Covid-19
Especial Covid-19
Descomplicamos a informação sobre o novo Coronavírus
Júlia Rocha
Júlia Rocha
04 Out, 2018 - 00:00

7 cuidados a ter com os miúdos nos parques infantis

Júlia Rocha

O bom tempo convida a brincadeiras ao ar livre. Fique a par de cuidados a ter nos parques infantis, para garantir a segurança dos seus filhos.

7 cuidados a ter com os miúdos nos parques infantis

Verão e férias grandes são sinónimos de passeios em família, fins-de-tarde na rua a aproveitar os dias longos e brincadeiras em parques com os amigos. Para garantir a diversão em segurança, tome nota de alguns cuidados a ter nos parques infantis.

É importante e obrigatório estar bem atento ao que se vai passando enquanto os seus filhos brincam nos equipamentos de parques, sejam eles públicos ou privados. Já que estamos no verão, não se esqueça também dos cuidados a ter com a exposição solar, incluindo o protetor, o chapéu e água para ir bebendo.

7 cuidados a ter nos parques infantis

brincar parques

1. Alerte as crianças e estipule regras

Antes de ir para o parque, fale com os seus filhos e estipule algumas regras de segurança, assim como o limite temporal que considere oportuno. Fale com eles sobre os cuidados a ter nos parques infantis: não se pendurar de alturas demasiado elevadas, não subir os escorregas pela parte da frente, não passar à frente de um baloiço em uso, etc.

2. Garanta que os divertimentos são adequados à idade

Por exemplo, os baloiços para crianças menores de 3 anos devem ser os que têm apoio para as costas, ou proteção a toda a volta. Atenção à relação entre a altura e peso da criança e o equipamento de diversão que ela quer usar. Não ponha em risco a segurança dos seus filhos, nem das restantes crianças.

3. Garanta que as crianças estão confortáveis

Para este tipo de atividades, nada melhor que roupa confortável e adequada à temperatura. Cuidado com pulseiras, relógios, fitas de óculos, lenços ou chapéus muito grandes. Podem ficar presos nalgum dos equipamentos.

4. Cuidado com o chão/solo

Tenha atenção ao tipo de revestimento que sobre o chão do recinto. Alguns materiais são perigosos, por isso convém evitar aqueles parques feitos sobre rocha ou terra dura. Prefira os que têm o solo coberto de areia fina ou borracha, para garantirem alguma segurança em caso de queda.

5. Atenção ao estado dos equipamentos

Um dos mais importantes cuidados a ter nos parques infantis: prestar alguma atenção ao estado físico dos equipamentos. Antes de deixar o seu filho subir a um baloiço de metal, por exemplo, verifique em que estado estão as barras, os ganchos, os suportes etc Também é importante notar se os assentos ainda suportam o peso de uma pessoa.

6. Cuidado com os movimentos

É normal as crianças entusiasmarem-se e tentarem desafiar as leis da gravidade quando experimentam os diferentes baloiços e escorregas. Mais uma vez, fale com os seus filhos para que entendam os perigos e para que possam usar tudo em segurança. Cuidado com empurrões demasiado fortes nos baloiços, sobretudo quanto estes não têm apoios.

7. Cuidado com pessoas estranhas

É bom estar atento a quem frequenta o parque infantil. Tenha um cuidado especial caso veja algum adulto sozinha, que não está a acompanhar nenhuma criança, a observar os miúdos. Oriente as crianças a não aceitar doces ou qualquer tipo de alimento ou bebida de pessoas que não conheça, assim como brinquedos. Não permita que os seus filhos saiam do seu campo de visão.

Veja também: