Famosa pelo seu sabor amargo, a carqueja continua a fazer parte da rotina de quem quer deitar fora os quilos que estão a mais na balança. A razão está nas suas propriedades diuréticas e na sua ação benéfica sobre o sistema gastrointestinal. Para somar ainda mais vantagens à sua lista, a planta age como um tónico estomacal que controla o apetite. Quer emagrecer? Beba chá de carqueja.
Para além das suas capacidades emagrecedoras, detox e diuréticas, o chá feito com a planta ajuda a manter longe os agentes causadores das gripes, aliviando ainda os estados febris de quem já está doente. A infusão pode auxiliar no controlo de anemias e também é indicada nos casos em que é preciso controlar o funcionamento do intestino, como nos estados de diarreia ou prisão de ventre.
Benefícios da carqueja
Para além de ajudar no tratamento de distúrbios gástricos, intestinais, biliares, hepáticos e febris, a carqueja tem o poder de purificar o sangue e isto traz inúmeros benefícios à saúde. A razão para esta planta ter tanta influência no organismo está na presença de compostos fenólicos na sua composição, para além de flavonas, flavóides e saponinas. Tome nota das vantagens de beber o chá de carqueja:
- Reduz o colesterol;
- Ajuda a combater a gastrite e alivia problemas gastrointestinais;
- Ajuda a eliminar vermes presentes nos intestinos;
- Controla os níveis de açúcar no sangue e previve a diabetes;
- Tem ação de combate às infeções da garganta, como amigdalites e faringites;
- Combate as crises de asma e a bronquite asmática;
- Favorece a circulação;
- Previne o reumatismo;
- Ajuda a emagrecer.
Como emagrecer com o chá de carqueja?
A carqueja tem ação diurética e, por isso, ajuda no processo de perda de peso e na redução das medidas. Para garantir os melhores resultados, o chá da planta não deve ser adoçado e, sempre que possível, deve ser ingerido antes das refeições. Desta forma, a infusão age para reduzir o apetite e complementar uma dieta equilibrada.
Como fazer o chá de carqueja
Ingredientes:
- 2 colheres (de sopa) de folhas de carqueja em pedaços;
- 500 ml de água.
Modo de preparação:
Ferva meio litro de água e adicione de imediato as folhas de carqueja. Cubra a infusão e deixe arrefecer por 10 minutos, podendo coar e beber em seguida. A infusão pode ser ingerida até três vezes por dia e deve ser adoçada, se necessário, com mel. A toma do chá de carqueja em excesso pode provocar uma indigestão.
Contraindicações
Menores de 12 anos, grávidas e mulheres que estão a amamentar não devem beber chá de carqueja, pois a bebida pode provocar uma queda brusca na pressão arterial. Quem toma medicação para diabetes e hipertensão também deve evitar a infusão.
Onde comprar
É possível comprar as folhas secas de carqueja em ervanárias e supermercados. O preço ronda, em média, os 2,50 euros.
Veja também:
- Chá de lúcia-lima: para a dor de cabeça ou insónias
- Chá de camomila: 6 receitas para 6 benefícios
- Chá para o fígado: os 5 melhores
- Os melhores chás para a dor de garganta
- 8 benefícios do chá vermelho para o metabolismo