Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Inês Pereira
Inês Pereira
22 Mai, 2018 - 15:21

Chá de manjericão: descubra 5 benefícios e aprenda a fazer

Inês Pereira

Geralmente é usada como tempero, mas esta planta oferece muitas outras possibilidades. Descubra os motivos pelos quais deve beber chá de manjericão.

Chá de manjericão: descubra 5 benefícios e aprenda a fazer

Não há prato com molho de tomate que não fique mais saboroso com umas folhas de manjericão. A verdade é que esta planta, adorada pelos gregos, embeleza qualquer receita. O que pode não saber é que as suas potencialidades vão muito além da culinária. Já pensou, por exemplo, em fazer chá de manjericão?

Se está sempre à procura de novas formas de melhorar a sua saúde através de métodos naturais, então, este chá é ideal para si. Fique a conhecer o chá de manjericão e todos os seus benefícios (e não se esqueça de tomar nota da receita).

Tudo aquilo que precisa de saber sobre o manjericão

manjericao

Fonte: Unsplash/new_memel_photography

O manjericão é uma planta da família das mentas, muito conhecida pelo seu aroma intenso e o seu sabor característico. Curiosamente, e apesar de ser muito utilizado na cozinha mediterrânica, é originário do Médio Oriente. O manjericão tem na Índia e na Grécia os seus maiores fãs: os indianos consideram-no sagrado; os gregos julgam-no uma planta com poderes de reconciliação.

Atualmente, o manjericão é plantado um pouco por todo o mundo, sendo uma planta aromática muito apreciada. É uma boa fonte de betacaroteno, a vitamina A presente essencialmente nos vegetais e frutos amarelos, de cálcio, de zinco, de magnésio e de vitamina C. Não lhe faltam também os antioxidantes, o potássio, nem alguns óleos essenciais.

5 benefícios do chá de manjericão para a saúde

Se calhar nunca lhe ocorreu, mas pode mesmo fazer chá de manjericão e retirar desta bebida vários benefícios para a sua saúde. E a melhor parte é que não existem contraindicações, pelo que este chá é adequado a todas as pessoas.

beber cha de manjericao

Melhora a saúde respiratória

O poder antibacteriano, anti-inflamatório e depurativo do chá de manjericão fazem deste um ótimo ajudante no que se refere à limpeza das vias respiratórias. Tem também um efeito expectorante, contribuindo para o alívio de problemas como a asma e a bronquite.

Trata e previne a acne

Os óleos essenciais do manjericão e o seu poder antibacteriano atuam contra a acne. Isto significa que beber chá de manjericão terá um efeito positivo na sua pele e no combate às bactérias que provocam o aparecimento das tão indesejadas borbulhas.

Melhora a digestão

O manjericão é uma planta digestiva que tem a capacidade de regular o excesso de acidez no estômago e de equilibrar a flora bacteriana do intestino. Beber este chá pode ajudar a controlar a sensação de inchaço, as dores de estômago e o excesso de gases.

Alivia dores de cabeça

Os poderes sedativos e anti-inflamatórios do chá de manjericão ajudam a melhorar a oxigenação das células e a circulação sanguínea na região afetada. Deste modo, pode recorrer a esta solução para aliviar aquelas dores de cabeça que irritam qualquer um.

Previne problemas bucais

Pode parecer estranho, mas o chá de manjericão pode ser um bom aliado contra problemas bucais, como aftas, gengivite e, até mesmo, mau hálito. Esta bebida contém compostos que atuam contra micróbios e bactérias, limpando a cavidade bucal e criando uma barreira protetora contra estes organismos.

Como preparar chá de manjericão

cha de manjericao

Ingredientes:

  • Cerca de 10 folhas de manjericão;
  • 1 litro de água.

Modo de preparação:

  1. Ligue o fogão e deixe a água ao lume até ferver;
  2. Depois, apague o lume e coloque as folhas de manjericão, já lavadas, dentro de água;
  3. Ao fim de cerca de 10 minutos estará pronto a beber, pelo que só precisa de coar e sentar-se confortavelmente com a sua caneca preferida.

Veja também: