Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Helena Peixoto
Helena Peixoto
20 Nov, 2020 - 09:33

Como lavar veludo: todos os segredos desvendados

Helena Peixoto

Seja em cortinados, têxteis de cama ou mesmo peças de roupa, é muito importante saber como lavar veludo para não danificar o material. Saiba tudo.

como lavar veludo

É um dos materiais mais luxuosos e requintados que podemos ter lá por casa e pode ser aplicado tanto em têxteis de casa como em peças de roupa. Independentemente disso, e para evitar deslizes e percalços, é importante saber como lavar veludo sem o danificar e mantendo intactas as suas propriedades.

Originalmente composto por fibras de seda, este tecido era exclusivo da realeza ou da população com muitas posses. Atualmente, dado o valor elevado das fibras de seda, a maior parte das peças de veludo é feita à base de fibras de nylon, acetato ou rayon, o que ajuda a criar um tecido grosso e macio, tal como se pretende para o mesmo. 

Proporcional às suas características únicas está também a necessidade de grandes cuidados na lavagem e limpeza. Mas não se preocupe, depois de consultar este nosso guia, as dúvidas vão acabar e vai saber como lavar veludo! 

Dicas de ouro na hora de saber como lavar veludo 

lavar roupa

Lavagem a seco 

Sempre que verificar que uma peça ficou manchada ou já está a precisar de uma boa limpeza pelo uso, o ideal dos ideais será optar por uma lavagem a seco realizada por profissionais credenciados.

Este tipo de solução é aquela que protege ao máximo não só o acabamento do tecido de veludo, mas também a própria estrutura interior da peça, sem que fique deformada ou danificada.

Vapor

Em alternativa, também é possível dar uma refrescadela às peças de veludo utilizando o vapor. Este método permite remover os odores acumulados na peças,  remover vincos que estejam mais teimosos e atenuar uma ou outra mancha.

Para isso, deve ter atenção que a vaporização deve ser aplicada sempre com a peça do avesso e pode ser vapor saído do ferro de engomar ou até do bico de uma chaleira depois de ferver a água. Em qualquer um dos casos, garanta que a peça não fica excessivamente molhada. 

Assim, o modo de aplicação do vapor é simples. Pendure a peça de veludo num cabide bem robusto (preferencialmente acolchoado) e deixe o vapor penetrar no tecido durante pelo menos quinze minutos. Deixe a peça secar à temperatura ambiente e guarde-a. 

Remover manchas sólidas

Assim que verifique que a sua peça de veludo está manchada e tem resíduos, uma dica muito útil que pode utilizar é a passagem de uma faca sem serrilha ou até mesmo a borda de um cartão multibanco para remover os vestígios mais soltos. Depois, limpe suavemente com um pano branco liso, sem esfregar e leve a peça a uma lavandaria para fazer a limpeza a seco. 

Como lavar veludo: perguntas e respostas

É possível lavar veludo na máquina de lavar? 

A resposta a esta questão não é tácita. Não podemos dizer que é totalmente proibido, mas também não podemos dizer que pode lavar todas as peças de veludo na máquina de lavar. Antes de o fazer, verifique sempre a etiqueta da peça em questão. Essa sim vai dar-lhe a resposta. 

Em caso afirmativo, escolha sempre um ciclo para roupas sensíveis e não misture o veludo com outro tipo de materiais. Para além disso, escolha também um detergente específico para roupas sensíveis. No caso de ter receio de colocar a peça de veludo na máquina, nada como seguir a limpeza a seco profissional; nunca falha! 

É possível lavar veludo à mão?

Sim, também é possível equacionar a possibilidade de lavar veludo à mão. Apesar de ser um processo mais demorado e de dar mais trabalho, acaba por ser uma opção menos arriscada do que a lavagem na máquina e é possível controlar melhor o processo. 

Uma vez mais, deve seguir rigorosamente as instruções das etiquetas das peças e utilizar detergentes próprios de lavagem à mão e para tecidos sensíveis. 

Como lavar veludo em 5 passos

No caso de se querer aventurar na lavagem de peças de veludo em casa, siga estes cinco passos: 

  1. Comece por aspirar com muito cuidado a superfície do veludo, utilizando uma escova própria que vem com o aspirador para aspirar tecidos. Certifique-se que remove todo o pó e sujidade mais superficial, mas sem nunca passar o aspirador com demasiada força e, se possível, escolha o nível de sucção mais baixo;
  2. Com a ajuda de um pano macio e húmido (não molhado), passe na zona das manchas, só e apenas. Não faça muita pressão no tecido, sob pena de danificar o tecido;
  3. Em casos de manchas mais teimosas, prepare umas gotas de detergente para a loiça misturadas de água morna e humedeça um pano limpo com esta solução;
  4. Passe esta solução de detergente na mancha e esfregue com muito cuidado até verificar que a mancha está a desaparecer;
  5. Seque o excesso de água com a ajuda de uma toalha e termine a escovar a peça com a ajuda de uma escova macia e seca. 
Veja também

Aviso Legal

O Ekonomista disponibiliza e atualiza informação, não presta serviços de aconselhamento fiscal, jurídico ou financeiro. O Ekonomista não é proprietário nem responsável pelos produtos e serviços de terceiros apresentados, por conseguinte não será responsável por quaisquer perdas ou danos que possam resultar de quaisquer imprecisões ou omissões. A informação está atualizada até à data apresentada na página e é prestada de forma geral e abstrata, tratando-se de textos meramente informativos, pelo que não constitui qualquer garantia nem dispensa a assistência profissional qualificada. Se pretender sugerir uma atualização, por favor, envie-nos a sua sugestão para: [email protected].