Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
David Afonso
David Afonso
24 Fev, 2020 - 12:34

Carros a GPL: conheça a oferta em Portugal

David Afonso

Os carros a GPL podem ser uma excelente opção. Com combustível a metade do preço e menores emissões poluentes, vale a pena considerar a oferta.

Audi A3 g-tron

Os carros a GPL, apesar de ainda serem pouco considerados e de não estarem sempre nos nossos horizontes na hora de comprar carro novo, podem constituir excelentes alternativas aos diesel, gasolina e até mesmo elétricos ou híbridos, sobretudo se tivermos em conta o custo mais barato do GPL e os benefícios ambientais.

Atualmente, o GPL custa cerca de metade do preço da gasolina e as emissões poluentes são consideravelmente mais reduzidas, por isso, vale a pena ter em consideração estes veículos se está à procura de um carro novo.

carros a GPL em Portugal: a oferta disponível no mercado

1. Renault CLIO TCe 90 Bi-Fuel

Novo Renault Clio

Começamos esta lista com um dos carros mais vendidos em Portugal em 2019: o Renault Clio.

A solução GPL deste modelo Clio, TCe 90 Bi-Fuel LIMITED, está equipada com caixa manual de cinco velocidades e um motor 0.9 litros turbo.

Exteriormente não apresenta qualquer diferença visível face à versão normal (Gasolina ou Gasóleo) e o seu interior também mantém a mesma linha. A única diferença prende-se exatamente nos comandos de permuta de combustível e do estado do depósito de GPL.

Relativamente a custos de manutenção ou de combustível (6,9 L/100km), é sem dúvida uma opção a ponderar se deseja apostar no segmento dos carros a GPL.

Em Portugal o Renault Clio está disponível no mercado com valores a partir de 14.490€.

2. Dacia Sandero Bi-Fuel

O Dacia Sandero Bi-Fuel já é o modelo vendido na gama Sandero. Todos os seus extras vieram dar à marca Dacia, subsidiária da Renault, um boost no segmento familiar.

Confortável e com bastante espaço de bagageira, é dos carros a GPL aquele que apresenta uma conjugação perfeita entre carro familiar e preço de compra.

Este é o carro a GPL mais barato do mercado (novo), com o preço-base de 12.040€. Os seus consumos ficam em média: 7,5L/100km.

3. Dacia Logan MCV TCe 90 Bi-Fuel

Dacia Logan MCV

Esta nova onda de modelos Dacia a GPL veio mesmo para ficar.

O Logan MCV TCe 90 Bi-Fuel foi idealizado para quem gosta de fazer das estradas o seu habitat. Com um bom espaço para a condução, oferece ao seu proprietário excelentes condições para boas aventuras ar livre e viagens mais longas.

Com combustíveis médios 8,7 litros/100km, é uma opção que pode encontrar no mercado a partir de 12.940€.

4. Dacia Dokker SCe 110 Bi-Fuel

Dacia Dokker

O Dacia Dokker é uma excelente alternativa para quem faz do transporte de mercadorias o seu dia-a-dia.

Com espaço e autonomia, equilibra na perfeição o uso profissional com o seu preço de venda.

Para levar o Dacia Dokker para a sua empresa, conte com um valor base de 15.960€

5. Dacia Lodgy SCe Bi-Fuel

Dacia Lodgy

Sendo a Dacia, uma das principais impulsionadoras do segmento GPL na Europa, a marca apresenta várias alternativas nas suas diferentes gamas.

Com consumos de GLP de 7 litros/100km, é outra das boas opções para quem quem pretende uma carrinha familiar com todo o conforto e fiabilidade de combustível.

Este modelo está à venda entre os 17.000€ e 19.000€, consoante o modelo que desejar.

6. Dacia Duster SCe 115

Dacia Duster

Este seguimento de modelos Dacia nesta lista de carros a GPL não poderia ficar completo senão referíssemos o todo-o-terreno preferido da Dacia, o Duster.

Com consumos de GLP perto dos 8 litros/100km, o Duster a GPL é uma nova oportunidade de viver as aventuras do todo-o-terreno de uma outra forma.

Força, arranque ou resistência são os ingredientes que pode encontrar neste modelo.

Fiável e de excelente condução, é outros dos carros a GPL que poderá encontrar no nosso mercado automóvel. Conte com valores a partir dos 20.000€ para o adquirir.

7. Renault Captur

Novo Renault Captur

Um dos SUV mais vendidos da Europa e o mais vendido em Portugal volta totalmente renovado, e com uma gama bastante variada, incluindo o GPL.

Os preços e os consumos da versão GPL ainda não foram revelados, sabendo apenas que contará com o motor tricilindrico 1.0 de 100cv e 160Nm de binário.

Chegará a Portugal em meados de 2020, mas já pode ser encomendado.

8. Audi A3 Sportsback g-tron

Audi A3

A construtora alemã Audi não poderia ficar atrás nesta nova “guerra” de combustíveis alternativos, e apesar de não utilizar o convencional GPL, utiliza motores a GNC.

O Audi A3 Sportback g-tron é o primeiro modelo de série da Audi com sistema de propulsão híbrido que incorpora a inovadora tecnologia TFSI com modificação para funcionar a gás natural.

Os preços começam a partir dos 31.980€.

9. SEAT Arona 1.0 TGi

Seat Arona

O Arona TGI é o o primeiro SUV da SEAT equipado com um sistema de propulsão a gás natural comprimido.

Contrariamente ao que a maioria dos condutores pensa (e como acontece, por exemplo, com carros a GPL), o Arona 1.0 TGI arranca e roda sempre a gás natural, mesmo tendo um pequeno depósito de gasolina, de não mais que 9 litros. Só recorre a este depósito depois do gás natural se gastar.

Com consumos médios, na ordem dos 5 kg de gás natural por cada 100 km, permitem custos de utilização a rondar os 6 €/100 km.

Para além de ser um veículo pensado como uma solução alternativa, é um SUV capaz de rivalizar com qualquer um do seu segmento, oferecendo ao condutor total conforto e segurança na condução.

O seu preço de mercado começa nos 19.000€.

10. SEAT Ibiza 1.0 TGi

Seat Ibiza

O Ibiza 1.0 TGi apresenta um autonomia de 360 km com utilização do gás natural e 150 km com o motor a funcionar a gasolina.

Vem equipado com os mais recentes gadgets automóveis: Front Assist, Cruise Control, reconhecimento de cansaço, conectividade Full Link, Sistema Keyless, já para não falar de um sistema de navegação com conectividade com o sistema Alexa da Amazon e a app Shazam.

Os preços começam nos 17.000€.

11. SEAT Leon 1.5 TGi EVO

Seat Leon

O Leon 1.5 TGi EVO, tal como nos modelos anteriores, só apenas recorre à gasolina como combustível alternativo quando os depósitos de gás natural se esgotarem.

Este modelo apresenta uma performance em estrada digna de corrida, conta com 130 CV de potência às 5.000 rpm e 200 Nm de binário entre as 1.400 rpm e as 4.000 rpm.

Para além disso, pode dispor de uma caixa manual de seis velocidades ou automática de dupla embraiagem com sete velocidades.

Sem dúvida, um convite para os amantes da velocidade!

O seu preço começa nos 25.500€.

Veja também