Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Teresa Campos
Teresa Campos
14 Nov, 2018 - 14:23

Co-living: a nova tendência de habitação que está a conquistar o país

Teresa Campos

Descubra em que consiste o co-living e pondere se esta pode ser uma boa opção de habitação para si. Explicamos-lhe tudo o que precisa saber.

Co-living: a nova tendência de habitação que está a conquistar o país

O co-living é uma moda recente, mas que já cativou o nosso país e, prova disso, é já existirem alguns empreendimentos destinados a este novo modelo de habitação. Se não está devidamente informado sobre esta tendência, explicamos-lhe detalhadamente em que consiste o co-living, quem pode beneficiar dele e, ainda, dicas para uma experiência de co-habitação o mais bem sucedida possível.

Tudo sobre o co-living e o que carateriza esta nova tendência

Co-living: o que é, a quem se destina e por que surgiu

O co-living surge como uma solução para a crise imobiliária e para a falta de oferta de espaços nas cidades. Esta pode ser uma boa opção para empreendedores, “nómadas” e trabalhadores deslocados. Pretende fomentar o espírito de comunidade e o desenvolvimento de relações interpessoais. No fundo, viver em grupo.

co-living

Os novos empreendimentos que seguem este movimento, como o The Collective, em Londres, o WeLive, em Nova Iorque ou o Roam Coliving, em Bali, são projetados para jovens e trabalhadores independentes, pois estes procuram flexibilidade e mobilidade, espaços cómodos e práticos, onde se possam trocar experiências, aperfeiçoar competências e encontrar oportunidades profissionais.

Por isso, muitas vezes, o co-living é também um espaço de coworking, onde se estimula a criatividade e a inter-colaboração. Apesar de ainda existirem dúvidas sobre a sua sustentabilidade, este movimento tem ganho adeptos por todo o mundo. Em Portugal, há ainda poucos projetos, mas são vários os que se encontram em estudo.

NomadX

  • Outsite
  • Workup (coworking + co-living)
  • Stokeworks
  • Cowork Surf (coworking + co-living)
  • Novovento
  • Talvez o termo co-living lhe tenha parecido estranho, numa primeira leitura. Porém, agora, não há dúvidas de que o co-living não é mais do que um modelo habitação, onde o espaço de uma casa é dividido entre um determinado número de pessoas que, num primeiro momento, não têm relação entre si.

    Se se identifica com este modelo e está a precisar de arriscar e viver novas experiências na sua vida, quem sabe esta tendência cada vez mais atual não pode ser um bom princípio.

    Veja também: