Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
André Freitas
André Freitas
11 Out, 2019 - 16:41

Carros com melhor som de escape: 13 modelos inspiradores

André Freitas

É um apaixonado por automóveis e anda à procura dos carros com melhores som de escape? Conheça a nossa lista de 13 modelos incríveis!

Escape Carro

Se está a ler este artigo, à partida, é um apaixonado pelo mundo automóvel. Os “petrolheads” apreciam vários detalhes num carro, desde a sua cor ao seu barulho. Este artigo serve para isso mesmo, dar a conhecer e apreciar aqueles que são alguns dos carros com melhores som de escape de sempre.

O som que o carro transmite pelo escape é arrepiante, característico e, por vezes, único. Só quem realmente gosta de carros, sabe qual é a sensação de ouvir e identificar o carro só pelo seu “rugido”.

Estes sons característicos podem ser de uma natureza mais aguda e regular, como um Fórmula 1, ou então podem ser mais graves e até irregulares, como se fossem as choppers (motas).

Como sabe, há centenas de carros ao longo da história, e muitos deles têm sons que merecem estar neste top. Porém, nem todos têm lugar numa compilação tão curta de 13 automóveis.

Tentamos criar uma lista diversificada e que englobe várias gerações de carros. Conheça então o nosso top.

13 Carros com melhores som de escape

1. Ferrari F40

Começamos por lhe apresentar o Ferrari F40. O lendário carro da Ferrari é considerado, por muitos, como o melhor de sempre da marca. Produzido entre 1987 e 1992, o F40 está equipado com um V8 de 2,9L Bi-Turbo com 471 cv de potência, que o fizeram atingir velocidades na ordem dos 324 km/h.

Para além da beleza, a potência do F40 é acompanhada por um belo som de escape. O carro tem um “roncar” muito característico e agradável de ouvir. Em desaceleração, o carro parece mesmo que tem som seco e “rasgado”.

2. Porsche Carrera GT 

O Porsche Carrera GT foi lançado em 2004 e comercializado até 2007. O carro de 2 lugares da fabricante alemã é equipado com um motor V10, que gera 612 cv de potência.

No momento de produzir esta máquina, a Porsche definiu que o Carrera GT não ia ser equipado de fábrica com rádio. Se o comprador o desejasse teria de pedir para a marca o instalar. Sabe qual a razão? Nós dizemos. Para a marca o melhor som que se pode ouvir é o do próprio carro.

Concorda com esta decisão da marca? Já alguma vez teve oportunidade de ouvir esta beleza a trabalhar? Como pode ouvir, o carro não é o mais barulhento de todos.

Em contrapartida, ele parece cantar e quando se exige mais dele, é como se aumentassem o volume e o som deixasse de estar abafado, libertando os agudos associados à sua potência e velocidade. 

Quando a própria marca afirma que o melhor som é o do carro, não concorda que o Carrera GT garante, automaticamente, um lugar na lista dos carros com melhores som de escape?

3. Lamborghini Aventador

Como é que podemos descrever o Aventador (LP700-4)? Na nossa opinião, um verdadeiro touro! Claro que estamos a falar de uma forma positiva, pois é um carro que tem tanto para dar.

Para além de ser um dos carros com melhor som de escape, é também um super desportivo elegante e “atraente”.

Parado ou a grandes velocidades, o som deste menino é assustador. O Aventador foi criado para marcar presença, como tal, ele não se inibe de o fazer através do som. Para além do elevado som, que neste vídeo atingiu os 126.8 dB, somos ainda presenteados com chamas na sua traseira.

O touro italiano veio substituir o tão conhecido Lamborghini Murciélago. Relativamente ao seu desempenho, o Aventador atinge os 370 km/h. Para isso, conta com a ajuda de um V12 de 6.5 L que gera 700 cv de potência. 

4. Lexus LFA

Provavelmente já sabe que a Lexus é a marca premium da Toyota. A fabricante japonesa é conhecida por construir carros desportivos e de qualidade. O que se calhar ainda não sabe, é o incrível som de escape emitido pelo Lexus LFA.

O Lexus LFA só teve em produção durante 2 anos (2010-2012) e neste período só foram concebidas 500 unidades deste desportivo. Quase ninguém fala neste carro, mas ele tem muito para dizer. O LFA para além de exclusivo é potente, pois conta com um motor V10 de 4.8L que geram 533 cv de potência bruta.

Mas como é que será o som do “monstro” japonês? Quando se liga o carro, o som de escape é grave, consistente e relaxante. Atrevemo-nos a dizer que é terapêutico.

Porém, no momento em que o acelerador é carregado, a terapia é esquecia e o relaxamento desaparece com um dos sons mais surpreendentes. É como se houvesse um monstro aprisionado que se quer libertar, e para isso “grita” de forma a que todos o ouçam. Na nossa opinião, excelente.

5. McLaren F1

O McLaren F1 é uma surpresa desde o momento em que se dá à chave até às grandes velocidades. O momento em que se dá à chave é mais “elétrico”, sucedido por um trabalhar grave, regular e um pouco abafado.

Este é logo esquecido, a partir do momento em que se carrega no acelerador. Nas velocidades mais altas, o carro explode toda a sua potência através de um som mais agudo, em alguns momentos, semelhante às motas de pista.

Como pode ver, o McLaren F1 é uma referência nos superdesportivos, tendo sido produzidos apenas 106 exemplares. Encontra-se equipado com um motor V12 de 6.1 L capaz de gerar 627 cv de potência e atingir os 390 km/h. Qual é o seu propósito? Ser um dos carros mais rápidos do mundo.

6. Enzo

O seu nome surge de uma homenagem realizada ao fundador da marca, a Ferrari. O Enzo foi comercializado entre 2002 e 2004, e só foram produzidas 400 unidades.

Para quem não sabe, este modelo foi desenvolvido com as tecnologias usadas na fórmula 1, como por exemplo, a carroçaria feita em fibra de carbono, sistema de aerodinâmica e outras características.

O Enzo é equipado com um poderosíssimo V12 de 6 velocidades, que produz 660 cv de potência e que o fazem atingir os 350 km/h. Quanto ao barulho do escape, para nós, é incrível. Quando o carro acelera, o nosso coração até fica a bater mais rápido.

7. Audi Quattro (Group B – rally)

O Audi Quattro, que foi desenvolvido para as corridas da FIA na categoria B, é um dos mais potentes de sempre. Com a potência, vem também um excelente e elevado som de escape.

Este foi um carro inovador na sua época, uma vez que contava com tração integral (4×4), daí o seu nome. Era também, como referido anteriormente, um dos mais potentes de sempre até então.

O acarro da Audi (dos anos 80) contava com um motor de 2L e 5 cilindros em linha, que eram capazes de gerar 547 cv de potência. Como deve imaginar, 547 cavalos devem ser bastante ruidosos, certo?

8. Mercedes-Benz SLS AMG Black Series

O Mercedes SLS AMG veio substituir dois carros, sendo o primeiro o SLR McLaren e o segundo, o 300SL Gullwing, mas segundo a Mercedes esta é uma substituição mais espiritual do que prática.

O que podemos esperar do som de escape de um carro que atinge os 315 km/h e que tem um V8 de 6.2 L que gera 631 cv de potência? Nós dizemos-lhe. Espere um som grave e com “roncos” fortes nas pequenas acelerações.

Em velocidades maiores e onde as acelerações são constantes, continua a encontrar um som grave, mas regular.

9. Qualquer Fórmula 1 – 3L V10

Certamente, quem aprecia o som dos automóveis vai concordar connosco. O som dos fórmula 1 é incrível, super característico e ensurdecedor. Qualquer pessoa consegue reconhecer o som de um F1, até mesmo aqueles que não são fanáticos por corridas de carro.

Neste caso, referimo-nos a basicamente todos os carros F1 com um motor V10 de 3L. Só o “roncar” do carro a trabalhar, sem qualquer aceleração, é elevado e grave.

No entanto, quando a velocidade aumenta, passamos para um registo mais alto e agudo, onde ouvimos as mudanças a entrar e parece que estamos a ouvir alguns “disparos” ou até mesmo “fogo de artifício”. 

10. 2016 Ford Mustang GT350R

O Mustang é um clássico da Ford. Há quem prefira os Mustangs clássicos, há quem prefira os mais recentes porque combinam tecnologia e potência. O som de escape do Mustang que temos para si está equipado com um potente motor V8 de 5.2L que produz 533 cv de potência.

O som emitido pelo escape do Mustang é uma verdadeira “sinfonia”. Para os amantes de automóveis, e principalmente de mustangs, ouvir este carro trabalhar é reconfortante

11. Pagani Zonda Revolucion

O Zonda Revolucion  é o superdesportivo fabricado pela italiana Pagani. Para quem não se encontra dentro do mundo automobilístico, talvez, o Pagani Zonda seja desconhecido. Para os seguidores mais atentos, certamente, o Pagani Zonda Revolucion é familiar. 

Dentro do capot do Revolucion irá encontrar um motor Mercedes-Benz AMG M120, V12 de 6L e 750 cv de potência, que o fazem ir dos 0-100 km/h, em apenas, 2,6 segundos. Neste Zonda, também se encontram as quatro saídas de escape características da marca. Este é um carro exclusivo, tal como o seu preço, estamos a falar de 2,2 milhões de euros antes de impostos.

Voltando ao tema deste artigo, o Zonda Revolucion é uma “fera” enjaulada, que quando se liberta todos ficam a saber disso. O som que o carro emite é muito semelhante aos F1, dando um especial prazer nos momentos de redução de velocidades, onde somos premiados com uma espécie de “sinfonia”. 

12. Ferrari LaFerrari

Como é que podemos descrever o LaFerrari? Um magnífico “cavalo” de corrida italiano híbrido. Sim, dizemos híbrido porque o cavalo italiano encontra-se equipado com um motor de 6.3L com 12 cilindros dispostos em V, mais um motor elétrico de 163 cv. No total, a pérola da fabricante italiana carrega 963 cv de potência.

O som do escape é um dos melhores que já ouvimos. A trabalhar ao ralenti ou a acelerar, uma coisa é certa, todos vão saber que o cavalo italiano está por perto. A agressividade do som desperta sensações prazerosas a todos que o rodeiam.

 13. Muscle Cars Americanos

Para terminar a lista dos carros com melhores som de escape escolhemos os American Muscle Cars. Quase todos eles têm um trabalhar característico e agradável. Faze-nos lembrar os tempos mais antigos, onde a tecnologia não estava tão presente nos carros. No fundo, são como uma “ponte” entre o passado e o presente.

O Corvette é um dos clássicos e icónicos modelos da Chevrolet, e é um verdadeiro exemplo de um “american muscle car”. Há vários motores, com diferentes capacidades, que equipam este modelo. Todos eles são V8 e vão desde os 5.0L até aos 7.4L.

Tal como foi explicado previamente, o Corvette é um exemplo de um carro tipicamente americano. Como tal, o som de escape também o é. Estamos a falar de um trabalhar barulhento, grave e irregular, mesmo em momentos de aceleração. Verdadeiramente fascinante.

Veja também