ebook
Ebook Finanças (s)em Crise
Um guia para tempos complicados
Catarina Milheiro
Catarina Milheiro
22 Jun, 2021 - 11:25

Quer criar um bar em casa? Veja como

Catarina Milheiro

Sempre quis ter um bar em casa, mas não sabe quanto lhe vai custar ou como o fazer? Temos a resposta a esta e muitas outras questões neste artigo.

bar em casa

Ter um bar em casa é cada vez mais frequente, uma vez que torna tudo mais fácil quando se recebem visitas, algo possível à medida que vamos avançando no processo de desconfinamento. Seja para ter um sumo fresco à mão, uma garrafa de vinho ou outras bebidas alcoólicas, é sempre útil ter um espaço adequado.

Devido à situação do novo coronavírus em Portugal, são várias as pessoas que optam por se reunir com todas as medidas de segurança no conforto de suas casas. E não há nada melhor do que receber os convidados com um bar na sua própria casa.

Acredite! Todos vão querer ter algo parecido assim que perceberem o quão útil e moderno é, principalmente nos tempos em que vivemos. Fique connosco e saiba tudo sobre ter um bar em casa.

Como criar um bar em casa: o que precisa de saber

Montar um bar em casa é mais fácil do que o que pensa. Basta estar atento a alguns detalhes importantes: como a escolha do local ideal, dos materiais e algumas funcionalidades. No fundo, o importante é que seja funcional e bonito, claro.

preparar cocktail
1

Escolha o local mais adequado

Ter um bar em casa é o sonho de muitos. Contudo, o primeiro passo a dar é precisamente a escolha do local mais adequado para o colocar.

Por natureza, o bar cria um ambiente social. Por isso, não fará sentido colocá-lo numa área mais privada da casa ou de difícil acesso. Na verdade, uma das opções mais frequentes é a sala de estar – onde normalmente se reúnem amigos e família.

No entanto, existem outros ambientes onde o bar se enquadrará também na perfeição: a varanda, o jardim ou a cozinha (principalmente se esta for integrada na sala).

O importante é montá-lo num local de fácil acesso, com iluminação, onde consiga acomodar os seus convidados e fazer o seu convívio de forma descontraída.

2

Procure o mobiliário certo para o novo cantinho

O segundo passo é pensar, efetivamente, na mobília que irá escolher para montar o seu bar em casa.

É importante que reflita um pouco sobre a utilidade que ele terá e em que tipo de ambiente estará. Ou seja, se o objetivo é criar um género de bar só para vinhos o mobiliário terá de estar em consonância. Confira!

Mobiliário para bar de vinhos – estilo adega

Para os que apreciam vinho, talvez seja apropriado um bar de vinhos estilo adega – sem que se pareça com aquela tradicional adega que conhecemos.

A ideia é criar algo novo e moderno, adaptado às suas necessidades. Por exemplo: se gostava de ter a sua coleção de vinhos visível num bar para os seus convidados, poderá optar por integrá-lo na sua sala de estar de forma que os vinhos se mantenham na devida temperatura sem que existam danos.

Confira as nossas sugestões.

Móvel-bar multifunções

Garrafeira

Carrinho bar

Mobiliário para outro tipo de ambientes

Se sempre quis ter um bar no seu jardim, por exemplo, saiba que existem soluções muito inovadoras e bastante práticas! Contudo, é importante que o monte numa zona onde não leve com o sol direto.

Ou seja, se vai criar o seu bar num espaço exterior é importante que tenha atenção às zonas onde o coloca para que nem as bebidas nem o bar fiquem danificados. Atente nas seguintes opções:

Winecooler

Mini frigorífico retro

Bar refrigerador ideal para um jardim

2

Dê personalidade ao bar

Depois de escolher o local e o mobiliário mais adequado para o seu bar em casa, está na hora de acrescentar alguma personalidade ao ambiente ao seu redor.

Originalidade e personalidade são pontos chave na decoração de um bar em casa. Por isso mesmo, sempre que possível inclua os seus gostos e preferências pessoais nesse espaço para que o consiga deixar ainda mais agradável.

No entanto, não se esqueça que o bar é montado num ambiente pré-existente. Ou seja, onde já existe uma decoração. Assim, é crucial que o bar se adapte ao espaço e encaixe na perfeição. O importante é manter sempre uma harmonia visual entre as cores e materiais utilizados.

Além disso, saiba ainda que uma boa ideia é complementar o seu bar com vasos de plantas, quadros, taças, copos e outros objetos que componham o ambiente e integrem a decoração.

3

Escolha as bebidas

Posto isto, está na hora de escolher as bebidas e de as colocar no seu novo bar. Esteja sempre atento ao modo de conservação de cada bebida que escolhe para integrar o seu bar e programe-o de forma antecipada.

Fizemos uma lista com alguns acessórios que também não poderão faltar no seu bar. Tome nota.

  • Saca-rolhas
  • Tábua
  • Copos de diferentes tamanhos;
  • Conjunto de colheres
  • Misturador
  • Frappé
  • Porta copos

Ter um bar em casa: esclareça algumas dúvidas

Se vai apostar num bar em casa, saiba que existem alguns aspetos que deve ter em consideração: desde o custo, o conhecimento de todas as funcionalidades, a posição em que deve colocar as bebidas, entre outros.

Quanto custa ter um bar em casa?

Agora que ficou a par do que precisa para montar um bar em casa, provavelmente deve estar a questionar-se sobre quanto lhe irá custar esta ideia.

Dependendo do tipo de bar que pretenda, existem diversas opções – sendo que umas são mais caras do que outras, está claro.

Contudo, se se tratar de um simples bar, moderno, para integrar uma varanda ou um jardim pequeno, diríamos que cerca de 100€ bastavam. Sendo que aqui, o único investimento seria no próprio bar e em alguns copos e acessórios imprescindíveis.

Quanto ao resto da decoração, esta poderá ser criada por si! Basta que utilize a sua criatividade e se prepare para transformar objetos de sua casa.

No caso de ter um orçamento um pouco mais alto, as opções são mesmo muitas. Mas diríamos que com cerca de 300€ conseguirá ter um bar em casa de fazer inveja.

Como devo conservar as bebidas?

Relativamente às bebidas, é crucial que observe a temperatura a que devem estar consultando sempre o rótulo de cada embalagem. Afinal, há vinhos que se conservam à temperatura ambiente e outros não. E há ainda aquelas garrafas que devem estar deitadas e as que devem estar em pé.

Por exemplo: a cerveja deve ser conservada entre 2º e 5º. O que significa que se só tiver cervejas no seu bar, não se esqueça de configurar a temperatura antes.

O importante é não deixar que nenhuma bebida apanhe luz direta ou que seja submetida a diferenças de temperatura. Caso contrário poderá estar a comprometer a sua qualidade.

Quais as vantagens de ter um bar em casa?

  • Não exige muito espaço: é fácil otimizar o local onde se armazenam as bebidas e pode ser facilmente colocado num canto ou corredor (no caso das casas com menores áreas);
  • Existem diversos modelos facilmente adaptáveis: desde modelos embutidos, verticais e com elementos úteis que podem ser colocados em qualquer espaço de sua casa sem que fiquem mal ou que tenha de mudar algum móvel do sítio;
  • Ajuda na organização das bebidas: se nunca sabe onde coloca as coisas, ter um bar em casa vai ajudá-lo. Desta forma saberá que tipo de bebidas estão no seu frigorífico comum e quais as que estão guardadas no bar;
  • Cria um ambiente social: agora mais do que nunca, é importante sentirmo-nos bem em casa e a receber convidados. O bar ajuda precisamente a criar um ambiente social, ideal para convívios, festas de aniversário, churrascos ou até mesmo para um almoço.
Veja também