aos 20, em que a ponderação ainda se encontra escondida pela ânsia de concretizarmos algumas coisas.

2. Ganhe capacidade para influenciar e transmitir o seu conhecimento/ talento

Aos 35 já deverá ter trabalho feito, já sabe bem o que faz e porque o faz, por isso as probabilidades de ensinar ou formar outros com sucesso são altas – ou, no mínimo, de influenciar. Comece a pensar em transmitir a outros aquilo que já sabe – quem sabe se não estará a conquistar futuros clientes para o seu negócio?

3. Adquira autoconfiança

Aos 35, por já ter algum trabalho feito na sua área e ter já executado por diversas vezes o binómio tentativa-erro, a sua autoconfiança é maior. Promova-se mais, crie um site pessoal e invista em desenvolver as suas competências de comunicação.

4. Faça um balanço dos seus pontos fortes e os fracos

Aos 35 deverá saber bem aquilo em que é realmente bom e o mesmo se aplica àquilo em que é menos bom. Provavelmente, aos 25 tentava esconder por debaixo do tapete que não é bom a desenhar, mas se encarar esse aspeto de frente já não vai ter que passar vergonhas por apresentar algo mal feito – quando podia ter poupado tempo, pedindo ao seu colega que é exímio nessa arte.

5. Delinear prioridades

Aos 35 deverá ter uma boa capacidade para delinear prioridades e concentrar-se naquilo que deve ser feito, ao invés de perder tempo com coisas que podem ser deixadas para depois. Aos 25, a sua prioridade iria mais facilmente para a coisas que gosta mais de fazer, mas essas nem sempre são as mais importantes.

6. Delegar tarefas

Aos 25 podemos pensar que somos capazes de tudo e só aprendemos com os erros. Aos 35, já sabemos o que devemos delegar e a quem.

7. Valorizar o que realiza pessoal e profissionalmente, e não apenas financeiramente

Conseguir realizar os projetos que nos preenchem profissionalmente é algo importante a ter resolvido até aos 35. Caso contrário, poderemos ter um alerta vermelho prestes a disparar dentro da nossa cabeça. Uma vez resolvidos, depois dos 35 é mais fácil termos disponibilidade para nos debruçarmos sobre projetos cujo objetivo seja marcadamente o dinheiro.

carreira

8. Teste os seus limites

Por todas as razões e mais algumas, ter testado os seus limites antes de chegar aos 35 pode trazer vantagens. Só assim irá saber o quanto é bom em determinadas funções.

9. Saia da zona de conforto

É assim que os grandes feitos são alcançados, quando se sai da zona de conforto e se arrisca. Depois dos 35, tomar este tipo de decisões pode ser mais difícil, por isso faça-o quanto antes.

10.Diga o que pensa, sem rodeios

Aos 35 já deverá sentir-se confortável para dizer tudo o que pensa, a qualquer pessoa, em qualquer circunstância.

11. Aceitar críticas

A capacidade de encaixe deverá ser muito mais alta quando chegar aos 35. O feedback dos outros já não afetará da mesma forma a sua auto-estima.

12. Ter construída uma rede de contactos forte

Aos 35 deverá ter uma rede de contactos sólida. É algo que leva tempo, mas compensa.

13. Mantenha relações com as pessoas realmente importantes para o seu percurso

Mostre apreço por quem o ajudou ou ensinou ao longo do tempo, são elos muito importantes.

facebook

14. Gerir a presença nas redes sociais da melhor forma

Aos 35 você já sabe que tipo de informação deve manter ou eliminar do seu perfil do facebook.

15. Cultive-se de forma seletiva

Rodear-se dos livros certos, ou consultar os sites certos são meio caminho andado para chegar aos 35 com muito valor acrescentado em termos profissionais. Isso reverterá de forma positiva para a sua vida profissional.

16. Não subestimar o LinkedIn

Ao longo do tempo, irá perceber que tipo de perfil ou uso do LinkedIn lhe trará mais benefícios.

17. Ter um portfólio exímio

Esta é óbvia e acontecerá normalmente: enriqueça o portfólio ao máximo. Provavelmente, aos 35 terá um volume de trabalho tão vasto que lhe permitirá poder escolher entre os seus melhores trabalhos.

18. Saber vender-se

Pois é, chegou a hora de comunicar para o exterior que é o profissional experiente e bem sucedido que é. Puxe da autoconfiança e faça-o sem rodeios.

19. Ser bom a negociar

Os anos de experiência que tem já lhe conferiram competências de negociação, por isso, use-as bem. Todos os dias vendemos alguma coisa: se aos 25 anos esta frase lhe pareceria um absurdo, aos 35 é certo que concorda com a mesma.

20. Saber gerir projetos

Nesta fase da sua carreira já estará na posse de alguma bagagem de conhecimentos sobre como se desenrola um projeto, desde a ideia até à venda ao cliente.

21. Saber enviar um email infalível

Uma das 35 coisas a fazer na carreira até aos 35 anos é, sem dúvida, aprimorar as suas competências de comunicação escrita. Escrever é fundamental para se sair bem em qualquer trabalho, por isso garanta que todos os seus emails são cuidados, apelativos e transmitem confiança.

22. Aprender a cumprimentar

É simples: o aperto de mão deve ser forte, mas não em demasia, olhando nos olhos, sorrindo e dizendo o seu nome de forma percetível ao mesmo tempo.

23. Ser melhor e mais organizado

Aquela ideia de que “organizo-me dentro da minha desorganização” é um mito. Ou se é organizado, ou não se é. Por isso, aposte em desfazer-se da “tralha”, em simplificar a sua caixa de correio e em ser capaz de desligar na hora de sair do trabalho – isto vai ser fantástico para a sua carreira e para a sua vida pessoal também.

24. Saber gerir a sua própria energia

Por esta altura já deverá saber que atividades lhe dão energia, quais aquelas que lhe sugam a energia e onde deve aplicar a sua energia para obter melhores resultados.

25. Eduque e respeito o seu sono

Dormir é importante e isso reflete-se na sua saúde a longo prazo.

26. Saber lidar com o stress

A gestão das emoções é uma das coisas a fazer na carreira até aos 35 anos.

27. Não se vitimizar, nem se desculpar demasiado

Assuma os seus erros sem ter que se auto penitenciar em demasia. Procure, sim, como resolvê-los de forma efetiva.

28. Locus de controlo interno

Credite o seu sucesso às suas próprias competências e não a elementos exteriores.

29. Ter um plano B

Isto aplica-se ao seu emprego, ao negócio paralelo que estava a pensar criar e, também, às suas poupanças.

30. Economize

Poupe dinheiro. Com o passar dos anos vai dar cada vez mais valor a este aspeto. Aos 35 já não vai parecer tão longe a perspetiva de chegar à velhice.

35

31. Invista continuamente na aprendizagem

Não deixe jamais de se atualizar e de aprender!

32. Aja com autenticidade

O autoconhecimento reforçado pela entrada na casa dos 30 vai trazer-lhe a capacidade de ser genuíno e de apreciar aquilo que o distingue dos outros.

33. Aprenda a gerir o dinheiro

Não é tanto ter muito dinheiro, mas sim, adquirir competências de gestão financeira, qualquer que seja o seu plafond.

34. Adapte-se às mudanças

Quanto mais velho for, mais difícil é… Por isso, trate disso até aos 35.

35. Não abra mão da persistência

Se chegar aos 35 realizado, é porque, com certeza, nunca baixou os braços frente a adversidades.

Veja também: