Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
28 Ago, 2018 - 12:13

10 alimentos que não valem as calorias que têm

Inês Pereira

Faz exercício, bebe água e come a horas mas mesmo assim não vê mudanças no seu corpo? Talvez esteja a comer alimentos que não valem as calorias.

10 alimentos que não valem as calorias que têm

Já tentou um número infinito de dietas. Já passou horas no ginásio a experimentar exercícios atrás de exercícios. No entanto, continua a não conseguir aquele corpo com que tanto sonha. Talvez seja porque está a fazer escolhas alimentares erradas e a consumir alimentos que não valem as calorias que têm, o que estraga todo o seu trabalho.

Provavelmente até o faz sem se aperceber, mas a verdade é que pode estar a ingerir produtos nutricionalmente vazios e sem grandes benefícios para o seu organismo e, especialmente, para a sua dieta. Descubra quais os alimentos que deve eliminar do seu menu diário e surpreenda-se com alguns deles.

Quais são os alimentos que não valem as calorias?

1. Margarina

a margarina é um dos alimentos que não valem as calorias

Considerada por muitos como uma boa e mais saudável alternativa à manteiga normal, a margarina nem sempre é a melhor escolha para cozinhar. Algumas marcas usam óleo hidrogenado, que contém gorduras trans – podem aumentar a probabilidade de ter uma doença cardiovascular e podem aumentar os níveis de colesterol.

2. Fruta enlatada

Quando ouvimos falar em fruta facilmente pensamos em comida saudável, não é verdade? Mas até neste campo é preciso ser seletivo e garantir que se fazem boas escolhas. Pode pensar que a fruta enlatada é em tudo semelhante à fruta fresca mas não podia estar mais enganado: a maior parte das opções no que se refere a fruta enlatada tem açúcar adicionado. Por isso o melhor é comer fruta diretamente da fruteira ou, no máximo, fruta enlatada em água.

3. Bebidas com café

Se costuma deliciar-se com bebidas à base de café, como frappuccinos, talvez seja melhor mudar o hábito. Este tipo de bebidas, muitas vezes com ingredientes como caramelo, chocolate ou chantilly, têm grandes doses de açúcar. No fundo, acabam a ser o equivalente a uma sobremesa bem doce, pelo que não deve bebê-las diariamente.

4. Carne processada

a carne processada é um dos alimentos que não valem as calorias

Um estudo recente da European Journal of Cancer veio demonstrar que o consumo de carne processada está associado ao aumento do risco de cancro. Alimentos como salsichas, bacon e enchidos são ricos em gordura e sal, pelo que deve manter-se afastado destas opções.

5. Refrigerantes

Não é surpresa para ninguém: os refrigerantes são um dos alimentos que não valem as calorias. Recheados de açúcar, estas bebidas contribuem em muito para o excesso de peso, tanto em adultos como em crianças. Tratam-se de opções vazias nutricionalmente, pelo que deve evitá-las.

6. Manteiga de amendoim magra

A manteiga de amendoim magra até pode parecer uma boa ideia e uma alternativa saudável à versão normal, mas a realidade é bem diferente. Isto porque há uma compensação de outros ingredientes, como o açúcar, quando os níveis de gordura são reduzidos.

7. Aros de cebola

os aros de cebola são um dos alimentos que não valem as calorias

Prepare-se: apenas 8 aros de cebola equivalem a 300 calorias. Já não é surpresa que os fritos são extremamente prejudiciais para a saúde – e os aros de cebola são alimentos cheios de gordura e sódio.

8. Bebidas energéticas

Muito famosas entre adolescentes e alguns desportistas, as bebidas energéticas, à primeira vista, até parecem uma boa ideia. O problema é que, muitas vezes, são vistas como um suplemento dietético e, como tal, são utilizadas erradamente. Por outro lado, são bebidas com altos níveis de cafeína, que podem provocar problemas de estômago, ansiedade e acelerar o batimento cardíaco.

9. Batidos de fruta e vegetais

Embora estes batidos sejam feitos com ingredientes obviamente saudáveis e benéficos para o organismo têm um problema: tratam-se de calorias absorvidas rapidamente, o que faz com que o corpo não consiga processar aquilo que comeu.

10. Pão branco

o pão branco é um dos alimentos que não valem as calorias

A discussão sobre se o pão é ou não uma boa opção para qualquer dieta já é longa. A verdade é que, embora não seja prejudicial para o organismo, o pão branco comum não é a melhor fonte de nutrientes, já que é pobre em fibras e tem mais calorias do que o desejável – uma fatia pode ter 150 calorias.

Veja também: