Não precisa de complicar na hora de construir o seu currículo. Um currículo desorganizado e carregado de informação vai, com certeza, dissuadir o interesse dos recrutadores. Por isso, é sempre bom ter à mão um curriculum vitae simples para preencher, onde contemple de forma clara as suas habilitações académicas, competências e experiências profissionais.
Já com certeza ouviu aquela expressão de que, em muitas situações, “menos é mais” – e é verdade. Dito isso, elabore um currículo simples, destacando o essencial para cada candidatura.
Quer saber como? Nós damos uma ajuda.
Curriculum vitae simples para preencher: 4 opções
1. Modelos Office
Ora, aqui está uma ajuda bem prática e simples. Aceda a vários modelos de currículos e cartas de apresentação em Word. Basta transferir e editar. Aliás, há mesmo o modelo currículo simples.
Aqui pode, também, encontrar outros tipos de currículo – como o funcional (lista de referências) e o cronológico (dispor as suas informações por ordem cronológica).
2. Modelo Europeu
O modelo Europeu ou Europass é um dos modelos de currículo mais utilizados e conhecidos. Criado com o intuito de facilitar e uniformizar a apresentação da experiência profissional e das qualificações dos cidadãos europeus, principalmente quando concorrem a vagas de emprego na União Europeia, é hoje utilizado de forma generalizada.
O modelo de currículo europeu é muito usado em candidaturas em Portugal – por vezes, até como requisito do recrutador. Se tal não acontecer, se não for uma exigência, opte por personalizar e diferenciar o seu currículo.
3. Modelos Canva, simples e com design apelativo
Se procura algo simples em termos de conteúdo, mas já mais elaborado em termos de design, utilize, por exemplo, o Canva. Criar e personalizar o seu currículo é muito fácil e intuitivo com esta ferramenta.
O Canva permite-lhe organizar as suas competências num formato fácil de ler, criando um currículo para impressionar. Apresente a sua experiência de uma forma mais apelativa, selecionando layouts profissionais para currículos, que pode personalizar e deixar com o seu estilo. Tem ainda ao seu dispor fotos, ícones, tipos de letra e fundos que combinam com qualquer personalidade.
Explore, acredite que vale a pena!
4. Modelos alternativos
Não são propriamente modelos de currículo, mas são sugestões de formas para apresentar as suas competências e experiências. Dependendo do tipo de candidatura e trabalho que realiza, pode ainda optar por criar um portfólio dos seus trabalhos online – usando, por exemplo, o Behance.
Se preferir ou for mais adequado, crie um blog, um perfil no LinkedIn ou use o Instagram, para mostrar como desenha, fotografa, costura, escreve, produz um vídeo, etc.
Não complique, use um curriculum vitae simples para preencher ou uma alternativa igualmente funcional.
Veja também: