Assunção Duarte
Assunção Duarte
04 Jan, 2024 - 11:53

Saiba a importância de fazer as atualizações no telemóvel

Assunção Duarte

Um dispositivo mais rápido, mais seguro e com novas funcionalidades é o que pode conseguir com as atualizações no telemóvel.

atualizações no telemóvel

As atualizações no telemóvel são frequentemente desvalorizadas pela maioria dos utilizadores de smartphones. Alguns não as fazem por receio já que desconfiam dos lembretes que surgem no ecrã para fazer essas atualizações, pensando que podem ser estratégias de pirataria que vão permitir a entrada de vírus.

Outros sabem que não é esse o caso, mas não consideram que os novos recursos prometidos pela atualização lhes possam vir a ser úteis.

Inúmeras vezes as razões para esta indiferença dos utilizadores estão também relacionadas com a vontade de manter uma versão do sistema operativo que lhes é familiar, receando que as atualizações possam obrigar a um novo esforço de aprendizagem sobre o funcionamento do seu telemóvel.

Seja qual for o motivo, o resultado é sempre o mesmo: o utilizador fica sempre a perder porque atualizar o sistema operativo, a base de software sobre a qual se realizam todos os processos e funções no nosso telemóvel, só pode trazer vantagens.

Esta é a razão pela qual os principais fabricantes destes sistemas, nomeadamente os mais populares como a Google, com o seu sistema operativo Android, e a Apple, com o seu iOS para os iPhones, lançam regularmente atualizações para as diferentes versões de ambos.

O que as atualizações no telemóvel podem fazer por si

1

Melhorar a performance

Ao lançar uma nova atualização de um sistema operativo, uma das preocupações fundamentais destas empresas é reparar coisas que possam estar a funcionar menos bem e que só com uma utilização alargada do sistema se vieram a revelar.

São os chamados bugs ou pequenas falhas de compatibilidade ou funcionamento e que podem ser solucionados com estes updates.

A resolução destes problemas também acontece à medida que novas descobertas tecnológicas vão sendo feitas neste mercado em constante evolução e que permitem não só corrigir, mas também aperfeiçoar o próprio sistema operativo. 

A atualização pode assim resultar numa melhoria muito concreta na performance do seu telemóvel, quer através da maior compatibilidade ganha com outros dispositivos ou aplicações, quer na utilização mais eficiente do consumo energético que pode prolongar a vida da bateria ou mesmo até através do acesso a mais recursos ou novas funcionalidades.

A maioria destas melhorias são invisíveis ao olho do utilizador porque se passam atrás do ecrã, mas pode mesmo haver alteração no design de alguns ícones ou na sua localização.

Mas não se preocupe, nada que o obrigue a uma curva de aprendizagem demasiado longa porque o objetivo é que o utilizador ganhe um telemóvel mais funcional e fácil de utilizar.

2

Maior segurança

Uma das grandes vantagens das atualizações no telemóvel é o ganho em segurança para si e para o seu sistema. Esta é uma das grandes preocupações da indústria e que leva estas empresas a investir em equipas especializadas em encontrar falhas e em reduzir a vulnerabilidade dos seus sistemas operativos de forma a proteger cada vez melhor os nossos dispositivos.

Um dispositivo não atualizado fica mais vulnerável a qualquer tentativa de fraude, perda de informação ou falência do próprio sistema já que não recebe estas inovações. 

Lembre-se que este trabalho tem de ser regularmente feito já que do outro lado, no lado dos piratas que tentam invadir o seu sistema, ele está diariamente a ser feito.

Uma atualização de segurança pode por exemplo permitir uma navegação online mais segura já que o vai alertar para o acesso a sites e aplicações fraudulentas e limitar o acesso desses sites aos seus conteúdos, sejam eles emails, imagens ou vídeos.

3

Ampliar a vida útil do dispositivo

Não fazer atualizações no telemóvel pode afetar também o tempo de vida útil do seu dispositivo reduzindo a sua duração.

Mesmo que algumas atualizações sejam lançadas para oferecer soluções para problemas menores, elas vão tornar o seu sistema muito mais robusto  e resistente já que um bug pode chegar mesmo a afetar o funcionamento do próprio dispositivo.

Um exemplo fácil de entender é o que está relacionado com o tempo de vida útil de alguns componentes de hardware do seu dispositivo como, por exemplo, a bateria.

As atualizações servem muitas vezes também para melhorar e tornar mais eficiente este tipo de componentes, adaptando o funcionamento dos sistemas operativas às novidades provenientes da investigação tecnológica que permitem os permitem gerir de uma forma muito mais eficiente e mesmo sustentável.

Huawei P40 Pro
é importante estar a par de todas as atualizações para o seu smartphone

Atualizações no telemóvel: como fazer

Se acha que ignorou algum lembrete que recebeu no seu telemóvel para atualizar o sistema operativo e esse lembrete deixou de aparecer, o nosso conselho é que procure saber se há atualizações a ser feitas.

Pode entrar na aplicação Google Play Store, se for utilizador de Android, ou na App Store da Apple, se for um utilizador iPhone. Na primeira situação pode tocar no Gestor e selecionar Atualizações Disponíveis, e na segunda pode tocar na imagem de perfil, para aceder ao ecrã Conta e para puxar para baixo o separador que mostra as  versões disponíveis para atualização.

Acompanhe também as notícias no site oficial da empresa produtora do seu sistema para nunca confundir as mensagens de atualização com mensagens fraudulentas. Quando há novas atualizações, as empresas gostam de as mostrar e publicitar, para entusiasmar os utilizadores a apostar nelas.

A frequência com que um utilizador vai receber lembretes para atualização no telemóvel vai variar de acordo com o dispositivo que possui. Se é utilizador de um iPhone poderá receber em média 4 grandes atualização para cada versão de iOS e outras mais pequenas.

se for um utilizador Android pode obter esse mesmo numero de atualizações para alguns modelos como a Samsung, mas também podem ser menos para outros modelos.

Lembre-se que à medida que o seu sistema operativo for envelhecendo, é provável que menos atualizações surjam para ele já que não compensa a estas empresas o investimento em versões que começam a ter menos utilizadores.

E já sabe, se no processo de atualização lhe aparecer a mensagem a dizer quer tem espaço para a fazer não se desanime. Muitas podem pesar um pouco mais do que o sistema operativo original, mas é porque também lhe trazem mais recurso. Aproveite para dar uma vida nova ao seu sistema também fazendo uma limpeza.

Apague aplicações que já não utiliza, arquive as imagens e vídeo que vale a pena guardar num cartão ou noutro dispositivo, e limpe arquivos como os que aplicações género Whatsapp criam. O objetivo é ganhar espaço para a nova atualização e sentir que o seu telemóvel vai funcionar como se fosse novo.

Veja também

Artigos Relacionados