Sofia Martins
Sofia Martins Revisto por: Luana Freire
20 Out, 2021 - 08:26

10 coisas que está a limpar demasiado

Sofia Martins Revisto por: Luana Freire

No que toca a limpezas, se há coisas que deve limpar frequentemente, há outras que não. Veja neste artigo 10 coisas que está a limpar demasiado.

a louça pode ser uma das coisas que está a lavar demasiado

Quando trata de limpar a casa, há coisas que deve limpar todas as semanas e coisas que está a limpar demasiado. Neste artigo, falamos-lhe do que está a limpar vezes a mais, sem necessidade.

É certo que quer ter a sua casa e as suas roupas o mais limpas e bem tratadas possível, mas precisa também de ter tempo para si. Portanto, fazer limpeza e manter a casa organizada, sim, mas de forma sensata para que não perca o seu tempo apenas a cuidar da casa – e para poupar, também, nos recursos.

Coisas que está a limpar demasiado: 10 formas de aliviar a rotina de limpezas

coisas que está a limpar demasidao
1.

Roupa que usou apenas uma vez

Esta é, provavelmente a rainha das coisas que está a limpar demasiado.

Se é verdade que as roupas que estão transpiradas, como é o caso da roupa do ginásio, as camisas e camisolas, meias e, naturalmente, a roupa interior, há outras que não precisam de ser lavadas sempre que as usa.

Lavar demasiado a roupa acaba por desgastar os tecidos e deixar as cores com um aspeto desbotado.

No caso da roupa nova, a situação muda. Antes de vestir, deve lavar a roupa acabada de comprar, por várias razões.

Lembre-se que a roupa, antes de chegar até si, fez um longo caminho. Além disso, roupas de cores mais fortes ou escuras podem manchar o sofá, o assento do carro ou até outras peças de roupa, sendo este ainda um fator de risco alérgico de contacto.

2.

Louça

Antes de colocar a louça na máquina passa-a por água? Esqueça. Passar a louça por água antes de a colocar na máquina de lavar é um completo desperdício de tempo, de água e de energia.

Basta que limpe bem todos os restos de comida com um guardanapo ou folha de papel da cozinha. Deixe o detergente e a máquina fazerem o resto. Afinal, os detergentes para a louça são pensados para isso mesmo: para garantir a máxima limpeza, com uma maior poupança.

3.

Candeeiros

Sente que deve limpar os candeeiros todas as semanas? Não faça isso. Os candeeiros são, definitivamente, uma das coisas que está a limpar demasiado. Uma vez por mês é mais do que suficiente para fazer esta limpeza.

4.

Casacos

Os casacos, apesar de serem usados com muita frequência, apenas precisam de ser lavados de três em três meses. A não ser que tenha uma excelente razão para lavar um casaco, crie um intervalo prolongado para fazer a limpeza destas peças.

Se o cheiro do casaco incomodar – como quando vamos a um restaurante, por exemplo -, há uma mistura simples e caseira que elimina os odores menos agradáveis.

Como tirar cheiro da roupa sem lavar: num frasco com borrifador, misture 400ml de água, 50ml de vinagre de vinho branco e mais 50ml de álcool. Borrife toda a roupa com a solução e deixe secar naturalmente. Está pronta para guardar no armário ou para voltar a usar.

5.

Cortinas

Claro que quer a sua casa sempre bem limpa e nada como chegar ao conforto do lar e sentir o agradável cheirinho de cortinas acabadas de lavar. Saiba, no entanto, que basta lavar as cortinas uma vez por ano, exceto, claro, situações de qualquer acidente e nódoas que surjam de repente.

6.

Cobertores, mantas e edredons

A não ser que esteja, literalmente, a viver sobre a sua cama, não há necessidade de lavar a roupa de cama mais pesada com muita regularidade.

Lave semanalmente apenas a roupa de cama mais leve, que está em contacto direto com a pele.

Ou, analise os seus hábitos e pondere a real necessidade de limpeza. Se toma banho à noite, antes de ir para a cama, basta lavar os lençóis a cada duas semanas.

7.

Sofás e tapetes

Para fazer uma manutenção periódica e mais regular de tapetes e sofás, deve aspirar semanalmente e apenas limpar uma vez por mês com um pano humedecido em água e detergentes próprios. Também há soluções caseiras para limpar sofás e tapetes que pode aproveitar para a sua rotina doméstica.

A limpeza profunda deste tipo de artigo deve ser feita uma vez por ano, por profissionais.

8.

Brinquedos do banho

Apenas as crianças precisam de um bom banho diário, os seus brinquedos não necessitam de uma higienização total de forma tão regular.

Depois de usados no banho dos mais novos, basta enxaguá-los com água limpa e deixar secar de forma que permita escorrer todo o líquido. Um olhar mais cauteloso sobre a limpeza deste tipo de objetos pode ser feito uma vez no mês.

9.

Despensa

Basta limpar esta zona da cozinha duas vezes no ano.

O frigorífico pede uma limpeza cuidada todas as semanas, uma vez que guarda alimentos cozinhados ou crus que deixam bactérias. A despensa, por sua vez, não exige grande manutenção de limpeza – desde que consiga manter a ordem regularmente.

Esvazie as prateleiras, deite fora o que está fora do prazo de validade e limpe com um pano com álcool.

10.

Almofadas

Tal como dissemos acima, a roupa de cama mais leve deve ser limpa com maior regularidade, por estar em contacto direto com o nosso corpo. As almofadas, para não ficarem desgastadas num curto espaço de tempo, só necessitam de ser limpas a cada três ou seis meses.

Veja também